Quais as marcas de carros dão 5 anos de garantia… ou mais?
Marcas e modelos passaram a ir além dos três anos convencionais de cobertura e elevaram a garantia para 5 anos
Marcas e modelos passaram a ir além dos três anos convencionais de cobertura e elevaram a garantia para 5 anos
Por muito tempo o mercado e o consumidor se acostumaram com um padrão na cobertura de fábrica dos veículos. Invariavelmente as garantias dos carros iam de dois a três anos nas marcas generalistas.
VEJA TAMBÉM:
Isso mudou. Muitas fabricantes asiáticas, em especial sul-coreanas, iniciaram um movimento no começo do século. O Grupo Caoa foi um dos primeiros a aumentar a garantia para a Hyundai e, de quebra, para a japonesa Subaru, a qual representa ainda por aqui.
Logo depois, a Kia, pelo Grupo Gandini, começou a vender carros com garantias de 5 anos. Na década de 2010, a JAC Motors estendeu até mais a cobertura, para seis anos, Em 2017, a Caoa manteve a coerência ao assumir as operações da Chery e também estabeleceu cinco anos para os veículos da Caoa Chery.
De olho na concorrência, Toyota, Mitsubishi e Ford aumentaram a garantia de determinados modelos ao longo dos últimos anos. Mais recentemente, BYD e GWM chegaram também com carros com garantia de cinco anos.
Agora foi a vez de a Jeep passar a oferecer garantia de 5 anos, mas só para os carros produzidos em Goiana (PE): Renegade, Compass e Commander. E é bom sempre lembrar para ficar atento aos contratos sobre o que a cobertura de fábrica cobre de fato, além das letras miúdas sobre “defeitos por uso inadequado ou severo”.
Representada pelo Grupo Caoa, a Hyundai foi uma das primeiras marcas de automóveis a oferecer 5 anos de garantia no Brasil. Isso para toda a linha de importados e posteriormente para os veículos feitos em Anápolis (GO), como Tucson, ix35 e New Tucson.
Quando a Hyundai Motor Brasil se estabeleceu aqui no início dos anos 2010 não teve muita opção e seguiu a mesma diretriz. As linhas HB20 e Creta também são carros com 5 anos de garantia.
A marca chegou até a oferecer seis anos de cobertura momentaneamente. Antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, a Hyundai aproveitou o fato de ser patrocinadora da competição e fez uma ação que estendia em um ano a garantia da linha HB numa alusão ao possível hexa da seleção – que não veio.
O Grupo Caoa foi coerente quando comprou metade das operações da Chery no Brasil e fundou a Caoa Chery, em 2017. Todos os carros da nova marca sino-brasileira saem de fábrica com 5 anos de garantia.
Outra marca sul-coreana pioneira em vender carros com 5 anos de garantia. Plano que vale para todos os modelos importados pela Kia para o Brasil.
Na Europa, contudo, desde 2010 que a montadora passou a dar garantia de sete anos. Por aqui, em 2013, a fabricante aumentou a cobertura das baterias dos híbridos, como o Niro, para oito anos.
Em 2020, a Toyota começou a comercializar seus carros no Brasil com 5 anos de garantia – ante os três de praxe. O primeiro modelo a gozar de tamanha cobertura foi a nova e atual geração do Corolla.
Depois, a garantia de 5 anos foi perpetuada para os carros nacionais, como as linhas Yaris e Corolla Cross. E também para importados como Hilux, SW4 e RAV4.
A marca chinesa fez alarde quando foi lancada no Brasil, em 2013. Não só pela forte campanha de marketing ancorada por Faustão, como também pelo custo benefício de seus carros e pela garantia não de 3 ou 5, mas de seis anos para toda a linha.
O prazo de cobertura segue até hoje numa gama bem diferente daquela lançada na década passada. Vale para todos os elétricos da JAC: E-JS1, E-JS4 E E-J7.
Em 2016 a Ford foi outra adepta dos carros com 5 anos de garantia. Mas só para a picape Ranger importada da Argentina. Os automóveis de passeio, como Ka, Fiesta e EcoSport, mantiveram a cobertura padrão de três anos.
Também, de pouco adiantaria. Entre 2020 e 2021 a Ford encerrou a produção dos modelos compactos e suas respectivas fábricas. A Ranger, porém, mantém a garantia maior.
Uma das fabricantes mais recentes a oferecer carros com 5 anos de garantia é a Mitsubishi. Em 2023, a HPE Autos, representante da marca japonesa no Brasil, estendeu a cobertura para todos os veículos à venda por aqui.
Ou seja, tanto Eclipse Cross e a linha L200 feitas em Catalão (GO), como o Pajero Sport importado têm 5 anos de garantia. Um detalhe é que para pessoas físicas, a cobertura de fábrica não tem limite de quilometragem.
Também representada pelo Grupo Caoa, a Subaru seguiu a lógica da Hyundai. Os carros importados pela japonesa para cá, os SUVs Forester e XV, têm 5 anos de garantia.
A marca chinesa começou os trabalhos no Brasil em 2022 com carros elétricos de luxo e de quase meio milhão de reais e com 5 anos de garantia. A mesma cobertura é aplicada nos modelos Dolphin Mini, Dolphin, Song Plus e Yuan Plus.
Outra chinesa com carros com 5 anos de garantia. A GWM começou a vender seu SUV híbrido Haval H6 em 2023 com cobertura maior e sem linite de quilometragem. O conjunto elétrico, por sua vez, tem garantia de oito anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |