10 carros mais econômicos do Brasil com motor a combustão
A lista dos carros que menos gastam no Brasil é liderada por modelos híbridos, que usam auxílio de motores elétricos, esses aqui são apenas a combustão
A lista dos carros que menos gastam no Brasil é liderada por modelos híbridos, que usam auxílio de motores elétricos, esses aqui são apenas a combustão
Com a popularização dos carros híbridos no Brasil, as listas dos mais econômicos do país foram dominadas por esses eletrificados. Mas quais são os veículos a combustão mais eficientes em nosso mercado?
Se você é dos que prioriza o consumo baixo na hora de comprar um carro novo e não quer um híbrido, essa lista vai ajudar. Listamos a segui quais são os carros a combustão mais econômicos do Brasil de acordo com o teste padronizado do Inmetro.
VEJA TAMBÉM:
O carro mais barato do Brasil é também o mais econômico. O pequeno motor 1.0 de três cilindros dele produz 71 cv e 10 kgfm, que junto do baixo peso de 818 explicam essa eficiência.
Usamos como referência para esse ranking o consumo urbano, caso fosse o rodoviário teríamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 no topo da lista. O sedã compacto com motor 1.0 aspirado tem como trunfo o câmbio de seis marchas, que ajuda a dar agilidade na cidade e deixa as rotações baixas na rodovia.
Curiosamente, o Chevrolet Onix hatch gasta mais que o sedã dentro da metodologia do Inmetro. Mesmo assim a dupla foi bem graças a eficiência do motor de três cilindros da marca trabalhando em conjunto com a caixa de seis marchas. São os únicos com essa combinação no segmento.
A família de motores Firefly criada pela Fiat sempre primou pelo torque baixas rotações e por serem econômicos. Dentre os carros equipados com ele, o mais eficiente é o Fiat Cronos 1.0.
O Peugeot 208 é a alternativa no segmento de compactos para quem procura um carro urbano mas não abra mão de um visual bem trabalhado e do pacote de equipamentos recheados. Esse consumo baixo que vemos na tabela acima é a cereja do bolo para esse público.
O Renault Sandero ainda sobrevive em nosso mercado, com o Stepway 1.0. Ele utiliza uma versão mais forte do 1.0 de três cilindros do Kwid, que adota comando de válvulas variável e por isso entrega 82 cv e 10,2 kgfm.
A versão 1.0 TSI com câmbio manual do Volkswagen Polo garantiu o posto de carro turbo mais econômico do Brasil. O motor 170 TSI veio para suceder o 1.6 aspirado e conseguiu superá-lo em consumo e desempenho.
O antigo motor 1.0 Fire de quatro cilindros está perto de ser aposentado, mas ainda entrega bons números de consumo no Fiat Mobi. O peso leve desse subcompacto ajuda nessa eficiência.
O Hyundai HB20 é sempre considerado como uma opção equilibrada no segmento dos compactos. Suas versões 1.0 aspiradas estão entre os carros mais econômicos do Brasil, mas por pouco não ficou de fora.
O Volkswagen Polo conseguiu ser mais eficiente na versão turbo que na aspirada. As versões Track e MPI utilizam um 1.0 de 84 cv, que está entre os mais fortes do segmento, e utiliza relações de marchas mais longas para ajudar a gastar menos nas rodovias.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |