10 carros tão geniais que parecem ter sido feitos por crianças
No mês das crianças, confira 10 modelos que lembram automóveis criados no papel (ou nas paredes) pelos pequenos
No mês das crianças, confira 10 modelos que lembram automóveis criados no papel (ou nas paredes) pelos pequenos
Quase certo como ter bichos e monstros em desenhos de crianças, é ter um carro. Nos rabiscos da infância, “projetos de automóveis” nunca faltam e, no mês dedicado aos pequenos, vamos trazer alguns veículos reais que parecem ter saído das folhas de papel de meninas e meninos.
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São veículos com linhas que parecem simples, mas que são belas, complexas e ainda obedecem aos critérios de coeficiente aerodinâmico e da engenharia. Veja agora 10 carros que parecem feitos por crianças.
Olhe o primeiro Uno de perfil e veja se ele não parece um carro feito por criança. Tanto que as formas bem retilíneas e o capô inclinado lhe renderam o apelido de Botinha Ortopédica. Revolucionário para sua época, o hatch foi lançado aqui em 1984 – um ano depois de na Europa – com coeficiente aerodinâmico de incríveis Cx 0,35 e espaço interno muito superior ao que se tinha no segmento de compactos.
Na onda de utilitários esportivos compactos que invadiram o Brasil na segunda metade da década de 2010, a Jeep optou por fazer um carro que fugisse do lugar-comum dos crossovers urbanos de então. Com o Renegade, apostou em um estilo quadradinho que tem tudo a ver com a marca.
O jipinho parece um desenho básico de carro de criança, só que com formas arredondadas nas margens e o porte que passa a sensação de robustez. Logo tornou-se sucesso de vendas e foi o SUV mais vendido do Brasil por anos.
A Velha Senhora é um dos mais emblemáticos carros que parecem desenhados por crianças. O estilo pão de forma remete à visão dos pequenos sobre como seria uma van para viajar com a família. Com sua versatilidade, a Kombi foi além: virou símbolo de veículo de carga, da contracultura, de carro de feira e tornou-se um clássico.
Na esteira do sucesso do Niva e da abertura do mercado brasileiro às importações na década de 1990, a Lada trouxe um carro que seria um “clássico” desenhado por uma criança. O sedã Laika é todo quadradinho, com os três volumes bem definidos, colunas retas e linhas que parecem ter sido feitas com uma régua escolar.
O primeiro carro elétrico que a Great Wall Motors vai vender no Brasil em breve tem daqueles designs fofinhos. Claro que existem partes mais elaboradas e um jeito de New Beetle, mas as formas arredondadas, os para lamas destacados e os faróis redondos do Ora 03 lembram esboços infantis.
O hatch compacto global da Ford surgiu no Brasil em sua terceira geração, em 1995, e com desenho que parece ter sido feito por uma criança. Basta olhar o teto e a terceira coluna bem retos. Os faróis retangulares também contribuem para esta percepção. O carro durou pouco, já que o Fiesta 4 passou a ser produzido no Brasil em 1996.
Se a primeira geração do Uno já era um carro que se assemelhava a um desenho de criança, imagine o segundo. Projeto brasileiro, o compacto quadradinho da Fiat foi lançado em 2010 e de perfil se assemelha muito aos traços dos pequenos quando pensam num automóvel. É um caixotinho com partes arredondadas.
Outro carro revolucionário, mas com desenho que parece ter sido feito por crianças. O jeito meio bolha da Meriva, com formas bastante arredondadas, porém em um volume único, contribuem para a minivan ter um espaço absurdo na cabine. E ainda oferecer um sistema modular de bancos bastante funcional.
Na onda quadradinha de alguns compactos dos anos 2010, a Volkswagen criou o simpático up!. Porém, a marca alemã suavizou bastante o projeto, com formas arredondadas no teto, na tampa do porta-malas e no capô inclinado. De qualquer maneira, parece um dos carros desenhados por crianças.
Dizem que o modelo que inaugurou o segmento de SUVs genuinamente urbanos foi rabiscado em um guardanapo de papel de um restaurante. O primeiro EcoSport, porém, também poderia ter sido um carro desenhado por uma criança. Tem estilo de jipe quadradinho, terceira coluna inclinada e faróis levemente elaborados. Estilo suficiente para ser o líder de mercado por mais de uma década.
Os carros franceses dos anos 1990 sempre pareceram desenhados por crianças pelas suas formas quadradas. Foi assim com Renault 21, Citroën ZX e Peugeot 205, entre tantos outros modelos.
O hatch compacto da marca do leão, inclusive, foi um dos primeiros da Peugeot a desembarcar por aqui. Chama a atenção justamente pelos traços bem retilíneos e porte largo na traseira.
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