Carros de 7 lugares: guia completo com 10 opções até R$ 100 mil
Está precisando carregar mais gente do que a maioria, mas seu orçamento está "limitado"? Confira a nossa seleção com sugestões
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Carro familiar hoje virou sinônimo de SUV. Mas se você realmente precisa de espaço, as opções sete lugares são caras – ou se resumem a um monovolume como a Chevrolet Spin. Uma boa opção é partir para o mercado de usados. Lá, além dos utilitários esportivos, ainda resistem as boas e velhas minivans, com bancos extras e cabines espaçosas. AutoPapo selecionou 10 carros de 7 lugares seminovos – e usados também.
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O veterano Fiat Doblò ainda sobrevive no mercado, mas custa mais de R$ 100 mil quando 0 km. Melhor pegar uma versão aventureira com menos de cinco anos de uso e usufruir de uma das cabines mais espaçosas e convenientes do mercado para carros de 7 lugares.
O Doblò de 7 lugares tem um sem número de porta-objetos – inclusive um bastante generoso no teto – e os bancos extras lá atrás acomodam bem até adultos.
Só tenha em mente que está longe de ser um carro econômico. Até porque o 1.8 E.torQ, que nunca foi um exemplo de eficiência energética, sofre um pouco para movimentar os quase 1.500 kg do minifurgão. Fique ligado também em problemas na correia dentada, suspensão e custo de algumas peças.
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Se você tem saudades de minivans espaçosas e sofisticadas, essa é uma boa opção de carro com sete lugares e aquela dose a mais de conforto. Importada da Espanha a partir de 2008, essa geração da Grand C4 Picasso oferece bom ambiente na terceira fila de bancos, tem acabamento caprichado e uma lista de equipamentos generosa.
Como todo carro usado, é preciso ver se as manutenções foram feitas corretamente – e com modelos da Citroën isso é ainda mais importante. Dê atenção especial ao estado da suspensão, à direção com assistência elétrica e ao câmbio automático de quatro marchas – em particular, ao nível e qualidade do fluido da transmissão.
Quando o carro é queridinho de taxistas também pode se tornar um daqueles bons carros de 7 lugares. Única minivan nacional sobrevivente no mercado, a Spin tem a vantagem de ter manutenção mais simples e peças fáceis de achar. Os bancos sobressalentes da Spin de 7 lugares oferecem espaço para duas crianças ou, no máximo, dois adultos “normais”.
Testamos a Spin de 7 lugares. Veja o vídeo:
De maneira geral a cabine é bem generosa e o câmbio automático trabalha bem, a despeito do acabamento simples e do veterano motor 1.8 meio beberrão. Mesmo assim, fuja de carros equipados com kit GNV e preste atenção em problemas no virabrequim e nos coxins do motor, além da bomba de água.
Essa é uma minivan raiz e de respeito. Com 3 metros de entre-eixos, a Chrysler Town&Country brinda os ocupantes com sete bancos confortáveis e que acomodam qualquer tipo de passageiro. Ao mesmo tempo, oferece uma boa lista de equipamentos, acabamento sofisticado e uma ótima capacidade de carga.
Essa geração da Town&Country ainda é equipada com o motorzão V6 Pentastar, que garante a dose de agilidade necessária para um veículo familiar. Só não repare muito no consumo. E lembre-se que peças da marca norte-americana costumam ser caras e difíceis de achar. A dica de quem tem é comprar lá fora (que sai mais em conta, mesmo com a taxa de importação) e mandar consertar na concessionária.
Em seu último ano de produção, a Nissan Grand Livina se mostra um dos bons carros de sete lugares. A começar pelo custo/benefício, já que a versão SL tem um recheio interessante de itens de série e o conforto do câmbio automático. A posição de dirigir, o espaço interno e a capacidade de carga também são destaques.
O motor 1.8 é suficiente para transitar na cidade e a fila extra de bancos é mais recomendada para crianças. O modelo tem acabamento bem simples na cabine e no porta-malas. Fique atento, inclusive, a ruídos exagerados das peças plásticas e também a problemas nas bobinas da injeção.
A Kia Carnival está quase no mesmo nível da Town & Country. É uma ótima opção de carro de 7 lugares, pois tem espaço de sobra na cabine e uma configuração de lugares interessantes 2+2+3. Todos os bancos são extremamente confortáveis e os da fila do meio vêm com descansa braço e sistema de rebatimento que pode transformá-lo em uma espécie de mesinha.
Mesmo assim, a terceira fila não é sacrificada e acomoda bem dois adultos e uma criança, que podem até cruzar as pernas – são mais de 3 metros entre os eixos.
Já o motor V6 não é nenhum arroubo de desempenho, mas dá conta de levar as mais de 2,1 toneladas. Em relação à manutenção, a minivan tem fama de peças caras. Há relatos de problemas de aquecimento do motor e de panes no sistema de travamento das portas.
Finalmente um SUV entre os bons carros de sete lugares. Esta terceira geração do utilitário médio-grande da marca sul-coreana estreou esta versão sete lugares justamente em 2015. Os bancos extras são aqueles mais indicados para crianças ou adultos não muito altos – e magros -, mas o ambiente é bastante agradável.
O Grand Santa Fe também preza por um acabamento com design bem datado, mas caprichado. O motor V6 é bem disposto e o SUV ainda tem tração integral e um conjunto que suporta quase 800 kg de peso – um dos maiores desta lista. Contudo, o propulsor pena nas retomadas.
Observe eventuais problemas no freio de estacionamento eletrônico e no câmbio automático.
SUV raiz na área entre os bons carros de sete lugares. Derivado da picape Hilux, o SW4 oferece espaço de sobra no interior e os bancos sobressalentes levam bem até mesmo adultos e estatura mediana. Se vale ainda da robustez do chassi sobre longarinas, mas lembre-se que isso se reflete no conforto no rodar – a carroceria sacoleja bem mais.
O motor 2.7 flex dispõe de boa força em giros médios, mas o drama está no câmbio de quatro marchas, com algumas imprecisões e delays que prejudicam as retomadas e o consumo. O acabamento interno também é ponto crítico no SUV. Fique de olho em folgas na direção com assistência hidráulica e a ruídos nos freios.
O crossover sobreviveu na mesma geração por mais de 10 anos e teve a produção encerrada no México só no ano passado. Mesmo assim, não deixa de ser uma opção entre bons carros de 7 lugares. O crossover, inclusive, começou a ser importado no fim dos anos 2000 só na configuração com bancos extras – depois teve opções 5 lugares e ainda gerou seu clone Fiat Freemont.
Lá na terceira fila não dá para fazer estripulias e cabem bem duas crianças. Mesmo assim, a vida a bordo é bacana, com bancos bem macios e firmes, ergonomia eficiente e uma infinidade de porta-objetos. O comportamento dinâmico é meio banheirão e o V6 Pentastar não é econômico.
Há queixas de defeitos na suspensão e nos freios.
A gente não queria repetir marca nesta lista de carros de 7 lugares, mas não podia deixar de fora a Zafira. Considerada uma das melhores e mais bem resolvidas minivans do mercado, o modelo da Chevrolet era o queridinho entre os taxistas e os consumidores que queriam um carro familiar. Cabine espaçosa, bancos confortáveis e o acerto da suspensão eram algumas de suas virtudes.
Além disso, com 10 anos de uso, acaba sendo um dos bons seminovos de sete lugares baratos de se encontrar. O motor Família II se garante na força em baixos giros – os pontos negativos ficam pela caixa de quatro velocidades mal escalonada e pelo consumo elevado. Observe problemas na ignição e nos cabeçotes do motor.
Fotos: Divulgação
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Olá
Doblo passeio entra como utilitário?
Boris, o que me diz sobre a Hyundai Vera Cruz?
e kd a traiblazer?
A foto da Gran C4 Picasso está errada – o que está na foto é uma C4 Picasso de 5 lugares. A Gran C4 é bem maior que a da foto, carroceria diferente. Foi um baita carro na época, mas sim precisa ver como foi a manutenção principalmente do câmbio. A boa notícia é que em grandes centros existem mecânicos especializados no câmbio AL4 dos Citroen e Peugeot. Mas se o seu mecânico não sabe bem desse câmbio, vai te mandar trocar tudo e não resolve nada…
E a Mohave?
Boa tarde, na boa carros como o Fiat doblo grand lavina meriva ja mais deveriam ser indicados,no meu gosto fica as dicas sw4 da Toyota e a Santa Fê
Aonde está indicada ” MERIVA ” ?
O carro de melhor preço e muito boa qualidade é o JAC J6. Baita carro, completão.
Tenho uma Zafira elite ano 2010/2011, Câmbio automático, com GNV 5′ geração há 6 anos, e não pretendo trocar tão cedo! Carro espetacular, um tanto beberrão, se mantido apenas no etanol ou gasolina, mas de baixo custo das peças e de fácil manutenção. Realizo sempre as manutenções preventivas, tal como a troca do óleo do câmbio a cada 40.000 km, bem como todos os fluidos e óleo do motor, dentro das recomendações do fabricante. Já tentei arriscar por outro tipo de veículo mais novo, porém até o momento não obtive nenhuma satisfação em relação ao conforto, robustez e itens de acessórios de fabrica que a Zafira possuí. Hoje o veículo está com 165.000km, e pretendo chegar aos 400.000 km sem muitos problemas.
Gente, os únicos bons aí são Spin e Doblo. Ao menos vcs terão carros bons e de manutenção barata, os outros não são ruins , porém são bombas.
Me engana que gosto, Lula ganha primeiro turno, a mídia sempre tem lado.
Bacana
Já possuo um desses veículos, não pretendo me desfazer, quando trocar, pretendo pegar outro SUV sete lugares. Levarei em conta as informações obtidas aqui, parabéns aos executores desta obra, e que venham outras.
Doblo com motor etorq não têm problema na correria dentada, já que possui corrente.
Carnival de 7 lugares? Não conheço e já tive uma, excelente pra família.
Dentre todas as opções da matéria, é a única com 8 lugares, com todos os bancos independentes, com direito a porta-malas generoso.
Menção honrosa deve ser feita ao Freemont. Apesar de ser um clone do Dodge Journey o acabamento é muito bom! O silêncio a bordo também é excelente assim como o conforto. Os pontos fracos ficam pro motor 2.4 um tanto beberrão e pras versões com câmbio de 4 marchas. O maior problema é achar um em bom estado de conservação e que não tenha sido (mal) adaptado para GNV.
Tenho um Freemont 2012, a 6 meses, branca,comprei de um colega nunca foi colocado gás, estou satisfeito, pretendo vender daqui a 2 meses, vou comprar um Honda wr