Levantamento da KBB Brasil mostra os automóveis que menos depreciaram entre os 10 mais emplacados do mercado em 2020
Carro que vende bem é sinônimo de baixa desvalorização? Essa é uma das grandes questões do mercado automotivo, mas que se revela mais uma tendência do que propriamente uma regra. Pelo menos é o que mostra o levantamento da consultoria KBB Brasil com os 10 automóveis mais vendidos do Brasil em 2020.
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O líder Onix até apontou valorização, mas o segundo colocado, o HB20, não teve a mesma sorte. Já o carro que saiu de linha de uma hora para a outra, o Ka, foi o pior em termos de perda de valor.
O estudo da empresa fez uma média aritmética de cada um dos 10 veículos mais vendidos, segundo a Fenabrave, considerando apenas as versões com ano-modelo 2020. Desta forma, comparou o preço 0 km de janeiro de 2020 com o preço de revendedor de dezembro de 2020, que é a referência para saber por quanto os lojistas estão revendendo os carros em suas lojas.
Líder do mercado há seis anos, o compacto da General Motors não é só o carro mais vendido do país, como também o único que valorizou dentro do top 10.
Onix faz por merecer o título de líder em vendas? Assista ao vídeo!.
O hatch obteve valorização de quase 2% em 12 meses, graças não só ao volume de emplacamentos, mas também à boa liquidez e facilidade de peças de reposição. Além disso, quando 0 km, o Onix tem versões com ótimo custo/benefício.
O SUV mais vendido do país em 2020 foi o segundo com menor depreciação entre os mais emplacados. A desvalorização do T-Cross foi bastante tímida, se considerarmos que trata-se de um veículo que começa na faixa dos R$ 98 mil e tem versão topo de linha que passa dos R$ 120 mil.
E isso em um ano em que o modelo da Volkswagen teve de enfrentar a “concorrência” de novos produtos, como o novo Chevrolet Tracker e o “parente” Nivus.
Modelo mais emplacado da marca italiana no país e o sexto mais comercializado do nosso mercado, o Argo tem uma desvalorização baixa especialmente pelas promoções agressivas da rede.
É comum encontrar o hatch compacto 0 km com descontos de quase 15% em relação ao “preço oficial” de tabela em algumas concessionárias. No mercado de seminovos, esses abatimentos são mais comedidos, o que contribui para a baixa perda em um ano.
O subcompacto da marca francesa aparece em quarto lugar na lista dos carros que menos desvalorizaram entre os mais vendidos.
O carrinho se vale do baixo custo de manutenção, motor econômico e custo/benefício agressivo para se manter bastante procurado entre os seminovos e usados, o que minimiza sua depreciação.
O sedã que mais vende e menos desvaloriza é o Onix Plus. Segundo o levantamento da KBB, o três-volumes da General Motors teve perda de menos de 5% ao longo de um ano.
Aqui, se vale das mesmas vantagens do hatch: manutenção simples, fácil de vender e de encontrar peças, além de custo/benefício agressivo quando 0 km.
O jipinho que foi o segundo SUV mais vendido do país em 2020 teve desvalorização de pouco mais de 6%, segundo o levantamento. Nada aterrorizante para um modelo com muitas versões e duas opções de motores e conjuntos mecânicos.
Pesam a favor do Renegade as revisões obrigatórias mais espaçadas e a robustez das versões a diesel, bastante valorizadas entre os seminovos.
Apesar de ser o segundo carro mais vendido do país há um bom tempo, o HB20 não acompanha a lógica do mercado na desvalorização. Mas a perda de 8,85% é aceitável para um modelo com tantas versões e opções de conjuntos mecânicos – são mais de 10, entre 1.0 e 1.6 aspirados, 1.0 turbo, automáticas e manuais.
Além disso, a fama de seguro caro depõe contra o carro, que tem no custo baixo das revisões e na garantia de cinco anos um dos grandes atrativos.
O veterano compacto da Volks empatou com o HB20 na lista de carros que menos desvalorizaram entre os mais vendidos. O Gol se vale da história de mecânica simples e da facilidade de peças para se destacar no segmento de usados.
Contudo, o custo de seguro não é dos mais competitivos e o carro tem muita saída para vendas diretas (80% dos seus emplacamentos são para PJ). E é aquele negócio: carro de locadora ou de empresa, quando repassado, tem preço menor que a média.
O Compass é o primeiro desta lista a ultrapassar os dois dígitos de desvalorização. E não é para menos. O SUV médio da Jeep, apesar de estar entre os mais vendidos, começa em R$ 134 mil, mas é oferecido em versões que beiram os R$ 220 mil.
Além disso, o Compass não é um carro fácil de vender no segmento de usados, mesmo seminovo.
Antes mesmo de a Ford anunciar o encerramento de sua produção no Brasil e o fim de linha do compacto, o Ka já era o que mais desvalorizava entre os mais vendidos de 2020 – lembre-se que o estudo comparou preços de janeiro a dezembro do ano passado, e a marca jogou a toalha em janeiro de 2021.
O problema do compacto da Ford diz respeito à fama de pós-venda mais salgado da montadora, apesar de o carrinho ter a melhor linha de motores aspirados de sua categoria.
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Tinha certeza que o Compass estava nesta lista….
É incrível como o brasileiro, em geral, tem um senso de “desvalor” incomparável. O Ka é e continuará sendo o mesmo carro, bom, econômico, confiável, de melhor motor aspirado da categoria. Nada mudou. Peças? Tem aos montes. Se fosse diferente, nenhum carro que já saiu de linha rodaria mais. Mas o que se vê são carros de 30, 40, 50 anos, de todas as montadoras rodando normalmente.
De fato quem tem um Ford a garagem e não tem como trocar ou consertar vai morrer com ele na garagem enferrujando.
Digo que se todos quebrassem o contrato com a Ford assim como a Ford está prejudicando eles, todos iriam acordar pra vida e ver que não é abaixando o preço que se vende mais!
A Ford foi embora deixando proprietários or órfãos e vcs fazem o favor de ferrar mais ainda com fotos do Ford Ka quem possui algum veículo da marca. Ajude- nos.
Como ajudar, Anselmo? Mentindo, será? E se mentirem (ou “omitirem a verdade”), esses caras não estariam prejudicando os outros? Lucros e prejuízos fazem parte do risco de ganhar ou perder a que todos nos submetemos. Paciência.
Estão fazendo isso como se as pessoas fosse comprar mais, porém quem comprou um Ford 0km tá lascado Por que o valor caiu e ele vai ter que pagar os 50.000,00 que tinha tratado antes, já os que compraram agora nem tanto….. mais agora me diz, e quem comprou antes como fica com a desvalorização do seu veículo novo?
Fica “no prejú”, Isaque. Não tem jeito.
Carro algum é investimento, pelo contrário, você só perde dinheiro. Carro é luxo e conforto e você paga caro por esse conforto.