Carros elétricos e híbridos mais vendidos de 2023: ano quebra recordes
A estreia de novas marcas e modelos com preços agressivos fizeram os eletrificados venderem quase que o dobro do que emplacaram em 2022
A estreia de novas marcas e modelos com preços agressivos fizeram os eletrificados venderem quase que o dobro do que emplacaram em 2022
O termo “eletrificado” é usado para qualquer carro que seja movido por motores elétricos ou traga algum auxílio do tipo, como os híbridos. O ano de 2023 foi marcado por grandes lançamentos nesses segmentos, que mudaram o nosso mercado e abriram caminho para mais novidades. E como eles ficaram na lista dos mais vendidos?
A Associação Brasileira do Veiculo elétrico, a ABVE, divulgou o ranking dos carros elétricos e híbridos mais vendidos de 2023. Ao contrário da tradicional lista da Fenabrave, essa separa as versões eletrificadas de carros que também possuem opção de serem apenas a combustão.
VEJA TAMBÉM:
Mesmo com todas as novidades, uma coisa não mudou: a Toyota seguem tendo o híbrido mais vendido do Brasil. Em 2023 foi o Corolla Cross, mais especificamente na versão topo de linha XRX. Mesmo com a investida dos chineses, a marca japonesa segue sendo a que mais vende eletrificados.
Seguindo com os híbridos, o segundo colocado nessa lista é o BYD Song Plus. Porém se agruparmos todas as versões do GWM Haval H6, ele fica na segunda posição com menos de 2 mil unidades atrás do Corolla Cross e à frente do Corolla sedã.
Quem está perto, mesmo sem fazer alardes, é o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, que utiliza sistema plug-in e tem oito lugares. No segmento premium a líder é a Volvo, que conta com eletrificação em toda a gama. Seu modelo mais vendido é o XC60.
Ranking | Modelo | Tecnologia | Emplacamentos |
---|---|---|---|
1º | Toyota Corolla Cross XRX | HEV Flex | 10.283 |
2º | BYD Song Plus GS DM | PHEV | 7.669 |
3º | Toyota Corolla Altis Premium | HEV Flex | 6.867 |
4º | BYD Dolphin GS | BEV | 5.971 |
5º | Caoa Chery Tiggo 8 Pro | PHEV | 4.605 |
6º | GWM Haval H6 Premium HEV | HEV | 4.221 |
7º | GWM Haval H6 GT | PHEV | 3.738 |
8º | GWM Haval H6 Premium PHEV | PHEV | 2.584 |
9º | Caoa Chery Tiggo 5X Pro | HEV Flex | 2.398 |
10º | Volvo XC60 T8 Ultimate | PHEV | 2.051 |
11º | Toyota Corolla Cross XRV | HEV Flex | 1.832 |
12º | BYD Yuan Plus GL | BEV | 1.756 |
13º | Caoa Chery Tiggo 5x Pro Max Drive | HEV Flex | 1.373 |
14º | Caoa Chery Tiggo 7 Pro | HEV Flex | 1.303 |
15º | Volvo XC60 T8 Plus | PHEV | 1.190 |
16º | Volvo XC40 T6 Plus | BEV | 1.119 |
17º | Audi Q5 Sportback | PHEV | 1.116 |
18º | Kia Sportage | Hev | 1.052 |
19º | BYD Seal AWD GS | BEV | 1.040 |
20º | Toyota Corolla Altis | HEV Flex | 1.018 |
Legenda:
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Toyota Corolla Cross | 12.115 |
2º | GWM Haval 6 | 10.701 |
3º | Toyota Corolla | 7.885 |
4º | BYD Song Plus | 7.669 |
5º | BYD Dolphin | 6.812 |
6º | Caoa Chery Tiggo 8 | 4.605 |
7º | Volvo XC60 | 4.335 |
8º | Caoa Chery Tiggo 5x | 3.899 |
9º | Caoa Chery Tiggo 7 | 2.244 |
10º | Volvo XC40 | 1.802 |
11º | BYD Yuan Plus | 1.756 |
12º | Audi Q5 | 1.525 |
13º | Land Rover Discovery | 1.325 |
14º | BMW X5 | 1.265 |
15º | Porsche Cayenne | 1.213 |
16º | Volvo XC90 | 1.201 |
17º | Kia Sportage | 1.062 |
18º | Land Rover Defender | 1.047 |
19º | BYD Seal | 1.040 |
20º | Toyota Rav4 | 987 |
Não ficamos surpresos em ver que o BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023. O compacto estreou em junho com o agressivo preço de R$ 150 mil, em uma época onde esse valor era dos subcompactos com autonomia menor e menos equipamentos.
Até o final do ano, preço de outros elétricos despencaram e a GWM apresentou o rival direto Ora 03 com preços igualmente agressivos. O SUV médio elétrico da BYD também veio conquistando o público, ficando na terceira colocação do segmento.
O segundo carro elétrico mais vendido de 2023 foi o Volvo XC40. No final de 2021 a marca sueca havia anunciado que o Brasil seria o primeiro país a oferecer o modelo apenas nessa configuração. E, assim como a BYD, a marca premium europeia também traz uma política de preços agressiva.
O ranking abaixo traz apenas quatro carros pois a ABVE não forneceu os dados separados para os carros elétricos ou um ranking geral que passa dos 20 primeiros colocados. Portanto não sabemos se as reduções de preços realizados pela Peugeot, Jac, Caoa Chery e Renault surtiram efeito.
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | BYD Dolphin | 6.812 |
2º | Volvo XC40 | 1.802 |
3º | BYD Yuan Plus | 1.756 |
4º | BYD Seal | 1.040 |
Como o Toyota Corolla e seu SUV Cross são produzidos no Brasil e já possuem publico fiel, a marca japonesa segue imbatível quando o assunto é eletrificação. Já a BYD, que estreou de forma discreta com modelos de R$ 500 mil, disparou durante 2023 com os lançamentos do Song Plus, Yuan Plus e Dolphin, tomando a segunda posição.
Ela possui uma margem confortável quando comparada com a Caoa Chery, com 6 mil carros de diferença. A GWM, que estreou no Brasil em 2023 com apenas um modelo, já é a quarta colocada entre os carros eletrificados e parece estar pronta para ultrapassar a Caoa Chery.
A Volvo lidera entre as marcas premium, também com promessas de crescer em 2024 com a chegada do EX30. Mo total, foram emplacados 93.927 carros eletrificados no Brasil em 2023, quase que o dobro do ano anterior.
Ranking | Marca | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Toyota | 21.042 |
2º | BYD | 17.943 |
3º | Caoa Chery | 11.835 |
4º | GWM | 11.473 |
5º | Volvo | 8.179 |
6º | BMW | 4.431 |
7º | Land Rover | 3.712 |
8º | Kia | 2.382 |
9º | Porsche | 2.044 |
10º | Audi | 1.830 |
11º | Mercdes-Benz | 1.525 |
12º | Mini | 995 |
13º | Lexus | 852 |
14º | Jac | 790 |
15º | Hyundai | 698 |
16º | Renault | 623 |
17º | Honda | 578 |
18º | Jeep | 438 |
19º | Ford | 413 |
20º | Peugeot | 374 |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |