Se comparados a modelos a gasolina todos teriam uma média superior a 40 km/l de combustível, mesmo sendo do tipo elétrico
O carro elétrico veio para ficar, gostando do motorista ou não. Aqui no Brasil não é diferente e quem acompanha o mercado sabe que cada vez mais marcas aparecem no páis. São tantos novos modelos e tipos que pode ser até difícil de acompanhar. Para ficar mais fácil, listamos abaixo um top 10 com os carros elétricos mais econômicos do Brasil. Uma lista de cinco para os melhores nas cidades e outra para os cinco da estrada.
VEJA TAMBÉM:
O amigo que lê a matéria pode estar pensando “economia de carro elétrico?”. Sim, por mais que não consuma gasolina, o elétrico ainda pesa no bolso do motorista que gasta pagando para recarregar, ou a conta de luz.
A análise abaixo foi feita conforme dados oficiais dos testes do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – e utiliza uma unidade de medida chamada km/le (quilômetro por litro elétrico). Nesse cálculo é considerado que cada kW equivale a 120 ml de gasolina.
| Ranking | Categoria | Modelo | Cidade (km/le) | Estrada (km/le) | Autonomia (km) |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GL5EV | 60,6 | 44,4 | 224 |
| 2 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GS EV | 58,6 | 41,9 | 280 |
| 3 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GS 5 EV | 58,6 | 41,9 | 280 |
| 4 | Compacto | Neta Aya Comfort 4S | 52,9 | 42,7 | 263 |
| 5 | Compacto | Neta Aya Luxury 4S | 52,9 | 42,7 | 263 |
| 6 | Subcompacto | Renault E-Kwid Intens | 52,7 | 39,6 | 185 |
| 7 | Comercial | Renault E-Kwid Cargo | 52,7 | 39,6 | 185 |
| 8 | Médio | BYD Dolphin GS 180EV | 51,9 | 43,5 | 291 |
| 9 | Extra Grande | Geely EX5 Pro | 51 | 44,7 | 413 |
| 10 | Subcompacto | CAOA Chery iCar EQ1 Tec | 50,8 | 38,6 | 198 |

O primeiro da lista é o famoso BYD Dolphin Mini, o menorzinho da chinesa líder de mercado na categoria. Seu conjunto leve, bateria compacta e motor de baixa potência são pontos cruciais para uma boa combinação de economia.
O modelo atinge até 60,6 km/kWh na cidade, um número muito acima da média do mercado, e mantém desempenho considerável na estrada, com cerca de 44 km/kWh. Sua autonomia oficial varia entre 224 e 280 km, dependendo da versão.

O segundo lugar também pertence ao modelo, que nas versões GS é um pouco menos econômico devido a proposta e tamanho da bateria. O Dolphin Mini GL5 tem uma bateria de 38 kWh e o GS apenas 30 kWh.
As duas versões que ficam em segundo lugar compartilham mecânica, bateria e consumo. Têm autonomia superior ao GL5EV, chegando a 280 km, mantendo excelente eficiência.

Por ser um modelo pequeno, o elétrico da Renault também entra na lista com a mesma autonomia em suas duas versões.
Equipado com motor modesto e bateria leve, ele registra cerca de 52,7 km/kWh no uso na cidade, o que o coloca entre os mais eficientes para o trânsito urbano. Sua autonomia declarada de 185 km o torna ideal para trajetos curtos, deslocamentos diários e uso principalmente em centros urbanos, onde sua pegada econômica pode ser totalmente aproveitada.

Aqui voltamos a um Dolphin, mas dessa vez o de tamanho convencional. Pelo seu peso e dimensões ele não consegue ser tão eficiente quanto os menores, mas se encaixa bem como o mais econômico dos médios/compactos.
O chines se destaca pelo equilíbrio: 291 km de autonomia e consumo competitivo.

O Geely EX5 Pro é o único SUV dentre esse ranking de economia, afinal um carro pesado muitas vezes não é tão econômico. Com motor de 218 cv, torque de 32 kgfm, o modelo conta ainda com painel digital de 10,2″, central multimídia de 15,4″, modos de direção Eco, Comfort e Sport, além de assistências à condução modernas.
| Ranking | Categoria | Modelo | Cidade (km/le) | Estrada (km/le) | Autonomia (km) |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Extra Grande | Geely EX5 Pro | 51 | 44,7 | 413 |
| 2 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GL5EV | 60,6 | 44,4 | 224 |
| 3 | Médio | BYD Dolphin GS 180EV | 51,9 | 43,5 | 291 |
| 4 | Extra Grande | GAC Aion ES Plus | 47,1 | 42,9 | 314 |
| 5 | Compacto | Neta Aya Comfort 4S | 52,9 | 42,7 | 263 |
| 6 | Compacto | Neta Aya Luxury 4S | 52,9 | 42,7 | 263 |
| 7 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GS EV | 58,6 | 41,9 | 280 |
| 8 | Subcompacto | BYD Dolphin Mini GS 5 EV | 58,6 | 41,9 | 280 |
| 9 | Subcompacto | Fiat 500e Icon | 47,3 | 40,4 | 227 |
| 10 | Compacto | Mini JCW-E 3P | 43,8 | 40,2 | 306 |
Não ironicamente os carros mais econômicos na cidade também estão entre os mais econômicos na estrada. O único diferente é o quarto colocado, o GAC Aion ES Plus, com média de 42,9 km/le.

Equipado com motor de 136 cv, o modelo oferece autonomia de 314 km no ciclo Inmetro e tem 4,81 m de comprimento, ligeiramente maior que um Nissan Sentra, combinando desempenho urbano com conforto para viagens. O carro faz parte da estreia da marca no Brasil em 2025.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|