Os 10 carros elétricos mais eficientes de 2024: descubra quais são
Listamos quais são os 10 modelos puramente movidos a bateria que são mais econômicos na cidade, de acordo com o Inmetro
Listamos quais são os 10 modelos puramente movidos a bateria que são mais econômicos na cidade, de acordo com o Inmetro
O alcance de um veículo elétrico (VE) é o item que todo mundo pesquisa primeiro nesta categoria. Mas a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) também faz um levantamento do “consumo” relativo para mostrar os carros elétricos mais eficientes do país.
VEJA TAMBÉM:
De forma bem resumida, o órgão considera quanto o modelo VE consome em kW/100 km (quilowatts por 100 quilômetros) na comparação com um similar a combustão. Desta forma, “converte” para o padrão de quilômetros por litro equivalente (km/le) para definir o seu “consumo” e estabelecer os carros elétricos mais eficientes – e econômicos.
Consideramos, então, a versão do VE com o melhor padrão de eficiência no ciclo urbano em km/le da tabela 2024 do programa. Veja agora os 10 carros elétricos mais eficientes do Brasil.
O menor carro elétrico da BYD causou muita expectativa antes de ser lançado, o que aconteceu. Mas se o subcompacto chinês chegou sem ser o mais barato, ao menos conseguiu se posicionar como o carro elétrico mais eficiente do mercado brasileiro em 2024.
Com motor de 75 cv alimentado por baterias de 38 kWh, o Dolphin Mini – que se chama Seagull em outros mercados – cumpre o 0 a 100 km/h em 14,9 segundos. O modelo deve ser um dos primeiros carros elétricos que a BYD vai produzir na fábrica de Camaçari (BA), que entra em operação ainda este ano.
A variante elétrica do pequeno Renault hoje é o carro elétrico mais barato do país e o segundo mais eficiente. À espera do Dolphin Mini, a marca francesa baixou a opção de entrada do Kwid elétrico para menos de R$ 100 mil, mas o rival chinês foi posicionado bem acima disso.
Noves fora a guerra de preços, o Kwid E-Tech consegue um “consumo” equivalente na cidade superior aos 50 km/le, apesar da autonomia abaixo de 200 km proporcionada pelas baterias de 26,8 kWh. Em compensação, oferece, entre os equipamentos, seis airbags e quadro de instrumentos digital.
O Kona movido unicamente por baterias quase empata com o Kwid entre os carros elétricos mais eficientes do Brasil em 2024. Com baterias de 39,2 kWh, o crossover com espaço de médio anima no tempo de carregamento para baterias: pouco mais de seis horas plugado a um aparelho do tipo Wallbox.
Também agrada pelo custo benefício. Custa menos de R$ 190 mil e vem com pacote de assistência à condução. Controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência estão no pacote ADAS do modelo da marca coreana.
O carro que deflagrou uma guerra de preços no segmento de elétricos também está entre os mais eficientes. Com espaço de médio e posicionamento entre os compactos, o Dolphin estreou com bom recheio de equipamentos – tem até karaokê e videogame a bordo, habilitados pela central multimídia.
O modelo usa as badaladas baterias Blade, com capacidade de 44,9 kW, Segundo a própria montadora chinesa, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. A velocidade máxima fica em 150 km/h.
O pequenino modelo da marca sino-brasileira se garante entre os carros elétricos mais eficientes do país. Extremamente leve (1.005 kg) e com capacidade para até quatro ocupantes, o modelo tem lista de equipamentos dentro da média do segmento de subcompactos zero combustão – com direito a teto panorâmico.
As baterias de 45 kWh podem ser carregadas em até cinco horas em tomadas convencionais de 220 V. Já em aparelhos de recarga rápida, o tempo para sair de 20% e alcançar 80% é de 36 minutos.
O simpático carrinho elétrico da marca italiana tem acabamento refinado, é bem equipado e também se mostra um dos mais eficientes de sua categoria. As baterias de 37,3 kWh podem ter até 80% da capacidade reposta em até 35 minutos em carregadores rápidos, de acordo com a Fiat.
O motor de 118 cv garante um desempenho no 0-100 km/h em 9 segundos cravados. No pacote Adas (de dispositivos de auxílio ao motorista), destaque para o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e sensor de pontos cegos.
A configuração SUV do modelo médio da General Motors é um carro elétrico que oferece bom alcance, desempenho e também se mostra como um dos mais eficientes. Os 203 cv permitem ao Bolt EUV um 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e “consumo” na cidade o mínimo acima do Cinquecento.
Metade da capacidade das baterias de 66 kW pode ser adquirida em cerca de 40 minutos em carregadores rápidos. O SUV chama a atenção pelo amplo porta-malas de 462 litros e pela lista de itens de série recheada da versão Premier: 10 airbags, câmera 360, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego.
Um carro elétrico barato e que ainda se mostra um dos mais eficientes do país. Com apenas 1.180 kg, o subcompacto da marca chinesa faz o 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, porém, a velocidade final não passa dos 105 km/h
As baterias de 30kWh podem ser completadas em até 8 horas em aparelhos do tipo Wallbox, segundo a JAC Motors. Em carregadores rápidos, o tempo de carregamento cai para 1h15min.
O Bolt “original” tem alcance maior que suas variante crossover, mas não chega a ser um carro elétrico mais eficiente que o irmão quando o assunto é consumo equivalente. Com o mesmo motor de 203 cv, ele obtém médias de 45,8 km/le na cidade, segundo os padrões do PBEV 2024.
Segundo a GM, o 0 a 100 km/h do Bolt fica em 7,3 segundos. Já as baterias ganham 40 km de alcance a mais a cada 1 hora plugadas em estações de recarga rápida.
Nada como fechar a relação dos carros elétricos mais eficientes do país com a régua mais no alto. O SUV cupê da marca sueca esbanja requinte, tecnologia, performance (0-100 km/h em 7,3 segundos) e design, e ainda oferece um bom alcance, além de “consumo” urbano admirável.
O motor elétrico é alimentado por baterias de alta capacidade, de 69 kWh. Estas podem ser recarregadas em sistemas rápidos em 33 minutos, ou em 8 horas em equipamentos residenciais do tipo Wallbox.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carro elétrico é muito mais econômico. Ideal para quem roda muito em cidade