Levantamento da Ituran mostra os modelos de automóveis mais levados pelos bandidos em São Paulo, alguns já estão fora de linha
A escolha do veículo muitas vezes passa pelo seguro. Tem aquele modelo que você até ama de paixão ou é o seu sonho de consumo, mas quando você vai fazer a cotação com o corretor… Nessas horas, não só o custo de reparação e peças pesa no preço da apólice, como também o índice dos carros mais roubados e furtados.
VEJA TAMBÉM:
A Ituran fez um levantamento dos roubos e furtos de veículos de passeio entre janeiro e setembro deste ano no estado de São Paulo. E fez um comparativo com os dados do mesmo período do ano passado. A boa notícia é que o índice de crimes deste tipo diminuiu 24%.
Mesmo assim, o número de sinistros, só da base de dados da empresa, passa dos 47 mil no estado. Aproveitamos e trazemos os 10 carros mais roubados e furtados em São Paulo, segundo a Ituran.
O hatch compacto não perde a majestade nem entre os carros mais roubados e furtados. De janeiro a setembro, o Gol teve 3.692 sinistros de São Paulo. O índice é 30% menor que igual período de 2023, mas também representa quase 8% de todos os registros deste tipo de crime no estado.
O modelo da marca coreana sempre teve fama de seguro caro, e isso explica por que. Foi o segundo entre os carros mais roubados e furtados, com 2.587. Em 2023, o HB20 era apenas o quarto no ranking de sinistros da Ituran, com 2.916 ocorrências entre janeiro e setembro.
O carro continua um dos principais alvos dos bandidos em São Paulo. Foram 2.570 unidades do Uno roubadas e furtadas no estado nos sete primeiros meses do ano, o que o deixou bem pouco atrás do HB20. Neste mesmo recorte de 2023, o automóvel da Fiat foi o segundo, com 4.049 registros.
Mesmo fora de linha há um bom tempo, o Corsa segue como um dos carros mais roubados e furtados. Pelo levantamento da Ituran, foram 2.385 sinistros, 17% a menos que o janeiro-setembro de 2023, quando foi o quinto mais surrupiado. Bom lembrar que entram na conta as variantes Corsa Sedan e Classic.
Tem carro atual da GM também entre os mais furtados e roubados de São Paulo. A boa notícia é que o Onix deixou de ser tão visado pela bandidagem. Foram 2.312 ocorrências, 31% a menos que nos sete meses de 2023, quando o modelo da Chevrolet era o terceiro com mais sinistros no estado.
A Ford largou suas atividades industriais no Brasil, mas os criminosos não largam do Ka. O modelo que era feito no Brasil é o sexto carro mais roubado e furtado, de acordo com o estudo da Ituran. De janeiro a setembro de 2024 foram 1.837 crimes envolvendo o compacto, contra 2.593 em 2023, 29% a menos, mas a mesma posição no ranking.
O Argo também manteve a mesma posição de sétimo carro entre os mais roubados e furtados. O exemplar da Fiat teve 1.468 ocorrências neste ano de 2024, também 30% a menos em relação ao número de sinistros anotados nos sete meses do ano passado.
O hatch altinho parece agradar a uma parcela da bandidagem. Oitavo veículo mais roubado/furtado de São Paulo pelos dados da Ituran, o Fox teve 1.293 ocorrências no estado de janeiro a setembro. O número representa redução de 36% em relação ao mesmo recorte de 2023.
Outro carro que saiu de linha já tem um tempo, mas que continua desejado pelos bandidos. O Palio manteve-se na posição de nono carro mais roubado e furtado. Neste período de sete meses de 2024, o hatch compacto da Fiat teve 1.161 unidades levadas pelos criminosos. Em 2023, foram 1.461.
O pequenino exemplar da Fiat fecha a lista dos 10 carros mais roubados e furtados do estado de São Paulo. Foram 1.143 sinistros envolvendo o Mobi. Desta forma, o subcompacto da marca italiana ocupou o lugar que era do Renault Sandero no janeiro-setembro de 2023.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |