Os carros mais vendidos no Brasil em 2019
Conheça um pouco mais sobre os 10 modelos mais emplacados e a lista completa dos automóveis, SUVs e comerciais leves por número de vendas
Conheça um pouco mais sobre os 10 modelos mais emplacados e a lista completa dos automóveis, SUVs e comerciais leves por número de vendas
O ano de 2019 foi marcado por lançamentos importantes no mercado brasileiro. Novas gerações dos hatches líderes de mercado e do sedã médio queridinho dos consumidores foram apresentadas. Teve também renovação de linha de veículos consagrados e a estreia de um SUV compacto que mexeu no segmento. Confira a lista completa dos carros mais vendidos em 2019.
O número de emplacamentos realizados no ano passado foi contabilizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e considera as vendas de automóveis realizadas no Brasil de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019.
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | GM Onix | 241.214 |
2º | Ford Ka | 104.331 |
3º | Hyundai HB20 | 101.590 |
4º | Renault Kwid | 85.117 |
5º | VW Gol | 81.285 |
6º | Fiat Argo | 79.001 |
7º | GM Prisma | 73.721 |
8º | VW Polo | 72.057 |
9º | Jeep Renegade | 68.726 |
10º | Jeep Compass | 60.362 |
11º | Hyundai Creta | 57.460 |
12º | Toyota Corolla | 56.727 |
13º | Nissan Kicks | 56.062 |
14º | Fiat Mobi | 53.444 |
15º | Ford Ka Sedan | 51.260 |
16º | Renault Sandero | 50.303 |
17º | Honda HR-V | 49.488 |
18º | VW Virtus | 46.876 |
19º | VW Fox/Cross Fox | 38.487 |
20º | Toyota Yaris Hb | 37.686 |
21º | VW T Cross | 37.081 |
22º | Hyundai HB20S | 34.893 |
23º | Ford EcoSport | 34.206 |
24º | VW Voyage | 32.055 |
25º | Toyota Yaris Sedan | 29.759 |
26º | Renault Captur | 28.660 |
27º | GM Spin | 28.361 |
28º | Honda Civic | 27.318 |
29º | Renault Logan | 27.003 |
30º | GM Onix Plus | 26.852 |
31º | Renault Duster | 26.090 |
32º | Honda Fit | 24.457 |
33º | Fiat Cronos | 24.080 |
34º | Nissan Versa | 21.779 |
35º | Fiat Uno | 19.928 |
36º | Toyota Etios Hb | 18.963 |
37º | GM Cruze Sedan | 17.829 |
38º | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
39º | GM Tracker | 16.333 |
40º | Fiat Siena | 16.188 |
41º | Honda City | 14.578 |
42º | Toyota Hilux Sw4 | 13.523 |
43º | VW Up | 13.460 |
44º | Toyota Etios Sedan | 13.305 |
45º | GM Cobalt | 13.103 |
46º | VW Tiguan | 13.074 |
47º | Honda WR-V | 12.160 |
48º | VW Jetta | 11.248 |
49º | Peugeot 2008 | 8.693 |
50º | Chery Tiggo 5X | 7.971 |
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | Jeep Renegade | 68.726 |
2º | Jeep Compass | 60.362 |
3º | Hyundai Creta | 57.460 |
4º | Nissan Kicks | 56.062 |
5º | Honda HR-V | 49.488 |
6º | VW T Cross | 37.081 |
7º | Ford EcoSport | 34.206 |
8º | Renault Captur | 28.660 |
9º | Renault Duster | 26.090 |
10º | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
11º | GM Tracker | 16.333 |
12º | Toyota Hilux Sw4 | 13.523 |
13º | VW Tiguan | 13.074 |
14º | Honda WR-V | 12.160 |
15º | Peugeot 2008 | 8.693 |
16º | Chery Tiggo 5X | 7.971 |
17º | Chery Tiggo | 6.250 |
18º | Hyundai Ix35 | 5.786 |
19º | GM Equinox | 4.630 |
20º | Bmw X1 | 4.257 |
21º | Toyota Rav4 | 4.242 |
22º | Kia Sportage | 4.082 |
23º | Mitsubishi ASX | 3.764 |
24º | Hyundai Tucson | 3.579 |
25º | Volvo Xc60 | 3.443 |
26º | GM Trailblazer | 3.360 |
27º | Land Rover Discovery | 3.042 |
28º | Citroen Aircross | 2.805 |
29º | M.Benz Classe GLA | 2.762 |
30º | Volvo XC40 | 2.429 |
31º | Peugeot 3008 | 2.367 |
32º | Mitsubishi Eclipse Cross | 2.356 |
33º | Mitsubishi Pajero | 2.195 |
34º | Chery Tiggo 7 | 2.174 |
35º | Mitsubishi Outlander | 1.983 |
36º | Audi Q5 | 1.969 |
37º | Suzuki Jimny | 1.956 |
38º | Audi Q3 | 1.701 |
39º | Suzuki Vitara | 1.238 |
40º | Troller T4 79 | 1.234 |
Ranking | Modelo | Unidades Vendidas |
---|---|---|
1º | Fiat Strada | 76.223 |
2º | Fiat Toro | 65.566 |
3º | VW Saveiro | 42.270 |
4º | Toyota Hilux | 40.419 |
5º | GM S10 | 32.161 |
6º | Ford Ranger | 22.218 |
7º | VW Amarok | 18.911 |
8º | Fiat Fiorino | 17.342 |
9º | Renault Oroch | 13.363 |
10º | GM Montana | 12.524 |
11º | Mitsubishi L200 | 10.226 |
12º | Renault Master | 8.478 |
13º | Nissan Frontier | 8.090 |
14º | Fiat Ducato | 5.489 |
15º | Hyundai HR | 3.996 |
16º | VW Express | 3.497 |
17º | Kia K2500 | 2.430 |
18º | Peugeot Expert | 2.306 |
19º | Citroen Jumpy | 1.984 |
20º | Iveco Daily 35S14 | 1.825 |
21º | Peugeot Partner | 1.798 |
22º | M.Benz Sprinter 313 | 1.571 |
23º | Iveco Daily 30S13 | 848 |
24º | Ram 2500 | 652 |
25º | Citroen Berlingo | 626 |
26º | M.Benz Sprinter | 297 |
27º | Peugeot Boxer | 222 |
28º | Jac V260 | 196 |
29º | Iveco Daily | 175 |
30º | Citroen Jumper | 169 |
31º | M.Benz Sprinter | 415 138 |
O modelo conseguiu manter o posto de SUV mais vendido do país, mas precisa abrir o olho. O Renegade passou por uma leve reestilização em meados de 2019 e ganhou equipamentos e versões para se manter na liderança.
Com 68.726 unidades comercializadas, superou em quase 9 mil unidades o seu companheiro de vitrine, o Jeep Compass, utilitário médio que é mais caro e espaçoso. Porém, o Renegade teve no seu encalço durante todo o ano os rivais Hyundai Creta e Nissan Kicks.
E ainda viu o Volkswagen T-Cross – lançado em março – ser o SUV mais vendido nos dois últimos meses do ano passado.
O compacto premium anotou 72.057 emplacamentos no ano que passou muito graças ao conjunto e à fama de robustez da marca alemã.
Com opções de motores 1.6 16V MSI e 1.0 aspirado e turbo, o carro é um dos mais econômicos do país. O hatch ainda se vale também da renomada plataforma modular MQB, que resulta em um carro com dirigibilidade e dinâmica impressionantes.
Só não vendeu mais, provavelmente, por causa do preço, já que começa em R$ 50 mil, quase R$ 5 mil a mais que o principal rival, o Fiat Argo.
O velho Prisma virou Joy Plus depois da chegada da nova geração, Onix Plus, em setembro. Mas o posto de sedã mais vendido do Brasil não foi abalado.
Foram 73.721 carros entregues no ano passado, mais de 20 mil de frente para o principal rival, o Ford Ka Sedan. Custo/benefício agressivo, opção de câmbio automático a preços razoáveis e mais de 600 revendas contribuíram para o sucesso do modelo.
E para quem acha que a festa da General Motors vai acabar com o novo sedã compacto dividindo atenções, um aviso: o Onix Plus, mesmo depois de recall e casos de incêndio, fechou o mês de dezembro como o segundo carro mais vendido do país, com mais de 9 mil unidades.
A imbatível picape da marca italiana continua soberana no ranking dos carros mais vendidos em 2019 – e sem ser incomodada. Foram 76.233 unidades comercializadas em 2019, 34 mil a mais que sua principal concorrente no segmento de compactas, a VW Saveiro.
Trata-se da mais emplacada do país há 19 anos – tudo bem que boa parte é de venda direta. O modelo, enfim, ganhará nova geração entre março e abril, com motor 1.3 Firefly, concepção mais moderna e configuração cabine dupla com quatro portas.
Os preços devem começar perto dos R$ 70 mil, contudo não será impeditivo para virar duas décadas na liderança da categoria. Até porque essa velha Strada será mantida em linha em versões mais básicas e preços iniciais de R$ 55 mil.
Sem dúvida, um dos melhores carros lançados pela Fiat nas últimas décadas. E o mercado finalmente percebeu que a marca sabe fazer carro “mais caro”. Tanto que o modelo entregou 79.001 unidades em 2019, mesmo com muitas novidades nos segmentos abaixo tentando beliscar vendas das versões iniciais do Argo.
Só que o custo-benefício do compacto premium é muito agressivo e essas configurações de entrada são encontradas facilmente por R$ 45 mil em ofertas de concessionárias país afora – mais barato que hatches menores e menos equipados.
De quebra, a versão aventureira Trekking, lançada no início de 2019, ajudou nas vendas e hoje já responde por 30% do mix do carro.
Avaliamos o Argo Trekking 1.3. Veja o vídeo
Ele já foi o rei das ruas brasileiras por 27 anos seguidos, perdeu a liderança, mas não foi completamente esquecido. Tanto que em 2019 se consolidou novamente como o Volkswagen mais vendido do país, com 81.285 emplacamentos – apesar de perder a quarta posição no geral.
É verdade que boa parte desse desempenho se dá por venda direta, mas a tradição do compacto deixa o modelo no Top 5 do mercado. Mantém preços competitivos, baixo custo de manutenção e conjunto mecânico robusto – hoje tem até variante automática – para se manter até a chegada da nova geração, que deve ocorrer em 2021.
O pequenino virou figurinha fácil no país e ajudou a Renault a fechar 2019 como a terceira marca em participação de mercado entre os automóveis de passeio – superando as tradicionais Fiat e Ford.
Segundo carro mais barato do país – R$ 34.790, pouco acima do Fiat Mobi básico -, ganhou versão aventureira em 2019, a Outsider, com direito a uma campanha publicitária que evocou o desenho “Caverna do Dragão” e deixou o subcompacto em evidência.
Com 85.117 unidades vendidas no ano passado, o Kwid atrai também pelas promoções, condições de venda, baixo custo de revisão e facilidade de compra direta pela Internet, argumentos que superaram as desconfianças e os três recalls seguidos que o modelo sofreu depois do lançamento.
Versão top de linha do Kwid não vale a pena. Explicamos os motivos:
O modelo da Hyundai perdeu a vice-liderança do ranking dos carros mais vendidos em 2019 para o Ford Ka. E não dá para dizer que “jogou de igual para igual” – como a mídia esportiva clubista adora justificar derrotas de seus times prediletos.
Porém, foram 101.590 emplacamentos no ano passado, com momentos de ajustes da fábrica de Piracicaba (SP) justamente para a chegada da segunda geração do compacto, em setembro – tanto que, em dezembro, o hatch foi só o sétimo mais comercializado.
Mas a briga pelo segundo lugar promete ser melhor em 2020. O renovado HB traz mais de 10 versões, três opções de motores, custo de manutenção baixo e cinco anos de garantia para tentar virar o jogo.
O Ka se preparou para o que estava por vir em 2019 e isso se refletiu nas vendas. Um ano antes, a Ford deu uma boa guaribada na linha compacta, com face-lift, novos equipamentos, trato nos motores, melhor acerto dinâmico, caixa automática e versão aventureira Freestyle.
Tudo para se resguardar ante a chegada dos novos HB20 e Onix. Como desbancar o Chevrolet era utópico, deu certo para tomar o segundo lugar do Hyundai. Com 104.331 carros entregues, o vice-líder também se fez com descontos em ofertas ao longo do ano para hoje ajudar a marca americana a manter algum volume no país – ainda mais depois do fim de Fiesta e Focus por aqui.
Pelo quinto ano consecutivo, a liderança do modelo da General Motors é inquestionável e parece inabalável. Foram 241.214 unidades vendidas em 2019 – isso mesmo, você não leu errado. É bem mais que o dobro do segundo colocado, o Ka.
O pessoal do mi-mi-mi vai dizer que a Fenabrave junta as vendas do velho compacto com a nova geração, mas as entregas do hatch novo começaram só em novembro. “Ah, mas o Onix tem muita venda direta”. Pois bem, considerando só o varejo, o compacto da Chevrolet emplacou mais de 140 mil unidades. Ou seja: continuaria com larga vantagem sobre as vendas totais do rival da Ford.
E a segunda geração, com mais equipamentos, motor turbo econômico e preços agressivos, tem tudo para fechar um sexto ano na ponta em 2020.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Kwid Zen 2019, com 10.000 km rodados. Faz 14 no etanol trânsito misto. Um dos melhores carros que já tive. Super satisfeito. Matéria tendenciosa a de vcs. Sejam profissionais imparciais. Colocam um vídeo falando mal do carro sem perguntar para quem o usa no dia a dia.
Olá!
E um prazer estar falando com vocês. Tenho três dúvidas para dividir com vocês.
1* Quais os prós e contras do honda city ano 2016 em diante.
2* E qual seria a sugestão de custo benefício até R $ 50 mil reais motor acima de 1.0, quantro portas,câmbio manual” detalhe tenho 1,94 alt”.
3*Ouvi rumores da vw tirar o fox de linha, ainda vale a pena comprar um zero km ?
Muito obrigado pela atenção, sou fã do canal e programa .
“Fábio 36 anos/SP capital”
Forte abraço a todos.