[Avaliação] Não necessariamente mais bonito, HB20 fica melhor

Modelo revela evolução em dirigibilidade e eficiência, mas, na versão top de linha Diamond Plus, preço assusta mais que o design

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 07/11/2019 às 10h24
Atualizado em 07/11/2019 às 15h16

É fácil perceber que o design é o aspecto mais controvertido do novo HB20. Em uma rápida olhada nos campos de comentário ou nas redes sociais do AutoPapo, já é possível notar várias críticas ao visual do modelo. A Hyundai justifica afirmando que desenvolveu um estilo inovador, ainda que ele (definitivamente) não agrade a todos. Porém, a um carro, não adianta apenas ser bonito, certo? Se você é da turma que gosta de enxergar outras qualidades, anime-se: o hatch da Hyundai evoluiu nos demais aspectos.

O motor 1.0 turbo foi o grande beneficiado e incorporou injeção direta de combustível. Com três cilindros e 12 válvulas, a unidade desenvolve 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque tanto com gasolina quanto com etanol. Além disso, ele agora é acoplado ao já conhecido câmbio automático de seis marchas da marca. É exatamente esse conjunto que equipa a versão top de linha Diamond Plus do novo HB20, avaliada pelo AutoPapo.

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro

Com o novo 1.0 turbo, o Hyundai HB20 é mais agradável de dirigir que as versões equipadas com o motor 1.6. Isso porque, apesar de menos potente, esse propulsor tem mais torque. E o melhor: a força máxima já está disponível a meros 1.500 rpm. O resultado é muita agilidade, principalmente no trânsito urbano. Na estrada, a abundância de torque também agrada, principalmente em ultrapassagens.

É verdade que, a bordo, são sentidas mais vibrações que nas versões 1.6, típicas do funcionamento dos motores três cilindros. Por outro lado, o motor é bem-casado com o câmbio: as trocas de marchas são suaves e ocorrem em momentos oportunos. Para completar, é possível operar a transmissão sequencialmente por meio de práticas borboletas no volante. Os freios, mesmo com tambores na traseira, também trabalham a contento.

Direção elétrica e motor de baixa cilindrada favorecem eficiência

Outra evolução é a adoção (finalmente) da direção com assistência elétrica. Antes restrito ao HB20X, esse sistema favorece a eficiência energética e dispensa troca periódica de fluido. Mas o melhor é permitir que o volante fique mais leve em manobras. Bastante progressivo, o sistema adotado pela Hyundai agrada também em alta velocidade.

O aspecto no qual o HB20 é menos “novo” é no acerto de suspensão. A Hyundai informa que, apesar de ter mantido a arquitetura com sistemas McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, aplicou nova calibragem ao conjunto.

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro

Na prática, porém, pouca coisa mudou. O modelo ainda tem um rodar firme, que transmite parte das imperfeições do solo para o habitáculo. A contrapartida à absorção de algumas irregularidades é a pouca rolagem da carroceria em curvas. A estabilidade é boa, e o novo HB20 encara estradas sinuosas com confiança.

Boa dirigibilidade, então, o novo HB20 tem. Mas, e o consumo? Também é satisfatório. Nas mãos do AutoPapo, o modelo obteve 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol no tanque. Desse modo, o tanque de 50 litros permite uma autonomia de 525 km com o combustível vegetal.

Plataforma do novo HB20 não mudou

Apesar de a Hyundai ter alterado todas chapas da carroceria, estruturalmente o HB20 não traz quase nada de novo. Alguns pontos receberam reforços, para aumentar a resistência a impactos. Além disso, o entre-eixos do compacto foi alongado em 3 cm. Apesar dos avanços, a manutenção da plataforma implica em pelo menos uma consequência indesejável: os ganhos em espaço interno foram pequenos.

Não que o habitáculo seja acanhado: a bordo, a área é coerente com o porte do carro. A questão é que os concorrentes mais jovens como Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Yaris são mais amplos, principalmente no banco traseiro. Seja como for, dois adultos de média estatura conseguem se acomodar com conforto, desde que os bancos dianteiros não estejam totalmente recuados.

Como em todo hatch compacto, transportar cinco pessoas a bordo resultará em aperto. Ao menos o quinto ocupante conta com a proteção de cinto de três pontos e encosto de cabeça.Além disso, o ressalto no centro do assoalho traseiro não é muito acentuado. Outra bossa é a presença de boa quantidade de porta-objetos para os ocupantes. O maior deles, localizado no console central, tem cobertura, recurso extremamente útil para evitar a cobiça alheia.

Já o porta-malas, que permaneceu com 300 litros, está ligeiramente acima da média da categoria. O banco traseiro bipartido dá versatilidade ao compartimento, mas a base muito alta dificulta as operações de carga e descarga.

Acabamento e ergonomia

O acabamento do novo HB20 manteve o padrão da antiga geração. E isso é bom: afinal, o nível de construção do hatch já estava entre os melhores da categoria. Não é o caso de esperar por sofisticação a bordo: como é comum nesse tipo de veículo, os plásticos duros dominam a cabine. Mas a montagem, sem rebarbas ou irregularidades nos encaixes, é ótima. Ademais, há apoios de braço acolchoados nas portas – inclusive nas traseiras, algo cada vez mais raro no segmento.

Todo redesenhado, o painel ganhou um enorme mostrador digital, que engloba o velocímetro. Embora tenha aspecto um pouco simplório, é inegável que essa solução permite ótima leitura, Além disso, o cluster é completo e inclui o indicador de temperatura do motor. Os demais comandos localizados no painel são acessíveis e intuitivos. As teclas dos vidros elétricos estão bem-posicionadas nas portas.

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro

A posição de dirigir também agrada, com boa ergonomia. O banco, além de contar com regulagem de altura, apoia bem as pernas e a coluna. O volante tem boa pegada e pode ser ajustado nos sentidos longitudinal e vertical.

Central multimídia e demais equipamentos 

Alinhado com a tendência da indústria automotiva, o novo HB20 exibe uma central multimídia com tela flutuante. O equipamento, que é do tipo touch e tem 8 polegadas, permite conectividade com smartphones com plataformas Apple Car Play e Google Android Auto. Há ainda porta USB com função de carregamento, mas só para os ocupantes da dianteira. Deveria existir uma entrada voltada para o banco traseiro.

No mais, a versão Diamond Plus do novo HB20 traz, como destaque entre os equipamentos, o sistema de alerta de colisão. Trata-se de uma exclusividade no segmento, embora o recurso não acione automaticamente os freios como os similares mais avançados. Há também alerta de mudança de faixa.

Hyundai HB20 Diamond Plus - foto Alexandre Carneiro

Entre os itens de segurança, o hatch traz ainda controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e ganchos Isofix com Top Tether para cadeirinhas, além do obrigatório freio ABS. Há apenas quatro airbags: dois frontais e dois laterais. As bolsas do tipo cortina, que protegem a cabeça, seguem indisponíveis na nova geração.

No mais, o novo HB20 Diamond Plus traz chave presencial com botão de partida, bancos e volante revestidos em material que imita couro, sensores e câmera de ré, vidros elétricos com função um toque nas quatro portas, retrovisores elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, controlador e limitador de velocidade, alarme, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina. A Hyundai classifica o ar-condicionado como digital, mas, na verdade, o equipamento pouco difere de um sistema convencional.

Na versão top de linha, novo HB20 tem preço proibitivo

O preço sugerido para a versão Diamond Plus do novo HB20 é de assustadores R$ 77.990. Ao menos não há opcionais: o único item cobrado à parte é a pintura metálica, que adiciona R$ 950. Ainda que entregue bom nível de equipamentos e conjunto mecânico eficiente, trata-se de um valor alto demais para um hatch compacto.

Pode até ser que o estilo controvertido do novo HB20 não represente obstáculo para parte dos compradores. Todavia, o preço elevado certamente constitui um empecilho ainda mais grave, ao menos para quem está interessado na configuração top de linha.

Pontos positivos do novo HB20 Diamond Plus

  • Desempenho
  • Acabamento
  • Equipamentos eletrônicos de segurança

Pontos negativos do novo HB20 Diamond Plus

  • Preço de compra
  • Espaço no banco traseiro

Garantia e manutenção do novo HB20

A Hyundai manteve a garantia de cinco anos para toda a linha do novo HB20. Não há limite de quilometragem para particulares, mas, para pessoas jurídicas, a cobertura é limitada também em 100 mil quilômetros. Para o sistema de áudio, o fabricante oferece assistência por um período menor, de apenas 36 meses.

As seis primeiras revisões têm preços tabelados. Para veículos equipados com o motor 1.0 turbo, a primeira parada, aos 10 mil quilômetros, custa R$ 233,38. A segunda, aos 20 mil quilômetros, sai por R$ 491,57, e a terceira, aos 30 mil quilômetros, por R$ 478,82. O valor sobre para R$ 653,29 na quarta manutenção, aos 40 mil quilômetros, e cai para R$ 451,55 na quinta, aos 50 mil quilômetros. A sexta revisão, aos 60 mil quilômetros, é a mais cara: R$ 890,36.

Ficha técnica Novo Hyundai HB20 hatch Diamond Plus
Motor Dianteiro, transversal, flex, 998 cm³, com três cilindros, de 71 mm de diâmetro e 84 mm de curso, e 12 válvulas, com duplo comando, injeção direta e turbocompressor
Potência 120 cv (gasolina e etanol) a 6.000 rpm
Torque 17,5 kgfm (gasolina e etanol) a 1.500 rpm
Transmissão automática de seis marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Rodas e pneus Rodas de liga leve 5,5” x 15”; pneus 185/60 R15”
Freios discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
Direção assistida eletricamente, diâmetro de giro de 10,42 m
Dimensões 4,94 m de comprimento, 1,72 m de largura, 2,53 m de distância entre-eixos, 1,47 m de altura
Peso 1.091 kg
Vão livre do solo 160 mm
Carga útil 420 kg
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas 300 litros
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21 Comentários
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Caio 3 de abril de 2021

Tenho um hb20S 2021 aspirado Vison 1.0, o veiculo é espetacular considerando a categoria. Simplesmente não têm concorrente para encará-lo. O veículo é extremamente confortável, silêncio absurdo no habitáculo, motor muito forte para um 1.0 aspirado, super econômico – faço 14 km/lts na cidade com ar ligado na velocidade 2 com dois ocupantes no carro e trânsito moderado, ademais, veículo bem construído e com peças de qualidade superior, o interior passa uma impressão de veículo de categoria superior, porta malas ENORME de 475 litros, rodas aro 15 com pneus Michelim de fábrica, ABS, EBD, android car play, tela de 8´polegadas. O veículo não trepida, percebe-se que a Hyundai caprichou no coxim do motor, e o motor é silencioso, bastante silencioso por ser um 3 cilindros – algo que me surpreendeu bastante. Na estrada, o veículo se comporta muito bem, entra com estabilidade em curvas e não rola a traseira, a suspensão é bem acertada, firme mas confortável ao mesmo tempo. Possui 5 anos de garantia com revisões baratas, uma bagatela – para se ter uma ideia a 1º revisão custa 200 reais. Seguro custa 1.800,00 para o meu perfil e, o (IPVA + Licenciamento) sai precisamente 1.200,00. O ar-condicionado gela muito e gela rápido. O comutador de bordo é completo, mas o ponto negativo é que possui um pino da década de 1990 para acessá-lo, realmente ridículo. Enfim, o veículo realmente vale a pena pelo que se oferece atualmente no mercado. Para ser sincero estava na duvida entre o novo Ônix Plus e o Hb20s, mas devido muita consulta, pesquisa, testes etc, acabei optando pelo HB20s, milhões de vezes mais confiável no quesito qualidade de construção e durabilidade das peças e eletrônicos, não é atoa que a Hyundai está oferecendo 05 anos de garantia, ou seja, confiam no produto. Outro ponto é o conforto, não tem como comparar o conforto de um ônix plus em relação ao hb20s, são dois mundos totalmente distintos – o ônix nesse quesito leva uma surra feia, sem dúvida alguma. Enfim, o HB20s já está consolidado no mercado como um veículo confiável e durável, foi esse e outros motivos que me fizeram optar por esse veículo, nessa categoria. E pode acreditar: estou extremamente satisfeito por saber que fiz a melhor escolha. Muitos conhecidos compraram o novo Ônix e hoje estão chorando de raiva, mas é aquilo: infelizmente brasileiro é um povo que compra pela emoção e não com a razão. A compra pela razão não coloca em primeiro lugar a beleza e sim a qualidade do veículo.

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João Paulo 5 de janeiro de 2021

Gostei. Poderia ser mais barato, mas pelo que entrega vale a pena. Não é a toa que continua vendendo um tanto. Depois do Onix foi o que mais vendeu em 2020.

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Mio 5 de maio de 2020

Prefiro o modelo antigo… Espero que o multimídia não dê problema. No modelo antigo era bem comum de uma hora pra outra parar de funcionar. E pior, esses modelos com multimídia quando dão problema, você fica sem som no carro. Além da manutenção caríssima.

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Sergio Dias 19 de março de 2020

Comprei um lauch edition e adorei. Sempre gostei do visual antigo da ford e agora acho q caiu muito bem no hb20….parece um esportivo europeu…em breve os carros eletricos virão de visual arrojado!!! Podemos nos acostumar. Troquei meu onix ltz e não me arrependi.

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Marivaldo Oliveira 30 de janeiro de 2020

Tenho um belo hb29s 2014, mas o lançamento de 2020 foi assim cagaram e pisaram em cima. Que pena o que fizeram com o HB20.

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Neydson Vasconcelos Galiza Rabelo 29 de janeiro de 2020

Um carro tão bacana ficou agora extremamente feio uma pena ia comprar um mas como ficou feio fica para uma outra oportunidade!

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Fernando 15 de janeiro de 2020

Ficou mais frio e continua beberrão.
Parabéns a Hyundai por estragar preocupado atrativo e manter a pior característica. Ficou uma bosta

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Luís Martins 16 de janeiro de 2020

Ah carro feio, nossa o de estavam os engenheiros nessa hora fazerem

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Fernando 14 de janeiro de 2020

Carro muito feio. Principalmente a traseira. Nunca vi uma reestilização tão mal feita. Enfeiaram o carro legal!

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Levino 10 de janeiro de 2020

Carro feio de morrer, horrível parece que foi feita uma cópia daqueles ridículos da FORD de anos anteriores. Estava pensando em comprar um HB 20 mas já desisti.sou cliente a viários anos da GM, adepto ao Prisma excelente carro, mas Onix virou um lixo. Vou analisar outras marcas que tenha bons carros e um bom design.

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VICTOR 8 de janeiro de 2020

Carro horrível.

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daniel 28 de novembro de 2019

Novo HB20 boca de Jundiá. kkkkkk

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Larissa 9 de novembro de 2019

Eu achei o carro bonito. Embora me agrade mais o visual do modelo antigo, entendo que já estava na hora de mudar

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Arnaldo Domingues 7 de novembro de 2019

Todas as marcas tem preços nessa faixa quando topo de linha… Quanto ao desenho quem ache feio não compre, pra mim está muito bem no estilo… Basta de mais do mesmo.

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Carlos Martini 7 de novembro de 2019

Eu gostei do design do novo HB20. Em casa temos: HB20 automático 2018 (ótimo), Peugeot 308 (lindo, mas duro), Sandero (custo/benefício) e Gran Siena (pior de todos, não tem torque, lesma), me interessei muito pelo novo HB20, está nos planos. Os carros que me agradam hoje: HB20, Polo, Kicks.

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ANÔNIMO 5 de janeiro de 2021

O novo HB20 é muito confortável, fiz o test drive e adorei. O design é bonito e diferenciado, mas óbvio que alguns brasileiros conservadores e sem noção de produção de design, iriam chiar. Os caras querem lanterninhas e grades dos anos 90. Coisas delicadinhas, padrãozinho. Uns comentários ridículos. Pode comprar a partir da versão top 1.0, a Evolution, que você vai gostar. Além de todo a tecnologia, ainda tem controle de estabilidade.

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Vitor Teodoroisso 7 de novembro de 2019

corrigindo a materia, O sistema de frenagem de emergência é autônomo e tem eficiência garantida até 50km/h. Ou seja, é capaz de detectar através da camera inteligente no parabrisas, carros ou pedestres no caminho e realizar frenagens de emergência caso necessário com eficiência até os 50km por hora. Acima disso também é acionado, porem, a eficiência de paragem total não é garantida.

E para quem diz que o carro é feio, a frente dele realmente não é das mais bonitas. A traseira é ok. Mas em questão de conforto, tecnologia, eficiência e confiança de uso e mercado, não há outro concorrente. Sem falar do Pós-vendas e garantia da Hyundai, são muito preocupados com a satisfação e confiança do cliente.

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Luiz 7 de novembro de 2019

Hyundai, me desculpe, mas pare de pagar matéria com blá, blá, blá, porque seu carro ficou com design pra lá de ridículo. Mistura de “enfeiamento “ do meu Fiesta com o Ceres, etc. perdeu playboy, não vai vender nada.

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Diego 13 de novembro de 2019

E você ta com toda essa raiva por que mesmo?

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Roberto Ferreira 15 de dezembro de 2019

Amigo diante de tantas especulações fui ver de perto e o HB20X 2020 me agradou bastante a ponto de comprar um,controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, vidros elétricos nas quatro portas, porta malas com tamanho considerável para duas pessoas com iluminação, boa altura em relação ao solo que pra mim que tenho 1.90 ficou dentre outros atributos. Também fui ver o argo trekking e pelo mesmo valor não tem controles de estsbilidade e tração, assistente de partida em rampa, luz no porta malas. Essa é minha opinião.

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Caio 3 de abril de 2021

Não vai vender nada? hahaha…. acho que se enganou hein!!!

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