Quais são carros mais vendidos de todos os tempos no mundo?
O mercado brasileiro pode ser grande, mas ele representa uma parcela pequena da esfera global; os dados que vocês verão nessa lista são impressionantes
O mercado brasileiro pode ser grande, mas ele representa uma parcela pequena da esfera global; os dados que vocês verão nessa lista são impressionantes
Todos sabemos que o Volkswagen Gol foi o carro mais vendido na história do Brasil. Suas 8,5 milhões de unidades produzidas entre 1980 e 2022 o colocaria em 17º colocado na lista dos carros mais vendidos no mundo.
Ironicamente, ele ficaria logo atrás do Fiat Uno, que vendeu 8,8 milhões de unidades se somarmos o modelo brasileiro com o europeu. Esses números ainda são uma fração perto do que veremos a seguir no top 10 dos carros mais vendidos no mundo.
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O carro mais vendido no mundo de todos os tempos é o tradicional Toyota Corolla. No Brasil ele é conhecido por ser um sedã médio, mas o nome Corolla já foi usado em hatches, cupês e peruas.
A história dele começou em 1966 com um sedã de 2 portas de motor dianteiro e tração traseira. Conceitualmente não era muito diferente do Chevrolet Chevette.
O Toyota Corolla conquistou esse título de carro mais vendido do mundo da mesma forma que conseguiu a liderança no segmento de sedãs médios no Brasil: sendo um meio de transporte competente e confiável. Essa é a melhor forma de fidelizar o público, sendo um carro que não deixa o dono na mão.
Em muitos lugares do planeta o Toyota Corolla é sinônimo de carro. Em países com condições mais precárias de rodagem, clima extremo e outros tipos de adversidade ele é o carro que mais comum fora os utilitários — que quase sempre são da marca japonesa.
Os EUA é um país dependente do automóvel e o tipo de veículo mais comum lá são as caminhonetes. Por isso a líder de mercado deles é o segundo carro mais vendido no mundo.
A Série F é a família de caminhonetes grandes da Ford, que começou em 1948 com a F-1. Hoje ela é representada pela F-150, F-250, F-350 e F-450. Existem modelos maiores na família que são classificados como caminhões.
As picapes da Ford foram vendidas no Brasil, com as antigas F-100 e F-1000 marcando época pela robustez. A F-250, mais recente, ainda é muito amada por fãs e isso é visto por sua valorização no mercado de usados.
Hoje recebemos a F-150 importada, que é praticamente um carro de luxo com motor V8 e capaz de rebocar meio mundo. A versatilidade dela em conseguir ser boa para o trabalho e servir como carro de passeio ajuda a entender o motivo de vender tanto.
O Golf nasceu há 50 anos com uma tarefa muito difícil: ser o substituto do Fusca. A Volkswagen criou sua imagem graças a fama do velho besouro, que por sua vez era algo diferente do habitual com seu motor traseiro refrigerado a ar. Substituí-lo por um carro convencional seria uma loteria.
Foi por isso que a VW caprichou no Golf, usando motor transversal e um belo desenho assinado por Giorgetto Giugiaro. O hatch foi um sucesso na Europa, sendo o líder do continente por muitos anos. Faz pouco tempo que ele perdeu esse posto para o Peugeot 208.
A qualidade do interior, mecânica confiável e o prazer ao dirigir sempre foram os principais atributos do Golf em todos os mercados por onde passou. É por isso que ele é o terceiro caro mais vendido no mundo.
No Brasil conhecemos o Honda Civic como eterno rival do Corolla no segmento de sedãs médios. Globalmente ele emplacou mais como hatch, a virada para três volumes foi durante os anos 90.
Fora a tradicional confiabilidade japonesa, um fator que ajuda muito a deixar o Civic entre os carros mais vendidos no mundo é a dirigibilidade. Ele sempre se destacou por ser uma opção mais voltada aos entusiastas em seu segmento.
No Brasil o Corsa é vendido pela Chevrolet e foi um dos maiores sucessos da marca. Ele chegou em 1994 com projeto moderno, injeção eletrônica e confiabilidade. Sua produção durou até 2016, já com o nome Classic.
O projeto original do Corsa é da alemã Opel, que foi a divisão europeia da General Motors por quase um século e hoje pertence a Stellantis. Ele sempre esteve entre os mais competitivos do velho continente, brigando com VW Polo, Ford Fiesta, Renault Clio e outros.
O Corsa atual usa a plataforma do Peugeot 208 e os motores 1.2 Puretech da montadora francesa. A Opel já foi responsável por desenvolver os motores de 4 cilindros da GM para todo o planeta, alguns deles ainda estão em produção como o 2.0 turbo que equipou o Equinox.
A Nissan faz uma verdadeira salada com os nomes de seus carros pelo mundo. Vários modelos já receberam esse nome em alguns mercados, com ele sendo usado atualmente no Versa.
Uma das ocasiões onde o nome Sunny bombou e garantiu o seu lugar na lista dos carros mais vendidos no mundo foi durante os anos 90. O hatch médio Pulsar e o sedã Sentra foram chamados dessa forma e garantiram boas vendas.
A Lada nasceu como uma contribuição entre os italianos com os soviéticos. O primeiro carro da marca, o 2101, era uma versão mais parruda do Fiat 124. Cada atualização ele ganhava um nome novo, o 2105 foi o modelo de faróis quarados lançado nos anos 80.
O Lada foi o carro mais vendido na União Soviética por ser o carro popular do país. O 2105 foi exportado para quase todo o planeta, incluindo a Europa, o Canadá e o Brasil, onde se chamou Laika.
Ele seguiu em produção mesmo com o fim da União Soviética. A produção só parou em 2015, com a tentativa da Lada de modernizar a gama.
Se a Chevrolet não tivesse mudado a nomenclatura de suas caminhonetes, era bem capaz delas estarem aqui. O carro mais vendido da marca em todo o mundo foi o Impala até por ser um dos nomes mais longevos da montadora.
O Impala nasceu como o topo de linha da Chevrolet, em uma época onde ela fazia apenas um carro cada nível de acabamento era tratado como um carro diferente. Nos anos 60 foi lançado o Caprice como topo de linha e o Impala virou intermediário, o que ajudou a popularizar mais o nome.
Nos anos 90 o Impala voltou como versão esportiva do Caprice, que durou 3 anos. Em 1999 foi lançado um novo carro grande da marca usando esse nome, com tração dianteira, que fez sucessos com frotistas.
Não seria uma surpresa de saber que o carro mais vendido na história da BMW seria o Série 3. Ele foi o sucessor da família 02, que ajudou a popularizar a marca alemã.
O Série 3 deixou de ser o carro de entrada após a estreia do Série 1, mas ainda assim continua sendo o modelo mais popular da BMW. Ele é referência em sedã executivo esportivo, assim como o VW Golf é de hatch médio e o Toyota Corolla é de sedã familiar.
A Renault teve muitos carros compactos de sucesso em sua gama, como o R12, o 5, o 4CV e o Dauphine. O Clio, apresentado em 1991, veio como sucessor do Super 5 e já está na quinta geração.
No Brasil e em outros países emergentes ele deu lugar ao Sandero, mas na Europa o Clio segue firme e forte. Ele poderia estar mais a frente na lista dos carros mais vendidos no mundo se o nome estivesse em uso por mais tempo.
Os carros elétricos já são uma realidade. Para muitos motoristas esse tipo de veículo atende muito bem a suas necessidades e isso criou uma segmentação no mercado de vários países.
O carro elétrico mais vendido no mundo até o presente momento é o Tesla Model 3. Ele veio para ser o carro de entrada da marca e competir com o BMW Série 3. Antes mesmo do lançamento a montadora já havia conseguir 500 mil pedidos do sedã.
Hoje o Model 3 é produzido nos EUA e na China, que ajuda a atender a demanda global. Ele perdeu um pouco de espaço para seu SUV, o Model Y.
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