Dos 10 carros mais vendidos, estes são os melhores e piores no mercado de usados
A maioria dos modelos que tem bom desempenho no mercado de veículos 0 km repetem o sucesso entre os seminovos; confira lista
A maioria dos modelos que tem bom desempenho no mercado de veículos 0 km repetem o sucesso entre os seminovos; confira lista
O carro que faz sucesso nas vendas de como zero km sempre irá reconfirmar essa façanha quando for um carro usado, visto que o consumidor continua acalentando o desejo de adquiri-lo. Esta é uma regra praticamente legendária no segmento de carros seminovos no Brasil. Mas e quando convertemos essa regra para a prática, pesquisando dados e apontando as respectivas desvalorizações de cada modelo? Ou a eventual valorização?
A Mobiauto, Autotech do setor automotivo que mais cresceu em 2023, acaba de realizar uma pesquisa em sua base de dados que apura as cotações de dez campeões de vendas no Brasil. A apuração foi bem simples: quanto esses carros zero km custavam – na média de todas as versões – em julho de 2022 e quais os valores que aqueles compradores que os adquiriram conseguem vendê-los hoje, como seminovos?
VEJA TAMBÉM:
O levantamento verificou os preços de Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Argo, Mobi e Strada, Hyundai HB20 e Creta, Jeep Compass e VW Polo e T-Cross, sempre ano-modelo 2023.
O grande campeão está sempre frequentando o pódio dos modelos mais vendidos do país. “O Chevrolet Onix teve um resultado excepcional. Quem comprou esse carro há um ano, usou o modelo por todo esse período e, hoje, em média, possui um bem que vale cerca de 5% a mais”, comenta Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
O executivo ainda destaca as performances de Jeep Compass e Hyundai Creta, segundo e terceiros colocados na pesquisa. “São dois SUVs que entregam tecnicamente o que o cliente espera e, mais do que isso, ainda rendem bons dividendos, visto que, atualmente, valem 4,24% e 3,18% a mais, respectivamente, do que quando foram tirados das concessionárias”, ressalta.
Modelo | Preço 0 km Jul. 22 | Preço seminovo Jul. 23 | Variação do preço |
---|---|---|---|
Chevrolet Onix | R$ 83.910,62 | R$ 88.095,21 | 4,99% |
Jeep Compass | R$ 181.780 | R$ 189.488,15 | 4,24% |
Hyundai Creta | R$ 141.200,26 | R$ 145.695,39 | 3,18% |
Fiat Strada | R$ 110.845,08 | R$ 111.139 | 0,27% |
Fiat Argo | R$ 79.930,17 | R$ 79.837,87 | -0,12% |
Chevrolet Onix Plus | R$ 94.154,13 | R$ 93.533,98 | -0,66 |
Hyundai HB20 | R$87.860,40 | R$ 86,216,62 | -1,87% |
VW Polo | R$ 101.900 | R$ 96.945 | -4,86% |
VW T-Cross | R$ 153.302,50 | R$ 138.596,67 | -9,59% |
Fiat Mobi | R$ 65.179,23 | R$ 57.809,58 | -11,31% |
Na outra ponta da tabela, os piores resultados vieram do VW T-Cross e do Fiat Mobi. Sant Clair explica. “Meses atrás, quando o governo federal criou a desoneração triburária para impulsionar as vendas de carros novos por um período definido, esses dois modelos foram atingidos em cheio e tiveram bons volumes de vendas em virtude das reduções. Mas, como o 0 km caiu de preço, o usado também caiu. E essa queda mais acentuada se mantém até hoje, o que explica um delta percentual tão significativo frente ao que ele custava zero km há um ano”, diz.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |