Últimos da espécie: 5 carros cujos segmentos devem ser extintos
Depois que esses veículos saírem de linha, mercado simplesmente ficará sem alternativas com características técnicas semelhantes
Depois que esses veículos saírem de linha, mercado simplesmente ficará sem alternativas com características técnicas semelhantes
Existem automóveis únicos em seus segmentos: não enfrentam concorrentes capazes de oferecer características similares. Alguns desses carros têm público cativo e devem permanecer no mercado por um bom tempo, mas outros são espécies em extinção e, quando saírem de linha, não serão substituídos, ao menos de maneira direta, por outros modelos.
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O AutoPapo fez um listão com 5 veículos de categorias em extinção. Alguns segmentos, como o de hatches médios, já foi representativo, mas acabou engolido pelos SUVs. Outros, como o de multivans, nunca foram expressivos comercialmente. Seja como for, esses modelos são os últimos de seus gêneros, verdadeiros casos únicos no mercado de carros. Confira!
O segmento de hatches médios já foi um dos mais importantes para a indústria automobilística. Porém, ao longo da última década, esses modelos foram perdendo cada vez mais participação no mercado de carros. Desde 2019, quando Ford Focus e Volkswagen Golf saíram de linha, resta apenas um produto na categoria: o Chevrolet Cruze Sport6.
Lançada no Brasil em 2016 e reestilizada no ano passado, a gama Cruze ainda é atual em termos de mecânica e projeto. Os preços entre R$ 105.290 e R$ 129.790 não são baixos, mas o sedã, cujos valores estão em igual patamar, mantém um razoável volume de aproximadamente 900 emplacamentos por mês. Já o hatch sequer aparece no ranking dos 50 veículos mais vendidos do país, divulgado pela Fenabrave.
Ademais, há a questão de que o Cruze não terá sucessor em nível global. O modelo é produzido na Argentina e, por lá, o fim da linha não é iminente; porém, quando isso ocorrer, não haverá nova geração. A Chevrolet ainda tem algumas opções para substituir o sedã, entre as quais o Monza chinês. Mas um novo hatch está descartado.
Outro veículo da Chevrolet que pertence a um segmento fadado à extinção é o Spin. Trata-se do último monovolume que ainda habita o mercado nacional, ao menos numa faixa de preço mais acessível: é que a Kia comercializa o Grand Carnival, mas, nesse caso, o preço é de R$ 329.990.
Por sua vez, o Chevrolet Spin tem valores de tabela entre R$ 77.990 e R$ 101.750, que fazem dele o o carro de 7 lugares mais acessível do país. Esse é justamente um dos pilares mercadológicos do modelo, que mantém, em 2020, uma boa média de cerca de 1.300 unidades emplacadas por mês, segundo dados da Fenabrave.
Com bom desempenho mercadológico e sem concorrentes diretos, o Spin permanecerá como está por mais alguns anos. Porém, informações extraoficiais apontam que a futura geração não manterá o formato de monovolume: será um crossover, com elementos de estilo de SUV, com 7 lugares, baseado na plataforma GEM (a mesma dos novos Onix e Tracker).
Houve uma época em que os carros de duas portas dominavam o mercado brasileiro. Porém, o jogo virou e eles estão quase extintos: até os compactos de entrada, atualmente, vêm sempre com quatro portas. Assim, com exceção de modelos esportivos, a única opção do mercado brasileiro com esse tipo de solução é a Volkswagen Saveiro Cabine Dupla.
Lançada em 2014, a Saveiro Cabine Dupla seguia os passos da concorrente Strada, que a partir de 2009 passou a ser comercializada com esse tipo de carroceria, também com duas portas. Só que a arquirrival da Fiat ganhou uma exótica terceira porta já em 2013: isso sem falar na nova geração, lançada recentemente, que passou a adotar quatro.
O futuro da Saveiro é desconhecido: primeiramente, a Volkswagen vai lançar uma nova picape intermediária, com porte maior que o dela, mas menor que o da Amarok, baseada no SUV Tarok. Assim, nos próximos anos, a cabine dupla continuará com duas portas. Porém, mesmo se a picape permanecer em produção e for renovada, deverá abandonar tal solução.
Hoje, segundo a Fenabrave, a Saveiro mantém uma boa média de 2.300 emplacamentos mensais, mas os números não fazem distinção entre as duas configurações de cabine. Vale lembrar que a carroceria com cabine estendida saiu de linha em 2019. A Cabine Dupla é comercializada nas versões Robust, por R$ 73.490, e Cross, por R$ 93.590.
Os carros do tipo multivan nunca predominaram no mercado, mas o segmento já contou com modelos como Renault Kangoo e Citroën Berlingo. Nesses veículos, o que conta é a versatilidade para transportar passageiros ou carga, além do espaço interno generoso. Com a extinção dos concorrentes, o Fiat Doblò tornou-se o último representante da espécie.
Na Europa, o Doblò ganhou uma nova geração, mas a Fiat não tem intenção alguma de lançá-la por aqui. Ao que tudo indica, quando sair de linha (o que poderá ocorrer no ano que vem, devido à obrigatoriedade de controle de estabilidade a partir de 2022), o utilitário simplesmente ficará sem substituto.
Até lá, o Doblò segue à venda com uma gama enxuta: atualmente, a Fiat disponibiliza apenas as versões Essence, de 7 lugares, por R$ 101.690, e Cargo, do tipo furgão, por R$ 89.990. Presente no mercado brasileiro desde 2001, o veículo é um dos mais antigos fabricados no país.
Tudo bem, não é exatamente o caso de dizer que o Fiat Cronos pertence a um segmento em extinção. Afinal, a categoria de sedãs compactos é muito representativa do ponto de vista comercial. Entretanto, a versão Drive 1.3 GSR, em particular, é a última de sua espécie: trata-se do único automóvel com câmbio automatizado de uma só embreagem ainda vendido no Brasil.
Cabe destacar que ainda existem carros com câmbio automatizado de dupla embreagem: esse sistema segue vivo, especialmente em modelos esportivos. Por outro lado, os similares de uma embreagem foram rejeitados pelos consumidores e, consequentemente, preteridos pela indústria. Volkswagen, Chevrolet e Renault já retiraram essa opção do catálogo.
A Fiat seguirá o mesmo caminho: no ano que vem, lançará um novo câmbio automático do tipo CVT para motores de baixa cilindrada e abandonará de vez o sistema automatizado. Enquanto o desenvolvimento não é concluído, o Cronos Drive 1.3 GSR prossegue à venda, com preço de R$ 66.690. As versões com motor 1.8 já trazem uma transmissão automática de seis marchas.
Fotos: Divulgação
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Como só ando na estrada e em horário noturno, o câmbio automatizado aprovou. Vendi meu Stilo Dualogic 2008, com 110 mil km. e não tive nenhum problema. Gosto de limpador de vidros traseiros,portanto o Cronos não me servia, Comprei um Argo 2019, O km. Continuo pagando para ver. Estou fazendo 16 na estrada rodando entre 90 a 110. Consumo de carro manual.
Gostei da informações