5 carros que mudaram muito de uma geração para outra

Listamos aqui cinco casos onde as montadoras ousaram bastante na troca de de gerações de seus carros, em muitos só sobrou o nome

land rover defender 90
Nesses só reaproveitaram o nome (Foto: Land Rover | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/06/2025 às 09h00

Tem marcas que são conservadoras quando mudam a geração de um carro e faz evoluções mantendo a identidade. Mas em outros casos elas promovem verdadeiras revoluções, a ponto de só restar o nome.

Essas ousadias na troca de gerações podem ser apostas arriscadas, o público pode gostar muito ou odiar profundamente. Vamos listar cinco casos onde os carros mudaram muito.

VEJA TAMBÉM:

1. Hyundai Azera/Grandeur

hyundai grandeur 2022 preto
O Azera que foi vendido aqui não tinha essa ousadia (Foto: Hyundai | Divulgação)

O Hyundai Azera era um sedã grande comportado, com visual bem careta. Nesse segmento isso não é um demérito, quem compra esse tipo de carro é um público mais maduro e discreto.

Na geração atual, lançada em 2022, esse carro mudou bastante. A atual identidade visual da Hyundai é bastante ousada, com iluminação diurna sendo feita por uma barra em LED e os faróis ficando nos cantos do para-choque.

Com o Azera o choque foi maior. O sedã ficou com um terceiro volume bem curto e o vidro espia fica separado das outras janelas. Por dentro a revolução foi maior e parece um estilo retrô inspirado em carros dos anos 80.

O que não mudou é o fato de ser um sedã grande de tração dianteira com opção de motor V6. Existe também opção de powertrain híbrido.

2. Land Rover Defender

land rover defender 110 d240 explorer pack frente
O novo Defender tem boas capacidades, mas tem o auxilio da tecnologia para isso (Foto: Land Rover | Divulgação)

O Land Rover Defender original era uma continuação do primeiro carro da marca, o jipe lançado em 1948. Ele saiu de linha em 2016 como um dos carros mais longevos da história.

O nome Defender voltou em 2019, com um SUV moderno bem diferente do jipe rústico original. A Land Rover fez um carro que usa a tecnologia para ser bem capaz no fora de estrada.

A nova geração do Defender tem suspensão independente nas quatro rodas de curso longo, com opção de molas pneumáticas, motores turbo modernos, sistema híbrido leve e toda a tecnologia que poderia vir em um carro de 2020. Mas ele mantinha atributos de um bom fora de estrada como a tração 4×4 com reduzida e preparação para receber guincho.

O Defender moderno é o modelo mais utilitário da marca hoje. Ele tem a versão 90, com 2 portas, e as longas 110 e 130 com quatro portas. Também há versão furgão na Europa, sem os bancos traseiros e assoalho em borracha.

3. Mitsubishi Eclipse

Mitsubishi Eclipse Cross azul estacionado de frente em ambiente fora de estrada
O esportivo foi crescendo e perdendo o tempero com o tempo, já o Eclipse Cross é um dos mais esportivos de seu segmento (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

O Mitsubishi Eclipse nasceu de uma moda, a dos cupês esportivos compactos. Nos anos 90 havia uma infinidade de opções nesse segmento, alguns eram apenas carros de duas portas sem ter versões esportivas de fato.

O Eclipse se destacou pelo desenho e por ter a versão esportiva GSX, com motor turbo e tração integral. A partir da terceira geração começou a ficar mais sedado, perdeu a tração integral e o motor topo de linha passou a ser um V6 comportado vindo de sedãs.

O quarto, e último Eclipse, era um carro maior, pesado e que não chamava a atenção pela dinâmica. Modelos como o Nissan 350Z, o Chevrolet Camaro e o Audi TT agradavam mais aos entusiastas.

Após sair de linha em 2011, o nome Eclipse voltou com o sobrenome Cross em um SUV médio. Não podemos chamar isso de uma nova geração, pois são considerados carros diferentes, mas há o elo no batismo.

Apesar dos entusiastas chiarem nas redes sobre o nome ser usado em um SUV, o Eclipse Cross está entre os mais esportivos do segmento. Ele estreou um motor 1.5 turbo novo da marca e possui opção de tração integral, é longe de ser o GSX dos anos 90, mas diverte mais que seus rivais.

4. Chery QQ

chery qq ice cream happy peach rosa frente
O QQ Ice Cream é um microcarro elétrico de 27 cv e feito para mulheres (Foto: Chery | Divulgação)

O Chery QQ é um dos nomes mais longevos da indústria chinesa. Sua primeira geração, lançada em 2003, era uma cópia do Daewoo Matiz.

A segunda geração deixou de ser uma cópia, mas ainda era um subcompacto urbano de desenho arredondado e com motor a combustão. Foi na terceira geração que ele virou outro carro.

O nome agora é Chery QQ Ice Cream e ele virou um microcarro urbano de 2 portas. Ele usa motor elétrico de apenas 27 cv, mais fraco que qualquer motor a combustão usado pelo QQ antigo, que o leva a uma velocidade máxima de 100 km/h.

O QQ Ice Cream é focado no público feminino e utiliza cores em tons pastéis — incluindo rosa. Esse tipo de divisão ainda existe na China.

5. Jeep Commander

jeep commander limited 2005 prata frente
O Jeep Commander original era um SUV enorme com motor V8, bem diferente do nacional (Foto: Jeep | Divulgação)

Poucos lembram, mas o Jeep Commander não foi o primeiro carro a usar esse nome. A primeira geração dele era algo completamente diferente: um SUV com três fileiras de assentos derivado do Grand Cherokee, feito para competir nos EUA contra os tradicionais Chevrolet Tahoe e Ford Expedition.

O seu desenho era inspirado no compacto Jeep Cherokee XJ dos anos 80, o que é irônico. Esse Commander chegou a ser vendido no Brasil, equipado com motor V8 5.7 Hemi.

Já o nacional foi o primeiro carro da Jeep projetado no Brasil. Ele é um modelo derivado do Compass, com sete lugares. Foi também o carro mais luxuoso criado inteiramente no Brasil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário