Carros nacionais dos anos 90: conheça 10 bons modelos para comprar
Selecionamos alguns veículos que marcaram época, mas ainda têm preços em patamares razoáveis: confira o listão!
Selecionamos alguns veículos que marcaram época, mas ainda têm preços em patamares razoáveis: confira o listão!
Você quer um automóvel antigo, mas os modelos das décadas de 70 e 80 já estão com preços exorbitantes? Então, que tal um “neocolecionável”? Nesse caso, o veículo ainda não tem 30 anos, mas está perto de atingir essa marca. Além do mais, existem muitos carros interessantes fabricados durante os anos 90.
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O AutoPapo enumerou 10 opções dentro desse perfil, todas de produção nacional. Os preços tomam como base os levantamentos da Kelley Blue Book (KBB) e pesquisas em classificados na internet. Confira o listão de carros dos anos 90 que são boas opções de compra!
Durante anos, o Corsa permaneceu em uma espécie de limbo, enquanto os demais membros da gama GSi, como Kadett e Vectra, começaram a despertar interesse. Talvez porque ele seja o menos potente entre os esportivos da Chevrolet, ainda que o motor 1.6 16V desenvolva ótimos números: são 108 cv de potência e 14,8 kgfm de torque.
Nos últimos anos, porém, o Corsa GSi começou a entrar no radar dos entusiastas. Mesmo assim, o preço de tabela da KBB por um exemplar de 1996 é de acessíveis R$ 13.828. Mas um veículo em condições excepcionais de conservação pode chegar a mais de o dobro desse valor.
O Omega foi o mais luxuoso entre os carros brasileiros dos anos 90, principalmente na versão top de linha CD. Mecanicamente, os destaques eram a tração traseira e os motores de seis cilindros em linha: entre 1992, o ano de lançamento, até 1994, o sedan adotava um 3.0 alemão da Opel, capaz de desenvolver 165 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. A partir da linha 1995, essa unidade foi substituída pelo tradicional 4.1, com 168 cv e 29,1 kgfm.
As duas motorizações têm prós e contras: o 3.0 é mais girador, porém, por ser importado, tem manutenção mais cara e difícil. Já o 4.1 tem muito torque em baixa e maior disponibilidade de peças para reposição, mas apresenta consumo mais alto. Um Omega 1998, último ano de fabricação, tem preço de tabela de R$ 16.726; entretanto, uma unidade impecável pode chegar a três vezes esse valor.
Acessível não é a melhor palavra para descrever a Dodge Dakota. Isso porque a picape, fabricada no Brasil de 1998 a 2001, já começou a valorizar. Contudo, como a tendência é que os preços continuem em alta nos próximos anos, quem pretende adquirir uma unidade não deve ficar esperando por muito mais tempo.
Os exemplares mais apreciados são os equipados com o motor 5.2 V8, capaz e desenvolver 232 cv e 40 kgfm, fabricados a partir do ano 2000. Assim, para enquadrar a picape tanto em um patamar razoável de valor quanto aos carros dos anos 90, a cotação de preços é para a versão 3.9 V6, de 177 cv e 31,3 kgfm. O valor médio de uma Dakota 1998 com cabine estendida é de R$ 23.200. Porém, veículos em bom estado são bem mais caros.
Quem acompanhava a imprensa automotiva durante os anos 90 sabe o Tempra Turbo era o mais veloz dos carros nacionais da época. Mérito do motor 2.0 turboalimentado, capaz de desenvolver 165 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Esse propulsor equipou também a versão Stile, que se diferenciava pela carroceria de quatro portas. A mecânica não é complexa, mas encontrar peças pode ser tarefa desafiadora.
O mais interessante da linha, contudo, é realmente o Tempra Turbo, com a bela carroceria de duas portas. Poucas unidades dessa versão foram produzidas, todas em 1994, já como modelo 1995. Por isso, é raro encontrar esse modelo à venda. Veículos fabricados antes de 1996 não constam nas tabelas da KBB, mas uma busca em sites de vendas revelou exemplares com preços entre R$ 10 mil e R$ 30 mil.
Para muitos, o Palio mais divertido de todos os tempos foi o da primeira safra, fabricado entre 1996 e 2000, equipado com o motor italiano Torque. Essa versão era a top de linha e desenvolvia 106 cv e 15,1 kgfm, que asseguravam desempenho muito bom ao hatch. E não há motivo para temer a manutenção, que não é demasiado complicada ou cara.
O interior era sofisticado para os padrões da época, com forrações em veludo azul: entre os opcionais, havia airbags e até teto solar. Uma unidade fabricada em 1997 tem preço médio de R$ 10.592. Nessa época, o Palio ainda era comercializado com carrocerias de duas ou quatro portas: a primeira tem maior potencial de valorização, já que entrou em extinção no Brasil.
Se você quer um Ford Escort XR3 da última safra, há uma notícia boa e outra ruim. Primeiramente, vale ressaltar que os preços do esportivo não dispararam como o de concorrentes como Gol GTi ou Vectra GSi. Porém, isso vale apenas para exemplares com carroceria hatch, pois o conversível tem valor bem mais elevado. Ambas as configurações são equipadas com o motor AP 2.0 de 116 cv e 17,7 kgfm.
Essa última safra chegou ao mercado em 1992, já como modelo 1993, e resistiu até 1996. Para um hatch do último ano de fabricação, o preço médio é de R$ 7.889, mas bons veículos podem chegar à casa dos R$ 30.000. Já para o conversível, a KBB aponta um valor de R$ 8.078, sendo que há exemplares anunciados por mais de R$ 50.000. Para um dos carros esportivos mais icônicos dos anos 90, pode nem ser tanto assim…
Eis um dos carros mais obscuros dos anos 90: muita gente nem sabe que ele existiu. Quando foi nacionalizado, em 1996, o Fiesta ainda era movido pelos motores da linha Endura, que não primam pelo desempenho. A exceção era a versão top de linha CLX, que trazia um Zetec 1.4 16V sob o capô, capaz de desenvolver 89 cv e 12,5 kgfm. Moderno, entregava bom torque desde as baixas rotações e era “lisinho” em alta.
A manutenção requer oficinas capacitadas, e serviços corretivos podem ter custos elevados. Por outro lado, o Fiesta CLX tem preço médio muito em conta: unidades fabricadas em 1998 saem, no geral, por R$ 9.496. É difícil encontrar exemplares em bom estado, mas, se possível, vale a pena priorizar aqueles com carroceria de duas portas.
A história do Civic nacional chegará ao fim neste ano, pois a Honda não produzirá no Brasil a nova geração, recém-lançada no exterior. Se por um lado, essa notícia pode fazer com que exemplares mais novos percam mercado, por outro tende a despertar interesse pelos antigos. E, já que é para ser saudosista, que tal uma unidade de 1998, o primeiro ano-modelo? Afinal, foi o que sedan inaugurou a fábrica de Sumaré (SP), em outubro de 1997.
A versão top de gama EX tem motor 1.6 de 127 cv e 14,8 kgfm graças ao sistema VTEC, mas vem somente com câmbio automático de quatro marchas, que limita o desempenho. Nesse caso, o preço médio é de R$ 13.857. Por sua vez, um Honda Civic EX, sem o sistema de variação de válvulas, rende 106 cv e 14,2 kgfm, porém traz uma precisa caixa manual de cinco velocidades. Ademais, custa um pouco menos: R$ 13.112.
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Os preços do Gol GTi de primeira geração dispararam: exemplares em bom estado já superaram a barreira dos R$ 100 mil há algum tempo. Por isso, quem deseja o hot hatch da Volkswagen mas tem orçamento mais limitado deve recorrer à segunda safra do modelo, conhecida como G2. E com motor AP 2.0 de 8 válvulas, pois o 16V também já começou a valorizar.
Com 109 cv e 17 kgfm, essa versão pode até não ter o vigor do 2.0 16V, que entrega 145 cv e 18,4 kgfm, mas ainda assim proporciona desempenho muito bom. O preço médio é de R$ 14.702, porém pode dobrar para veículos em condições excepcionais. De qualquer modo, é a mais em conta entre todas as configurações do Gol GTI.
Puristas tanto da Volkswagen quanto da Ford costumam “torcer o nariz” para os produtos híbridos entre ambas, que existiram entre 1987 e 1996: nesse período, as duas fabricantes formaram uma holding batizada de Autolatina. Porém, veículos dessa fase têm despertado meios interesse com o passar do tempo, e um dos mais interessantes é o Logus da série especial Wolfsburg.
O modelo compartilhava a mecânica com o “irmão” Pointer GTi, mas tinha decoração mais sóbria. Em ambos, o motor é o AP 2.0 com injeção multiponto, capaz de render 115 cv e 17,4 kgfm. O preço médio é uma pechincha: R$ 8.670. Mas, devido à produção limitada, o Logus Wolfsburg se tornou um dos carros mais raros dos anos 90. Por isso, exemplares em ótimo estado podem chegar à casa dos R$ 30 mil.
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Faltou falar do mito: VW SANTANA!!!
Eu sugeriria também o Astra 95-96, importado. Tive um que ficou comigo até uns 5 anos atrás. Vendi com dor no coração.
tenho un audi 80 td 1600 comforto ainda me sirvo dele e fonciona ben
Faltou o Uno 1.5 r turbo i.e,Elba 1.5, Prêmio 1.5.
faltou o uno e o fiat premio a a elba e o astra
E o Monza tubarão esqueceram ,tive um 96 gls completo de tudo ,me arrependo até hoje de ter vendido
Palio16v? Corsa e fiesta? Kkkkk vcs estão de brincadeira né?
Poderiam remover eles dessa lista e dar lugar ao Voyage, Santana, Versailes, Vectra e kadett
Deixaram o SANTANA de fora?? Sei…
Verdade. Santana era um carrão, ainda mais se fosse o executive.
Gostaria muito de ter um carro deste mas não posso comprar porque sou salário mínimo sempre quis possuir este carro de ano 90 mais nunca posso mais dou graças a Deus por essa concessionária que ela possa vender para os crentes que possa comprar eu gostaria de ter esse carro na Vinho sou servo de um Deus que podem trocar um dia nenhuma concessionária pra mim prezentiar com esse carro porque o Deus que eu servo é dono do ouro e da parta Deus abençoe vocês ai tem um ótimo dia
Boa tarde, deveria fazer parte dessa grande seleção o SANTANA EXECUTIVO 90 UM DOS MELHORES MODELOS.
Excelente Boris a matéria da Honda, explicou em poucas palavras relatando o nosso mercado. Pena que o City Hatch acima dos 100 mil reais, na verdade quase todos estão acima deste patamar.
É sério que esses carros são boas opções de compra?
Será que encontra algum em bom estado? Se encontrar, já pensou no custo de achar peças e manutenção?
O Logus teve protótipo de testes antes de ser lançado?
Respeito e acompanho, mas com a experiência de ter trabalhado em oficina mecânica e depois autopeças de 1990 a 1998 acho estranho a maioria dos carros dessa lista.
Meu voyage sport coloca mais da metade desses carros aí no bolso.
Tenho o Palio 1.6 16v meu carro que é um chodó pra mim. Não vendo vai ficar de relíquia na minha garagem.
Esqueceu a Parati tinha q estar no topo ,Santana tbm.sou fã de mais.coloca muito carro novo no solado
Fiesta, palio só moeram, e não são carros ÓTIMOS. O palio é menos ruim o 1.6 16V, mas se você não for o mecânico, ou não conhecer uma oficina confiável, quase todos da lista vão falir o bolso de um entusiasta despreparado e sonhador
tenho um santana, 97 1.8
minha paixão
Eh oq dizer do VW GOLF GL 1.8 mad ind GERMNY?????? Eh bão?????
VW GOLF GL 1.8 eh ano fabricação 1995
bão????
Eu tenho uma jóia dessa. Santana é um mito!
Muitos carros legais nos anos 90, deve ser dificil para o Boris escolher 10, tenho um vectra 98 cd top de linha, não vendo por nada também, abs, airbag, ar digital, teto solar, computador, comandos no volante e por ae vai, tudo num nacional dos anos 90… tive tbm um Pointer GTI, carro fantástico, aguentou muita pancada como primeiro carro.
Cadê o Santana nesta lista, um dos melhores carros até hoje fabricados.
Cadê o mito?!!!
Mito vai puxar c@deia em breve
Só lembrou das porcarias desse período,salvo o Omega e o golf GTI! Acho que não pesquisou sobre os modelos lançado nesse época ou não conhece do assunto.palio e Corsa… kkkkkk ?
Cade o vectra,accord e o marea nessa lista ????? Tá de brincadeira heim….Palio?corsa???
SÃO DE QUANDO O MUNDO AINDA TINHA COR, HOJE É PRATA, PRETO, OU BRANCO…..
BONS TEMPOS
Foi um dos melhores carro que eu já tive mim aprendendo de ter de vendido mas assim que eu tiver um ópotunidade vou pegar outro este carrorespo toda as necessidades
Adquiri um civic lx mt 99 há seis meses, depois de vender meu etios AT 18 em razão da situação econômica do país. Adoro o carro, exceto pelo consumo urbano que poderia ser melhor
tenho um 2000 mecânico o meu está fazendo 11 na cidade andandando de boa e 14,5 na estrada andandando de boa também sem o ar nas duas situações
Quando busquei o meu em SBC/SP, fez exatamente essa média. No entanto, como moro em TS/MT e o ar condicionado é usado quase que integralmente, a média urbana não chega a 8 (ainda que seja uma média boa pela idade do veículo, não fosse essa realidade financeira triste que assola nós, povo brasileiro)
gostaria de saber quem consegue comprar estes carros na tabela hoje em dia não existe tabela para carros em ótimo estado de conservação um Civic pôr quase 14 e brincadeira o meu não entrego pôr menos de 30 mil com 90 porcento das peças originais de fábrica ainda inclusive amortecedores dianteiros e traseiros e até o motor de partida e original ainda e o arranque e uma relíquia
Eu tenho um prêmio 94 nacional, a gasolina, 4 portas ,ingesão eletrônico, 1.5 o que dá para andar na rodovia muito bem ,peças baratas e ficou de fora desta lista e minha pergunta quanto vale um carro deste ,lembrando que ele está enterão e também não o vendo mas gostaria apenas de ter noção do valor, obrigado
Nao esqueçamos a caravam e o opala diplomata que foram fabricados até 1992, na minha opinião os melhores
Senti falta do Kadett no artigo, tenho um GSi conversível 1993, e amoooo, carro incrível e clássico, viajar com ele é puro êxtase
Também tenho um Kadett 92 não troco por nada
A pickup Dodge é linda de mais!
Artigo top! Está de parabéns!
E se alguém aqui opera mini índice e mini dólar na B3, dá só uma conferida rápida nos nossos resultados e bora pro GAIN!
Canal: MAGO DA B3
estes carros deixou saudades mais quem tem condiçoes sempre opina por um desses para não chamar muito a atenção. porém nessa violência que há o ombre não se pode ter nada que a malandragem esta de olho gordo por culpa dos governantes com suas prisões de barro. toda via saudades desses carros não tve condições na época de possui-los mais tive o privilegio de andar dentro deles e posso afirmar são carros duros tirando o omega cd da época, e carros dificeis de ir a mecanico posso diser que estes carros falem mecanicos Saudades mais quem tem saudades não estar sozinho tem o carinho da recordação e pelas ruas e estradas da vida matamos sempre a saudades pois sempre tem um circulando
Esses carros eram show de bola ap 2.0 4.1 corsa gsi prefiro ainda os carburador não dá problema como os de hj injeções eletrônicas.
Aí vc forçou demais, na plena era de músicas digitalizadas vc querer voltar para o disco de vinil,das lâmpadas LEDs voltar para lamparina, TVs com imagens de 4k..e vc querer tv a válvulas..kkkkkkkkfakar q carburador da menos problema q injeção eletrônica…
Mil vezes, um milhão de vezes o Carburador realmente, qualquer probleminha nele, éh extremamente fácil a limpeza, se entupir um giclê, uma agulha, qualquer coisinha assim, até a própria limpeza completa trocando o kit de reparo, por exemplo, n chega nem aos R$ 200,00 o custo, e por ser algo simples, mto mais acessível, até vc próprio pode fazer, não tem mto segredo, e cuidando, abastecendo com combustível de qualidade, dura de 4 a 5 anos até a necessidade de uma nova limpeza completa, se n durar mais ainda, agora, se entupir a agulha interna da Injeção Eletrônica, terá q Retificar o Motor, sabia??? As montadoras são tão fdp hj em dia, q fabricam os carros com as agulhas internas no bloco, exatamente pra favorecer o giro financeiro q buscam, n querem nunca deixar de ganhar, vendem, cobram caríssimo nos carros atuais, e querem continuar ganhando em cima mesmo após a venda, essa éh a mentalidade deles, ganhar, ganhar, ganhar e continuar sempre ganhando a td custo, por isso éh indiscutível, qualquer carro dessa geração para trás, era projetado pra satisfazer o cliente, ser um bem duradouro, robusto, rentável, resistente, algo q n existe mais atualmente!!!
Essa matéria não é uma sugestão para se adquirir um carro dos anos 90 por serem mais barato, até porque os preços mostrados são verdadeiros absurdo !! Sem falar que esqueceram do Monza, um campeão de vendas desde o seu lançamento.
É verdade ,no mínimo n tinham palavras pra descrever sobre o mesmo, e ainda hj É um excelente carro de procedência e respeitado no mercado. Aí vai o meu comentário.
Eu tenho o Monza 94 efi gosto muito dele, só ta faltando uma pintura
Como puderam deixar o Monza fora dessa lista?
Kd a caravam e opala diplomata
Pessoal a matéria faz referência a carros que estão como “pré colecionáveis” e não se são de bom custo benefício ou são queridos pelo público.
Esses carros são aqueles que o cara vai comprar em excelente estado e aguardar pela valorização.
Exatamente, mas como não considerar o “ícone” MONZA SL/E, que é disparado o melhor entre todos esses, ótimo em todos os critérios e aspectos, e assim que completar 30 anos, facilmente passará da casa dos R$ 50.000,00???
Os da década de 80, carburados, já existem exemplares com valores superiores a R$ 100.000,00, imagina esses…
Monza e o melhor que eu vi
Faltaram Ícones como o Santana GLS, o Golf GLX, Alfa 164 super, impróprio Vectra, os unos turbo e 1.6 MPI, a Parati GLS e outros, agora palio lançado em 1997, corda GSI que tinha fama de motor ruim, logus, desculpe mas não vejo assim
carros bons .tive um omega 2.0 93 viajava para o interior .praia Bahia e numca fiwuei nw mão.melhor q muitos carro de hoje pois foi vendido por 18 pilas
Deixar o Vectra b fora dessa lista é no mínimo pecado
Concordo plenamente, tive um vectra 99, 2.2 e posso garantir que foi o melhor carro que tive .
Verdade amigo, eu sempre fui fã desse carro pra mim foi o carro mais marcante da época, ele revolucionou os carros nacionais em muitos sentidos, foi o primeiro carro fabricado no Brasil a vir equipado com Airbag duplo, contava com um design totalmente marcante diferente de tudo que se via nas ruas com o seu característico retrovisor que acompanhava as linhas do capô fazendo o Vectra ter um estilo e belíssimo designer além do seu tempo em décadas, fora a riqueza de detalhes e mimos que aquele carro trazia e muitos carros atuais nem trazem mais. Há só pra constar eu sou um proprietário de um Vectra CD 2.2 16v automático com teto solar ano 2002 e não me desfaço dele nunca. Kkkk
Faltou a uno 1.6 r
EU ADORAVA ÔMEGA DIAMOND SEDÃ TOP GM 3.0 FIAT TEMPRA 2.0 16V SEDÃ TOP
Desculpa ai mas o tempra 16v uma bomba
Faltou o Vectra 2.2 nessa lista. Carro lindo e ótimo, melhor que muitos de hj em dia
Senti falta do excelente Golf MK3 na lista.
Como pode ser esquecido desse jeito o Vectra um dos carros mais queridos com toda sua elegância e conforto com uma tecnologia ultra avançada da época que coloca muitos carros de hj em dia no bolso com suas belas linhas …e etc
Faltou o passat, carro muito bom, confortável e potente.
Tenho um B5.5 e não troco tão cedo.
A lista é de carros nacionais apenas!
Onde encontrar para compra?
Achei injusto não inserir o VW Polo Classic 1.8 MI na lista.
Concordo. Tenho um 1999 (desde 2004) e posso afirmar ser um carro excelente e com algumas características e peculiaridades históricas para ser um colecionável.
Ué cadê o Monza tubarão ,Kadett Santana Robocop entre outros que ficou faltando
E o Kadett não entrou nesta lista porque?
Faltou também o nosso grande Santana,uma maravilha feita pela wv.
O carro de melhor custo/benefício dessa lista, apesar de feio, é o Fiesta CLX. Econômico, barato de comprar e manter e não é visado para roubo.
BOM DIA
AS MELHORES OPÇÕES SÃO OS CARROS PRIMAZES DA GENERAL MOTORS, FORD, FIAT E VOLKSWAGEN DAS DÉCADAS ANTERIORES AO ANO 2000 DE MOTORIZAÇÃO ABAIXO DE 1.8 INDEPENDENTEINDEPENDENTEMENTE DE SER FLEX
SÃO AS PRIMEIRAS MARCAS NACIONAIS.
Esqueceram do Santana e do Passat ? Eram carros bons e tinham uma boa aceitação entre os compradores.
Quem tem um desses em bom estado, não vende. E se vender, esqueçam a tabela Fipe.
Omega 98 a 16$$$ tabela Fipe e 27$$$$, tá desatualizado!!!
Tenho um monza 95 tubaráo é o melhor carro da época
Eu tenho um Kadett 90/90
2.0 álcool não tenho do que reclamar
Eu tenho um cadett 95 bom de mais
Também tenho um SL E 90 completo, gasolina.
Também não desfaço não KKK