Polo a R$ 145 mil e Civic a R$ 245 mil: carros são para ricos
A verdade é que a indústria automobilística não faz mais carros de baixa rentabilidade. Com juros altíssimos, mais de 70% das vendas são feitas à vista!
A verdade é que a indústria automobilística não faz mais carros de baixa rentabilidade. Com juros altíssimos, mais de 70% das vendas são feitas à vista!
Dois novos carros chegaram ao mercado brasileiro com preços assustadores. O Volkswagen Polo GTS custa R$ 145.790. O novo Honda Civic Híbrido sai por R$ 224.900. São preços que só uma ínfima parcela da população pode pagar.
O Polo GTS custa R$ 33.800 a mais do que o Polo Highline. A única diferença relevante entre os dois carros é o motor: 250 TSI 1.4 no GTS e 200 TSI 1.0 no Highline. Mas quase R$ 34 mil por um motor nos parece demais. Até porque, dentro da própria Volks, a diferença entre o T-Cross Comfortline 1.0 e o T-Cross Highline 1.4 é de R$ 13.000.
No caso do Honda Civic Híbrido, ele custa R$ 54.310 a mais do que um Toyota Corolla Hybrid Altis Premium. Aqui a questão é diferente, pois o Honda é importado, enquanto o Toyota é nacional, e traz uma tecnologia mais complexa, com enfoque no motor elétrico e mais sofisticação.
VEJA TAMBÉM:
Mas são R$ 54 mil. É muita diferença, porém o sedã de porte médio mais vendido no segmento de luxo é o BMW 320i, que custa R$ 71.050 a mais (!) do que o Honda Civic Híbrido. Como se vê, esses lançamentos são mesmo para pessoas muito abonadas.
Para o brasileiro da classe média, restam os carros usados e/ou alguns modelos básicos de entrada, como o Renault Kwid Zen de R$ 66.590, o Fiat Mobi Like de R$ 67.490 e o Citroën C3 Live de R$ 69.990.
A verdade é que a indústria automobilística não faz mais carros de baixa rentabilidade. Com juros altíssimos, mais de 70% das vendas são feitas à vista! Só quem tem muito dinheiro está comprando carros no Brasil. Os preços assustadores do Polo GTS e do Civic Híbrido talvez sejam apenas uma amostra.
Por isso, quando a Fiat lança um Argo CVT por R$ 90.990 ela acaba surpreendendo pelo lado positivo, pois um Chevrolet Onix AT custa no mínimo R$ 95.050 e não tem nem multimídia. Para aquecer o mercado, é preciso que a indústria busque também soluções mais acessíveis para o consumidor.
Conheça o recém-lançado novo Civic híbrido:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
..é ladeira abaixo!!!
“Com juros altíssimos, mais de 70% das vendas são feitas à vista! ”
De onde saiu esse dado?
Informação oficial do presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.