Carros PcD 2024: veja as 9 melhores opções entre hatches, sedãs e SUVs
Quantidade de veículos que podem ser comprados com as isenções de IPI e ICMS mais do que triplicou; lista traz opções nos três principais segmentos
Quantidade de veículos que podem ser comprados com as isenções de IPI e ICMS mais do que triplicou; lista traz opções nos três principais segmentos
Assim que foi anunciado o novo teto de isenção parcial de ICMS para que pessoas com deficiência adquiram veículos zero km, os chamados carros PcD, começaram a ser anunciados modelos que entrariam no teto do benefício, com validade a partir de janeiro de 2024.
Em outubro de 2023, mês do anúncio, fiz um levantamento e entrariam no teto 48 modelos com câmbio automático, sendo 12 destes na carroceria SUV, e os demais hatches e sedãss compactos.
Passado um mês e meio do início do novo teto, alguns modelos subiram de preço e saíram do teto, outros tiveram seus preços reduzidos para entrar no teto do carro PcD 2024. No fim das contas, a quantidade de veículos que podem ser adquiridos com as duas isenções mais que triplicou. Tenho registrado todos os modelos que estão disponíveis em uma planilha compartilhada e tenho testado diversas opções, que publico no meu canal do Youtube.
VEJA TAMBÉM:
Vou falar nesse texto sobre três modelos de cada tipo de carroceria que se destacam como carros PcD, para que tenham ideia do que está disponível e começarem a busca por um carro novo. Não são necessariamente as melhores escolhas, pois melhor é muito relativo, cada um tem um tipo de necessidade, e é pessoal determinar qual carro é melhor ou não.
Mas aqui separei os carros que eu acho mais interessantes do ponto de vista de custo-benefício, ou seja, os modelos mais entregam pelo custo real, pelo valor cobrado.
Com a criação do segundo teto de R$ 120 mil, a maioria dos modelos que entrou na lista de carros PcD 2024 é de hatches compactos: HB20, Onix e 208, entre outros. O primeiro que destaco é o Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT, que usa o motor da Fiat, o 1.0 turbo mais forte do país.
Eu testei esse carro no ano passado e realmente me impressionou com um pacote de itens de série bem completo. Em fevereiro/24, custa R$ 111.490,00 para o público em geral, e para PcD o preço cai para R$ 92.108,87, uma diferença de quase R$ 20 mil. E por este valor oferece muita coisa, como faróis em LED com DRL, rodas de liga de 17 polegadas, o motor 1.0 de 130 cv com câmbio CVT.
Entre os equipamentos, tem quatro airbags, chave presencial, painel digital 3D, multimídia de 10 polegadas como conexão sem fio, ar condicionado automático e digital, volante multifuncional, sensor de estacionamento, câmera de ré, e muito mais. Mas o maior destaque dele é o teto panorâmico de vidro que vai até os bancos traseiros.
Nessa faixa de preços, pouco mais de R$ 90 mil, faz bastante diferença no dia a dia ter chave presencial, painel digital, mídia sem fio e principalmente o desempenho do motor, que além de ser mais do que suficiente para levar um carro desse peso, deixa o carro até mesmo divertido.
Mas claro, não são só elogios. O Peugeot 208 Style tem pontos negativos que são, principalmente, o espaço interno limitado pelos 2,54 m de entre-eixos: realmente é pequeno e eu não recomendo para pessoas com mais de 1,80m, e o porta malas, com apenas 265 litros é o menor da categoria, mas ainda assim cabe uma cadeira de rodas desmontada assentada no fundo, com as rodas por cima.
De qualquer forma, se a pessoa não se importa com menos espaço interno e porta malas, é uma opção muito boa.
Além do Peugeot 208 destaco também como opção de carro PcD 2024 o Polo Sense 1.0 TSI, que foi lançado em agosto do ano passado e é ainda mais barato que o Peugeot 208. Para o público em geral custa R$ 99.990 e para PcD fica por R$ 87.028,00.
O Polo Sense tem 2,56m de entre eixos, o maior da categoria, e o porta malas tem 300 litros. Vem com motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, as rodas são de aço de 15” e tem faróis em LED com DRL, chave presencial, quatro air bags, painel digital de 8”, mídia de 6,5” com fio, saída de ar condicionado traseira e outros itens.
Como carro PcD o valor está bem interessante: não é tão completo quanto o Peugeot, nem tão potente, mas tem mais espaço interno e mais porta-malas. Então se você busca um Hatch e estes quesitos são importantes, o Polo Sense é uma escolha mais racional.
Mais um carro PcD 2024 que eu quero destacar na categoria hatch é o Yaris Hatch XS. Até o final do ano passado estava sendo oferecido pela Toyota somente a versão XL, mas ela não vem com piloto automático, que para mim é a pior ausência daquele modelo. Já a XS tem piloto automático e tem tudo que entrega a XL, como ar condicionado digital, sete airbags, 2,55 m de entre eixos, bem mais espaçoso que o 208, e porta-malas de 310 litros, que é o segundo maior da categoria.
Além disso tem roda de liga de 15”, alerta de saída de faixa, a mídia é simples, de 7” com fio, e tem também chave presencial, partida por botão e o acabamento dos bancos é em couro e tecido.
O Yaris Hatch então é um hatch seguro e com um bom nível de conforto, e hoje está por R$ 112.250 para o público em geral e para PcD, R$ 95.174,06. Além da segurança, tem a confiabilidade da marca Toyota, e para muita gente isso não tem preço.
Seu motor é 1.5 aspirado, rende 110 cv no etanol e até 14,9 kgfm de torque. Quem quer um carro seguro com bom espaço e porta malas, e ainda quer ficar tranquilo com a mecânica, encontra no Yaris Hatch uma opção ainda mais racional.
Vou falar agora dos sedãs, e nessa categoria fica difícil não citar o Versa Advance. Sem dúvida nenhuma ele está na frente de toda a concorrência em custo-benefício. É a versão intermediária do Versa e vem com motor 1.6 aspirado de 113 cavalos e 15,3 kgfm de torque aliado ao câmbio CVT
Este é um conjunto mecânico que não é tão esperto no trânsito e em retomadas quanto outros carros turbinados, mas oferece bons números de consumo, pelo Inmetro chega aos 15 km/l na estrada com gasolina.
Veja a minha avaliação do Versa Advance:
Se o motor um pouco mais fraco não é problema para você, o Versa pode ser interessante, ele tem 2,72m de entre eixos e o porta malas tem 466 litros – um dos menores entre os sedãs, mas mesmo assim cabe bastante coisa.
O Versa Advance tem rodas de ligas de 17”, os faróis são halógenos, tem faróis de neblina, chave presencial, partida por botão, seis airbags, o painel é parcialmente digital, o volante é multifuncional e tem sensor crepuscular e carregador de celular por indução. A mídia é simples, de 7 polegadas com fio, mas tem na mídia câmera de ré com visão 360 graus.
No fim das contas o Versa Advance entrega bastante conteúdo, para público geral custa R$ 116.890,00 e como carro PcD, o Versa sai por R$ 88.190,61. É pouco mais do que um Polo Sense, e é um sedã muito maior, com um bom nível de itens de série.
De fato não tem para ninguém em custo-benefício, o Versa realmente é o destaque do ano até o momento em sedã para PCD.
Outro sedã legal para PcD é o Honda City LX, que tem motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT. Os carros da Honda são bem confiáveis mecanicamente. Porém, assim como no Versa, é um motor mais lento nas retomadas, que são mais demoradas.
Mas se isso não for problema para você, terá no City um bom sedã como opção de carro PcD 2024, com 2,60 m de entre-eixo, com um porta-malas enorme de 519 litros e roda de liga de 15”. Entre os equipamentos, destaque para os seis airbags, assistente de frenagem de emergência, volante multifuncional, sensor crepuscular, mídia de 8” sem fio, botão de partida, câmera de ré e sensor de estacionamento.
O Honda City só não tem piloto automático, uma grande ausência. Ele custa para público em geral hoje R$ 115.300 e, para PcD, R$ 102.316. Não tem bônus na Honda, é um valor um pouco mais alto, mas é aquela questão da confiabilidade mecânica, além do bom espaço interno e porta malas gigante. Portanto, ele se torna uma opção interessante.
O último sedan que destaco é o Yaris Sedan XS, que tem um pacote de itens de série similar ao Yaris Hatch XS. Mas no sedã, o porta-malas tem 473 litros, maior até do que o do Corolla. O motor é o mesmo, 1.5 aspirado que rende até 110 cv e 14,9 kgfm de torque.
Ele vem com rodas de liga de 15 polegadas e chave presencial. O maior destaque do Yaris é a segurança, com sete airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de frenagem de emergência e de manutenção em faixa.
A mídia é pequena, são 7 polegadas com conectividade por fio, mas tem partida por botão, ar condicionado digital, bancos com acabamento em couro e tecido, e mais o basicão que se encontra em outros sedãs compactos.
Apesar da medida do entre-eixos não impressionar, 2,55 m, o arranjo interno é bem aproveitado e o espaço similar aos dos dois primeiros. Hoje ele custa R$ 114.720,00 para público em geral, e, como carro PcD 2024, com as duas isenções, fica por R$ 98.471,06. É um valor mais um alto do que o do Versa, mas o carro é muito bom, em termos de segurança, conforto e confiabilidade mecânica.
Quanto aos SUVs como opção de carros PcD 2024, o que mais se destaca é o Caoa Chery Tiggo 5X Sport, que está bem imbatível em custo-benefício pelo conteúdo que ele entrega.
Vem com chave presencial, partida por botão, rebatimento de retrovisores, banco com ajustes elétricos e com acabamento em couro, painel digital, mídia de 10” com fio, motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm e câmbio CVT de 9 velocidades.
O entre-eixos é de 2,63 m, muito espaçoso, tem saída de ar traseira e portas USB. Mas o porta malas é pequeno, tem somente 340 litros e o os números de consumo são os piores do segmento. Mas tem cinco anos de garantia.
Outro SUV que se destaca em custo-benefício como opção de carro PcD 2024 é o Fiat Pulse Audace, que vem com motor 1.0 Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, chave presencial, 4 airbags, sensor recurscular, faróis em LED, assistente manutenção em faixa e outros itens.
Os pontos negativos ficam pelo porta malas, que é o menor do segmento com 320 litros, e o espaço interno, com modestos 2,53 m de entre eixos, portanto é um pouco apertado por dentro. Mas em termos itens de série é muito bom, ainda tem rodas de liga e visual bem parrudo.
O Fiat Fastback Turbo 200, na minha opinião, é o melhor SUV para PcD porque tem o maior porta malas da categoria, com 516 litros, freio de mão eletromecânico, direção elétrica muito leve, mídia com conectividade sem fio, volante multifuncional muito completo.
Fiz um comparativo com todos os SUVs disponíveis para PCD no canal do Blog do Cadeirante no Youtube, não deixe de conferir.
Com todas essas opções, ficou mais um pouco fácil para as pessoas com deficiência encontrarem um carro que atenda às suas necessidades e que esteja dentro do orçamento. É importante ressaltar que os descontos para carros PcD diminuíram nos últimos anos, mas ainda é possível encontrar boas opções com uma média de desconto de 15%. Ainda tem muito que melhorar, mas só de termos mais opções em diversas carrocerias, podemos sonhar com alternativas melhores de mobilidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Desvirtuar a legislação de acessibilidade para automóveis de pessoas com deficiência é um ato que fere os direitos dessa parcela da população e os impede de exercer sua autonomia e liberdade de locomoção.
Infelizmente, essa prática ainda é comum, e diversas formas de burlar a lei são utilizadas, como:
Registro fraudulento de deficiência: Indivíduos sem deficiência se cadastram como tal para obter os benefícios da legislação, como isenção de impostos e vagas especiais de estacionamento.
Utilização indevida de placa PCD: Placas de veículos PCD são emprestadas ou vendidas para pessoas sem deficiência, permitindo que elas usufruam de vantagens indevidas.
Adaptações inadequadas: Veículos são adaptados de forma irregular, não atendendo às necessidades das pessoas com deficiência e colocando em risco sua segurança.
Vaga PCD para outros fins: Vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência são utilizadas indevidamente por outros veículos, dificultando o acesso daqueles que realmente precisam delas.
Consequências da desvirtuação da legislação:
Prejuízo à população com deficiência: Ações como as descritas acima impedem que pessoas com deficiência tenham acesso adequado à mobilidade, restringindo sua autonomia e participação na sociedade.
Desigualdade social: A burlar a legislação de acessibilidade contribui para a manutenção da desigualdade social, pois exclui as pessoas com deficiência de oportunidades e serviços essenciais.
Dano ao erário público: O uso indevido dos benefícios da legislação gera prejuízos ao erário público, pois desvia recursos que deveriam ser destinados à promoção da acessibilidade para outras finalidades.
Combate à desvirtuação da legislação:
É fundamental que medidas sejam tomadas para combater a desvirtuação da legislação de acessibilidade para automóveis de pessoas com deficiência. Algumas ações que podem ser implementadas incluem:
Fiscalização rigorosa: Ampliar a fiscalização para identificar e punir os responsáveis pela burlar a lei, seja por meio de ações presenciais ou da utilização de tecnologia.
Campanhas de conscientização: Informar a população sobre a importância da legislação de acessibilidade e os riscos da sua desvirtuação, promovendo o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Aprimoramento da legislação: Buscar lacunas na legislação que possibilitem a burlar a lei e propor medidas para torná-la mais robusta e eficaz.
Incentivo à inclusão: Promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, criando oportunidades de trabalho, educação e lazer, para que elas possam exercer plenamente seus direitos e contribuir para o desenvolvimento do país.
Lembre-se:
A legislação de acessibilidade para automóveis de pessoas com deficiência foi criada para garantir o direito à mobilidade dessa parcela da população.
Desvirtuar a lei é um crime que fere os direitos das pessoas com deficiência e prejudica toda a sociedade.
Denuncie casos de burlar a lei e colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Juntos, podemos construir um futuro onde todos tenham os mesmos direitos e oportunidades!
Muda pra coréia do norte, comuninha…
A pior deficiência é a Moral, pois não existe prótese para caráter amputado.
Estou vendo qual o carro que seria o ideal para mim pois preciso de um carro automático visto que tenho o pé esquerdo quebrado, já fazem três anos e não consigo ir muito longe porque me dói muito, por isso eu preciso de um automático.
Sou portador de CDI tenho direito ao PCD ?
Não troco meu ASTRA 2011 por nenhum desses automóveis.
Esse Fiat fast back sabe ser esquisito.
Espero que carros elétricos também sejaM disponibilizados para PCD.
Gosto é subjetivo, mas acho o design desse Fiat Fastback meio esquisito. As portas e janelas são pequenas, a caixa de roda é bem grande e o conjunto de rodas parecem pequenos. Várias partes me parecem fora de proporção em relação ao tamanho do conjunto. O balanço da dianteira poderia se um pouquinho menor e o capô mais inclinado para baixo. Enfim, não compraria por conta do design externo, mas internamente ele é bonito, tem bom porta-malas e um bom motor.
Esse Fiat fastback é um carro sem harmonia de design,…, não estou dizendo que seja um mal negocio,… é espaçoso e mecânica ok! Mas o PCD que tem 100mil ou mais de cash pra dar num carro,… tem outras opções… o Duster ,o Tracker, o novo C3 pra 7 pessoas, são bem melhores opções em termos de design, e há descontos interessantes para estes na CSS que não estão nos sites. Abraço a todos.