Confira quais foram os carros preferidos do público em 2022
Não se baseie pelos números totais de emplacamentos, já que é o varejo que revela quais foram os veículos mais vendidos para o consumidor final
Não se baseie pelos números totais de emplacamentos, já que é o varejo que revela quais foram os veículos mais vendidos para o consumidor final
A Fenabrave acaba de revelar os veículos mais vendidos do país, com base nos dados de emplacamentos em 2022. Porém, os números refletem o total negociado no mercado automotivo no ano passado, e consideram a soma do varejo com o atacado. Mas você sabe quais são os carros preferidos do público?
VEJA TAMBÉM:
Separamos as vendas para pessoa física das chamadas vendas diretas, aquela direcionada para PJs, empresas, frotistas, governo etc. Ou seja, aqui vamos contar quais foram os carros preferidos do público final em 2022, a mulher ou o homem que vão até a concessionária negociar o preço de tabela do veículo como pessoa física.
O compacto da General Motors pode ter padecido com a falta de semicondutores que lhe subtraíram a liderança absoluta do mercado. Veículo mais vendido do país por cinco anos seguidos – à frente da Fiat Strada -, o Onix ficou para trás desde o início da pandemia de Covid-19.
Porém, em 2022, o hatch não foi só o carro de passeio preferido do público, como também o veículo mais emplacado. No acumulado do ano no varejo, o hatch da Chevrolet anotou 58.083 unidades, contra 37.273 do HB20 (que, na soma geral, foi o veículo leve mais comercializado de 2022) e 37.160 da Strada (de mais de 112 mil totais do comercial leve mais emplacado do país).
Ou seja, as vendas no varejo representam 68% dos mais de 85 mil licenciamentos do Onix no ano passado. Já no HB20, essa participação é bem menor. Dos mais de 96 mil carros negociados em 2022, 38% – bem menos que a metade – foram para aquele cliente final, pessoa física.
Por falar em Strada, mesmo com 66% de seus emplacamentos serem no modo venda direta, a picape continua entre os carros preferidos do público. As pouco mais de 37 mil unidades entregues no varejo ainda credenciam o modelo como o comercial leve e a picape mais desejada do mercado.
E a surra sequencial da Strada na Saveiro se repete no varejo. Foram mais 37.160 unidades da Fiat contra 886 (isso mesmo) picapes emplacadas da rival em todo o ano de 2022. Em resumo, para pessoa física, com a Saveiro, a Volks vendeu apenas 2,4% de tudo que a italiana negociou de Strada
Se a General Motors se dá bem no varejo e passa a Hyundai na categoria de hatches, a sul-coreana dá o troco em uma categoria onde as margens de lucro são maiores. Entre os SUVs compactos, quem desponta como o carro preferido do público em 2022 é o Creta.
O crossover produzido em Piracicaba (SP) teve 56.493 unidades entregues no acumulado do ano passado, segundo a Fenabrave. Ficou pouca coisa atrás do Onix para ser o segundo veículo mais comercializado do país no varejo, e bem à frente de Tracker (47.471) e VW T-Cross (42.002).
Kwid e Mobi disputam acirradamente o posto de automóvel mais barato do país. Além disso, o Fiat geralmente fica bem à frente do rival nas vendas gerais, porém, no recorte do varejo a coisa muda bastante de figura.
O subcompacto da Renault foi o líder da categoria no varejo, com 35.878, o que representou 62% de tudo que o Kwid licenciou em 2022 (57.388) e deixou o modelo entre os preferidos do público. Já o Mobi assinalou 24.742 carros para pessoa física, ou 34% das 72.756 unidades comercializadas no total.
No segmento de sedãs compactos também se repetiu a lógica do total de vendas. O Onix Plus foi o mais negociado da categoria no varejo, com 39.060 carros, quase 52% das 75.243 unidades gerais do modelo da GM.
O que muda é a segunda posição. No geral, o novo Honda City foi só o quinto sedã pequeno mais emplacado do país, com 22.132. Só que no varejo ele foi o segundo, com 19.387. À frente de Hyundai HB20S (10.818 de 25.497) e Fiat Cronos (10.574 de 41.680).
Chama a atenção nesse recorte o VW Voyage, que saiu de linha em 2022 com volume de 35.928 emplacamentos no acumulado, mas, destes, míseras 565 unidades foram licenciadas no varejo. Ou seja, 98,4% de tudo que o velho sedã vendeu no ano passado foi para frotistas e empresas.
A Hilux confirma o favoritismo entre a clientela final de picapes médias. O modelo da Toyota é de longe o carro preferido do público no segmento. Importado da Argentina, somou 34.886 unidades no varejo, 71,7% de tudo que vendeu em 2022 (48.606), para se sacramentar como líder suprema da categoria.
O que muda aqui são as posições das rivais. Se no geral a Chevrolet S10 foi a segunda colocada com 27.128, no varejo a Ranger abocanha a vice-liderança, com 7.827 (54% das 14.302 unidades gerais), seguida de perto da Mitsubishi L200, com 7.592 (48% das 15.831 totais).
A S10 despenca para a quarta posição, com 4.974 picapes licenciadas no varejo. O que significa que apenas 18% das vendas do modelo da GM foram para o público final.
O segmento de furgões e vans é tradicionalmente – e obviamente – puxado pelas vendas diretas. O modelo mais comercializado do país neste mercado também replicou a predileção no varejo, só que para o cliente pessoa física o Master não nadou de braçadas como no geral.
Isso porque, das pouco mais de 10 mil unidades do Master emplacadas em 2022, 33%, ou 3.378 unidades foram de vendas no varejo. Já o Peugeot Expert, seu principal rival, dos 3.569 veículos emplacados, teve quase a totalidade (3.378 ou 94%) de entregas para clientes pessoa física.
Quem acha que o Compass é o grande ban-ban-ban do pedaço, um alerta: o Corolla Cross é um carro mais preferido do público do que o modelo da Jeep. Em 2022, o crossover da Toyota teve 42.506 licenciamentos. Contudo, a maioria – 36.217, ou 85% – são de entregas no varejão.
Já o Compass, o líder incontestável entre os SUVs médios, só teve 14.986 unidades emplacadas para o cliente final. Ou seja, apenas 23,4% do total de 63.564 carros comercializados em 2022.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |