Sem confete ou serpentina: 10 carros que perderiam pontos no Carnaval

Modelos com soluções controversas deixariam jurados insatisfeitos em quesitos como Fantasia e Alegorias e Adereços

carro alegorico de carnaval durante desfile
Muitas vezes as marcas carregam na maquiagem e acabam lançado verdadeiros carros alegóricos (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 18/02/2023 às 11h03

O Carnaval está aí. E para quem curte escolas de samba tem sempre a expectativa da apuração das notas do desfile. Será que aquele jurado viu aquele buraco que abriu no setor 7? Será que percebeu falha no carro alegórico?

VEJA TAMBÉM:

Agora, imagine um desfile de carros. Daqueles controversos. Com alguns modelos, não teria jeito. Seria perda certa de pontos em quesitos como Fantasia ou Alegorias e Adereços.

Confira os carros que, com certeza, atravessariam o samba na Sapucaí.

Chevrolet Montana

Calma não falamos da nova picape, que acabou de por o bloco na rua.  Mas sim da segunda geração do modelo, que conseguiu desagradar aos fãs da linha.

chevrolet montana verde de frente
A segunda geração da Montana desfilou para trás, literalmente (Foto: GM | Divulgação)

Isso porque a primeira geração da Montana era nota 10 em Fantasia. Derivada do Corsa II (de 2002), tinha estilo arrojado para o segmento de compactos, além de um belo acerto dinâmico.

Em 2007 a GM resolveu colocar em prática o Projeto Viva, iniciado com o já controverso Agile. Não satisfeita, em 2010, ainda fez uma picape derivada do hatch e a batizou de Montana.

Além do design esquisito e das formas desproporcionais, a Montana de segunda geração foi uma involução. Afinal, usava a plataforma do primeiro Corsa, de 1994.

  • Alegorias e Adereços: 7.8
  • Fantasia: 6.5
  • Evolução: 5.3

Toyota Etios Cross

Em 2012, a Toyota resolveu lançar uma linha compacta no Brasil. Só que foi se valer de um projeto indiano, de design e acabamento que não condiziam com o retrospecto da marca japonesa por aqui.

totyota etios cross 2014
O Etios carregou na fantasia de escoteiro e o resultado foi quase constrangedor (Foto: Toyota | Divulgação)

Mas, vá lá, o Etios não tirava 10 em Harmonia, mas garantia nota boa em Evolução. Graças a uma boa mecânica e ao espaço interno. Só que, um ano após o lançamento, a Toyota estragou de vez o desfile do seu hatch.

A fabricante resolveu lançar uma variante aventureira do carro. Nasceu o Etios Cross, que perderia muitos pontos em Alegorias e Adereços. Graças às molduras e outros acabamentos de plástico que só evidenciaram as partes mais feias do hatch.

  • Alegorias e Adereços: 5.5
  • Fantasia: 5.9
  • Conjunto: 7.3

Fiat Doblò

A multivan teria notas baixas em muitas categorias. Evolução, conjunto, harmonia, Fantasia, Alegorias…

fiat doblo prata de frente em movimento
Fiat Doblò podia ter espaço de sobra para levar os passistas do Carnaval, mas sempre lhe faltou molejo (Foto: Fiat | Divulgação)

Fora o desenho controverso, o Doblò é desengonçado. Samba errado em curvas e tem alto consumo de combustível. Só mesmo no enredo teria melhores chances. Afinal, espaço e conveniência na cabine não faltam.

  • Fantasia: 6.6
  • Conjunto: 5.4
  • Harmonia: 6.2

Pontiac Aztek

O crossover já deixou de ser produzido, a Pontiac nem existe mais, porém o Aztek sempre é exemplo do que não fazer em um desfile. Visto de perfil, até sugere  um SUV normal, mas quando se olha de frente, é nota baixa na certa.

pontiac aztek 2003 beje frente e lateral na neve
Gringo não sabe fazer Carnaval, mas se o desfile contemplasse feiura, o Aztek seria nota 10. (Foto: GM | Divulgação)

Os faróis em dois níveis parecem ser de carros diferentes. A grade bipartida parecia um improviso na fantasia. Pelo menos, virou cult e teve presença especial no seriado “Breaking Bad”.

  • Comissão de Frente: 7.2
  • Harmonia: 6.4
  • Fantasia: 7.8

Chevrolet Spin Activ

A Spin é outro caso de carro que já entra na avenida sob o olhar da má vontade dos jurados. Mas releva-se alguns quesitos por ser uma minivan com proposta funcional para ser carro familiar ou de transporte.

chevrolet spin active 2021
O Spin se fantasiou de aventureiro para entrar no bloquinho dos SUVs, mas nunca convenceu no Carnaval do mercado (Foto: GM | Divulgação)

Só que a GM resolveu criar uma opção aventureira da Spin. Chamada Activ, ganhou aquelas molduras que atrapalham a fantasia. E ainda um estepe na tampa do porta malas para desfigurar a alegoria.

  • Alegorias e Adereços: 5.8
  • Fantasia: 6.1
  • Conjunto: 6.6

Mitsubishi Eclipse Cross

Aqui, o SUV derrapa mesmo na harmonia. Isso porque o modelo lançado em 2018 inaugurou a nova fase de design da marca japonesa, chamada Dynamic Shield. Na comissão de frente, o Eclipse Cross realmente é um carro bonito e arrojado.

eclipse cross sport vermelho rodando em cidade
A comissão de frente manda bem, mas a retaguarda… (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

O problema estava na traseira. As lanternas verticais eram ligadas por uma barra horizontal. Só que também dividia o vidro do porta-malas. Para completar, a parte de trás era bem empinada e com vão alto do solo.

Não agradou nem aos jurados. Nem ao público. Tanto que, menos de três anos depois, a Mit fez uma reestilização no Eclipse Cross. E, ao contrário do padrão, concentrou as mudanças no design traseiro.

  • Harmonia: 6.3
  • Conjunto: 7.9
  • Enredo: 8.2

Fiat Multipla

Apesar de, assim como o Aztek, nunca ter desfilado no Brasil, a Multipla é sempre referência de controvérsias automotivas. Resumindo o enredo: parece um sanduíche de duas carrocerias.

fiat multipla 50
Se fosse para o Halloween, o Fiat Multipla ganharia sem esforço, já no Carnaval… (Foto: Fiat | Divulgação)

A parte superior da cabine lembra uma nave do desenho animado dos Jetsons. A base do para-brisa, por sua vez, parece o recheio esparramado para fora do pão.

Produzida sobre a plataforma do Brava – vendida aqui na década de 1990 -, a Multipla pelo menos cumpria o que prometia. Levava com conforto até seis foliões.  Foi produzida entre 1998 e 2010.

  • Enredo: 7.4
  • Fantasia: 6.5
  • Harmonia: 5.6

Nissan Tiida Sedan

A Nissan fazia um desfile correto com o Tiida. O hatch médio era bem equipado, tinha estilo bacana e fazia sua graça na categoria. Eis que a marca japonesa resolve colocar uma ala nova na avenida com o sedã do modelo.

f nissan tiida sedan
Num desfile de Carnaval,  harmonia é fundamental, mas a traseira do Tiida Sedan sempre sambou fora do compasso da frente (Foto: Nissan | Divulgação)

Em 2009 o Tiida Sedan passou a ser importado do México com um terceiro volume esquisito. Parecia que a traseira tinha sido sido feita por um designer que não foi o responsável pela dianteira. Atravessou o samba.

  • Harmonia: 5.7
  • Conjunto: 7.2
  • Evolução: 7.1

SsangYong Actyon

Importado para cá entre 2008 e 2012, o Actyon é a prova de que um carnavalesco renomado não é garantia de bom desfile. O SUV foi assinado por Giorgetto Giugiaro, mas é um dos carros mais esquisitos da história da indústria.

ssangyong actyon 2006 azul frente em movimento puxando jet ski
Alegoria é um quesito valioso em qualquer desfile de Carnaval, e com o Actyon nem Giugiaro acertou a mão (Foto: SsangYong | Divulgação)

Com formas desproporcionais, a dianteira baixa com formato arredondada, grade pontiaguda e faróis espichados lembra um rinoceronte sem chifre. O teto em forma de arco e a traseira empinada não ajudam nem um pouco na defesa do enredo.

  • Comissão de Frente: 5.7
  • Harmonia: 5.9
  • Alegorias e Adereços: 6.2

Fiat Palio “G4”

O Palio sempre foi um carro bem simpático desde a primeira geração, lançada em 1996. Acontece que chega uma hora que não dá mais dar um tapa na fantasia. A Fiat insistiu nisso e errou a mão na terceira remodelação do compacto.

fiat palio g4 2010 traseira vermelho foto estudio
Fiat forçou a barra na terceira plástica do Palio, que deixou o compacto com linhas desproporcionais (Foto: Fiat | Divulgação)

Na dianteira, a grade mais baixa e separada dos faróis alongados e com controles arredondados não foi unanimidade. A traseira com as lanternas trapezoidais nas pontas do carro e a tampa mais limpa evidenciaram um carro de proporções feias. Esse Palio parecia um carro chinês dos anos 2000.

  • Evolução: 6.2
  • Harmonia: 6.9
  • Fantasia: 5.8
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 23 de fevereiro de 2023

Certamente o Etios original é bem mais interessante do que a sua versão Cross.
Na verdade as versões Cross, dos mais diferentes modelos, sempre foram questionáveis. Pois nada são daquilo que a maquiagem vende.

Avatar
Alvaro 23 de fevereiro de 2023

Rapaz, o Etios Cross já rebaixou direto a Toyota do grupo especial. Há facelifts e maquiadas leves que não é uma unanimidade em beleza, mas dá uma “animada” em carros com design cansado. No caso do Etios Cross que já é originalmente um carrinho um tanto sem graça e desengonçado, conseguiram a proeza de deixar mais desajeitado ainda com esse apliques falsos de faróis e grade redesenhada.

Avatar
cleriston rabelo dos santos 23 de fevereiro de 2023

Meu falar do palio é sacanagem, tem coisa bem pior e muito mais recente, UP, Mobi, Hb bagre esses são ridiculos.
E sinceramente na minha opinião o etios cross é o unico que se salva pq o etios em si é horrivel o cross era o unico que ainda tinha alguma graça.

Avatar
José Luiz 20 de fevereiro de 2023

???muito bom, Fernando. A sua riqueza de detalhes é pertinente é bem humorada.

Avatar
Deixe um comentário