Esse tipo de farol ajuda também a tornar os carros mais eficientes, listamos aqui quais ainda estão defasados nesse setor
Os faróis de LED não servem apenas para deixar o carro mais bonito, eles iluminam mais durante a noite e trazem mais segurança. Além disso, esse tipo de lâmpada consome menos energia, ajudando a reduzir o consumo de energia do carro, aliviando o alternador e reduzindo o consumo de combustível.
Isso pode ser visto na tabela do Inmetro na coluna de Consumo Energético (MJ/km). O uso dos faróis e lanternas em LED virou uma das artimanhas das montadoras para tornar os carros mais eficientes e seguirem dentro das exigentes normas de emissões.
VEJA TAMBÉM:
Se você é dos que fazem questão de ter um carro com farol em LED, essa lista veio a calhar. Veja a seguir quais carros não possuem esse recurso.
Os chineses são ávidos por tecnologia e incorporaram os faróis em LED rapidamente. A única exceção é o Caoa Chery Tiggo 5X Sport, a versão de entrada do SUV compacto. Ela possui lâmpadas halógenas, mas utiliza projetor para maior efetividade.
A Chevrolet renovou toda a sua gama nacional recentemente. Mesmo com as atualizações, algumas versões de seus carros seguiram com faróis halógenos. Mas em todos esses quatro há o conjunto ótico em LED nos modelos de topo.
A linha nacional da Citroën no Brasil é composta por projetos de baixo custo. Todos eles utilizam lâmpadas halógenas e faróis com refletores simples, com LED apenas nas luzes diurnas.
Na Índia esses carros ganharam faróis em LED com projetor, como tentativa de ganhar vendas. Por lá a família do C3 não emplacou, mesmo ganhando mais equipamentos.
A Fiat teve a primazia em carros com lanternas em LED no Brasil, com o face-lift do Idea em 2010. Nos faróis esse tipo de lâmpada só veio com a nova Strada, em 2020 e a partir do modelo Volcano.
O Argo e o Cronos receberam faróis full-LED na linha 2026, mas só nas versões com motor 1.3. A Titano também conta com esse equipamento apenas no modelo Ranch.
A linha City da Honda é a única que ainda vem com faróis halógenos, que utilizam projetores pelo menos. Apenas o modelo Touring do hatch e do sedã são full-LED. Já o HR-V e os importados contam com isso em toda a gama.
A Hyundai sempre capricha na tecnologia de seus carros, mas escorregou ao colocar os faróis full-LED apenas nas versões Ultimate e N-Line do Creta. O HB20 pode vir com faróis halógenos com refletor simples nas versões de entrada ou com projetor nos modelos mais caros.
A Mitsubishi segue produzindo a antiga L200 Triton Sport com foco em frotistas, apenas com faróis halógenos. Já a nova geração só utiliza LED a partir do modelo HPE, incluindo a nova edição especial Tarmac.
No Eclipse Cross havia uma versão de entrada com faróis halógenos, que foi sucedida pela Rush. A partir do HPE ela adota o LED.
Os japoneses parecem gostar de limitar os faróis em LED aos modelos topo de linha. Apenas o novo Kicks e o Sentra possuem o equipamento em toda a gama. Já o Kicks Play perdeu o equipamento assim que o modelo Exclusive saiu de linha.
A Peugeot teve a primazia de usar faróis full-LED em carros 1.0, com o 208 Style. Hoje sobrou apenas o 208 1.0 turbo Active com lâmpadas halógenas.
O 2008 foi lançado apenas com LED, mas na linha 2026 foi introduzido o farol halógeno no modelo Active. Curiosamente, tanto o SUV quanto o hatch possuem dois tipos diferentes de faróis em LED, um mais simples com refletores e outro mais potente com projetores.
A Renault tornou os faróis em LED padrão no Duster e lançou o Kardian apenas com essa tecnologia. Apenas os modelos mais antigos, Kwid e Oroch, ainda usam lâmpadas halógenas.
O Suzuki Jimny Sierra possui duas versões topos de linha com faróis full-LED, a 4Style e a 4Expedition. No resto da linha ela usa lâmpadas halógenas.
Como falamos anteriormente, os japoneses tratam os faróis em LED como luxo. A linha Corolla só possui eles nos modelos Altis e GR Sport, já na Hilux é da SRV para cima. Apenas os SUVs SW4 e Corolla Cross utilizam LED como padrão.
A partir de 2022 a Volkswagen começou a tornar os faróis em LED como padrão em todos os seus lançamentos ou reestilizações. Apenas o Polo Track e a Saveiro destoam disso.
Apesar disso, houveram alguns downgrades na marca. Os sistema IQ.Ligh, que utiliza projetores e acompanha as curvas, vinha no T-Cross Highline e agora o SUV utiliza apenas refletores. O Polo tinha esse farol avançado no modelo GTS, que saiu de cena.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |