Conheça 9 carros usados com baixo custo de manutenção

Esses modelos costumam dar pouco problema, além de terem fama de mecânica descomplicada e com peças com preços acessíveis

toyota corolla 2015 frente 3
Toyota Corolla é famoso pela durabilidade de suas peças, o que impacta diretamente no custo de manutenção (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 22/06/2024 às 11h03
Atualizado em 29/06/2024 às 08h53

Uma das principais preocupações de quem costuma comprar carro usado é o que aquele veículo vai demandar de custo de manutenção. Motor com mecânica descomplicada e que tem fama de quase não dar problema, peças fáceis de achar e com preços adequados e revisões simples são importantes na hora da compra.

VEJA TAMBÉM:

Separamos 9 carros usados que têm reputação de baixo custo de manutenção. São modelos com bom histórico de vendas, que não costumam dar muita dor de cabeça e cuja reparação e revisão não são um desafio para o mecânico.

1. Nissan Versa

nissan novo versa 1 easy resize.com
Nissan Versa não é bonito, mas figura como um carro usado de baixo custo de manutenção (Foto: Nissan | Divulgação)

A primeira geração do sedã compacto sempre teve fama de veículo com as revisões mais em conta do segmento. Como carro usado, mantém um baixo custo de manutenção, mesmo nas revisões com preço fixo nas concessionárias e nas opções com o conhecido motor 1.6 16V.

Nissan Versa 1.6 (2017 a 2020)

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 70 a R$ 110
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 180 a R$ 260
  • Kit troca de óleo (5 litros 5w30 + filtro): R$ 230 a R$ 350
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 210 a R$ 430
  • Custo médio das revisões em oficinas independentes: R$ 400

2. Toyota Etios

toyota etios x 2019
O Toyota Etios é feio e simples, as é uma opção interessante para quem precisa de um carro robusto e não pode gastar demais (Foto: Toyota | Divulgação)

O modelo de baixo custo da Toyota não poderia decepcionar nesse sentido. A marca tem fama de fazer carros inquebráveis e o Etios, a despeito do estilo controverso e do acabamento interno tenebroso, carrega essa reputação e ainda oferece peças a preços razoáveis e baixo custo de manutenção.

Toyota Etios Hatchback 1.3 (2017 a 2020)

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 80 a R$ 150
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 170 a R$ 220
  • Kit troca de óleo (4 litros 5w30 + filtro): R$ 140 a R$ 220
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 200 a R$ 400
  • Custo médio das revisões: R$ 500

3. Fiat Mobi

fiat mobi 2016 way on dianteira 1
Fiat Mobi tem custo de manutenção baixo e mecânica simples que facilita a mão de obra e barateia a nota do serviço (Foto: Fiat | Divulgação)

O subcompacto da marca italiana tem de seguir a estratégia de baixo custo também na manutenção. Como usa mecânica e plataforma do antigo Uno, as peças do Mobi são fáceis de achar e têm preços bastante satisfatórios. Além disso, as mecânicas não costumam cobrar muito nas revisões.

Fiat Mobi 1.0 8V 2019 a 2021

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 40 a R$ 90
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 70 a R$ 100
  • Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): R$ 120 a R$ 210
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 230 a R$ 400
  • Custo médio das revisões: R$ 300

4. Hyundai HB20

hb20 rspec 007
Hyundai HB20 agrada pelo bom comportamento do motor 1.6 e visual jovial, que não ficou datado com a nova geração (Foto: Hyundai | Divulgação)

A Hyundai Motor Brasil começou a atuar no país com carros compactos com custo benefício agressivo e manutenção com valores baixos. O HB20 carrega isso também para o segmento de usados, com preços que não assustam o dono e facilidade em encontrar componentes a preços acessíveis.

Hyundai HB20 1.6 2016 a 2019

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 60 a R$ 120
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 60 a R$ 150
  • Kit troca de óleo (4 litros 5w30 + filtro): R$ 150 a R$ 240
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 160 a R$ 330
  • Custo médio das revisões: R$ 450

5. Renault Sandero

Sandero 11
O Sandero figura como boa opção de carro usado de baixo custo, mas acabamento pode desagradar (Foto: Renault | Divulgação)

Projeto brasileiro feito sobre uma arquitetura romena de baixo custo, o hatch foi lançado na mesma pegada do Logan, de oferecer baixo custo de manutenção. O Sandero é um modelo que não costuma pregar sustos nos seus donos, mesmo usado, além de ter vasta oferta de peças no mercado.

Renault Sandero 1.6 8V 2016 a 2018

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 60 a R$ 100
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 50 a R$ 120
  • Kit troca de óleo (4 litros 10w40 + filtro): R$ 160 a R$ 250
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 260 a R$ 400
  • Custo médio das revisões: R$ 400

6. Volkswagen Gol

volkswagen gol 2019 com transmissao automatica 12
O Gol é uma referência em baixo custo, afinal foi o carro mais vendido do país, com grande movimentação de peças de reposição (Foto: VW | Divulgação)

O carro mais vendido do Brasil por décadas é naturalmente um dos usados com baixo custo de manutenção. Além disso, a mecânica robusta dos motores da Volkswagen confere revisões baratas que praticamente toda e qualquer oficina sabe (e gosta) de fazer. As peças são encontradas em qualquer loja e em qualquer canto do país.

Volkswagen Gol 1.0 12V 2018 a 2021

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 90 a R$ 150
  • Kit com 3 velas de ignição: R$ 80 a R$ 120
  • Kit troca de óleo (4 litros 5w40 + filtro): R$ 170 a R$ 280
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 270 a R$ 390
  • Custo médio das revisões: R$ 300

7. Fiat Strada

Fiat Strada 2019 Hard Working
A picape mais vendida do país fez sua fama (e volume) com as versões de acesso com foco no trabalho (Foto: Fiat | Divulgação)

Mais um best-seller em vendas entre os carros usados com baixo custo de manutenção. A picapinha que topa qualquer parada tem boa oferta de peças e manutenção conhecida pela simplicidade. No caso dos motores Fire, os preços de revisões e componentes ficam ainda mais atraentes.

Fiat Strada 1.4 2016 a 2019

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 60 a R$ 100
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 50 a R$ 90
  • Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): R$ 120 a R$ 210
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 360 a R$ 500
  • Custo médio das revisões: R$ 400

8. Nissan Kicks

kicks sl linha 2020 source
Quem disse que um SUV não pode ser um carro de baixo custo? O Kicks é uma opção interessante para ficar “na moda” sem ficar devendo muito (Foto: Nissan | Divulgação)

Tem SUV também entre os carros usados com baixo custo de manutenção. O Kicks bebe na mesma fonte do Versa, com os preços de revisões competitivos para o segmento e o motor 1.6 16V que não tem mistérios para se mexer. As peças também mantêm valores bastante razoáveis.

Nissan Kicks 1.6 2017 a 2020

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 90 a R$ 180
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 180 a R$ 260
  • Kit troca de óleo (5 litros 5w30 + filtro): R$ 230 a R$ 350
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 400 a R$ 600
  • Custo médio das revisões: R$ 400

9. Toyota Corolla

toyota corolla 2015 traseira 4
O Corolla é um dos automóveis mais cobiçados do mercado brasileiro e a parte boa é que não é caro manter o japonês “inquebrável” (Foto: Toyota | Divulgação)

Quem disse que só tem carros compactos usados entre os com baixo custo de manutenção? O Corolla velho de guerra também se vale da construção japonesa e da reputação mecânica. Sedã que dificilmente dá problema e deixa seu dono na mão, o modelo usa peças com valores compatíveis com a sua proposta.

Toyota Corolla 1.8 2015 a 2018

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 110 a R$ 200
  • Kit com 4 velas de ignição: R$ 90 a R$ 150
  • Kit troca de óleo (5 litros 10w30 + filtro): R$ 260 a R$ 400
  • Par de amortecedores traseiros: R$ 380 a R$ 550
  • Custo médio das revisões: R$ 500

Carros usados de baixo custo de manutenção

  1. Nissan Versa
  2. Toyota Etios
  3. Fiat Mobi
  4. Hyundai HB20
  5. Renault Sandero
  6. Volkswagen Gol
  7. Fiat Strada
  8. Nissan Kicks
  9. Toyota Corolla
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
WALTER 31 de julho de 2024

Os carros da Honda ninguém comenta? Não são bons?

Avatar
eureka 23 de julho de 2024

quem escreve esta matéria sobre veiculo tem que rever sobre carro, forçou amizade

Avatar
Valdinei de Oliveira Comino 23 de junho de 2024

Tenho um Sandero 2015, e pretendo comprar um Corolla 2017, gostei de saber sobre as manutenções e revisões. Um detalhe, no começo da matéria dizia 10 carros, mas foi listado de 1 a 9, estou errado?

Avatar
Ítalo 23 de junho de 2024

O mais importante de se aparecer aí não apareceu, que é o Onix/Prisma de quatro cilindros e Cobalt/Spin!
Que rixa com a GM é essa?

Avatar
Waslon 23 de junho de 2024

Corolla me parece uma excelente opção.

Avatar
Deixe um comentário