Esse componente trabalha no controle de emissões, mas também pode afetar no funcionamento do motor se não estiver em ordem
Desde 1997, todos os carros vendidos no Brasil precisam ter o catalisador. Esse componente serve para o controle de emissões de poluentes e muitas vezes é negligenciado.
Rodar sem essa peça pode render uma multa para o motorista, no valor de R$ 195,23 e somando cinco pontos na CNH. O catalisador também pode afetar no funcionamento do motor. Por isso, é importante estar com ele em dia.
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O catalisador fica na tubulação do escapamento do veículo e serve para filtrar os gases emitidos pela combustão. Ele fica próximo ao coletor de escape, pois precisa estar aquecido para trabalhar com eficiência.
Dentro do catalisador está um núcleo em cerâmica com metais nobres. Eles são responsáveis pelas reações químicas que tornam os gases menos nocivos a saúde.
Junto ao catalisador também está a sonda lambda, que faz a leitura dos gases para monitorar o funcionamento do motor. Através dessas leituras o carro sabe qual combustível está no tanque, regula parâmetros da injeção e da ignição.
A função do catalisador é “limpar” os gases emitidos pelo motor. As reações que ocorrem nele filtram os óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e hidrocarboneto (HC).
Como a sonda lambda trabalha após essa peça, ela também tem uma responsabilidade pelo funcionamento do motor.
Um catalisador já saturado terá menor capacidade de filtrar os gases, causando um aumento nas emissões. Ele também pode limitar o fluxo dos gases, o que resulta em perda de força no motor.
Outra consequência é o aumento no consumo, já que as leituras da sonda lambda irão apontar que algo está errado. Esses sintomas poderão ser acompanhados pela luz de injeção ou a “check engine” acendendo no painel.
Como essa luz acende por uma série de motivos, é preciso que o mecânico faça a leitura com um scanner para apontar que o problema está no catalisador.
Assim como as pastilhas de freio, amortecedores e outras peças de desgaste, o catalisador não possui uma vida útil definida. A durabilidade dele depende do uso, combustível usado e o motor do carro.
Em média, ele pode durar entre 80 mil e 160 mil km, ou 10 anos. Recomendamos pedir para o mecânica checar a peça nas revisões conforme chegar perto dessas quilometragens.
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