A cor da fumaça que sai do escapamento indica qual problema está ocorrendo com seu motor, aqui vamos detalhar os culpados
A cor da fumaça que sai do escapamento de um carro serve como sinal de qual problema pode estar ocorrendo no motor. Uma situação comum é que ela seja branca, vamos explicar aqui o que ela pode significar.
Um carro com o funcionamento correto não emite fumaça visível. Apenas os motores dois tempos que fazem isso, com a característica fumaça azul.
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Quando o carro começa a emitir fumaça branca pelo escapamento, o sintoma mais comum é que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto do combustível. Existem três principais fatores que geram isso.
O mais comum — e simples de resolver — é quando a junta de cabeçote está trincada. Ela forma a vedação entre o bloco e o cabeçote do motor.
A trinca ou outros danos na junta faz que o líquido de arrefecimento que passa do bloco para o cabeçote vase para dentro das câmaras de combustão. Pode ocorrer a queima do óleo junto.
Se o problema for esse, a solução é simples: trocar a junta do cabeçote. A peça em si não é cara, mas a troca exige desmontar parte do motor. E como houve a fumaça branca, é recomendado também trocar o líquido de arrefecimento.
A emissão de fumaça branca pelo escapamento pode ser causada também por trincas ou danos no cabeçote. Dependendo de qual é o problema, uma retífica pode resolver, mas em casos mais graves é preciso trocar toda a peça.
Danos similares no bloco do motor também podem gerar a queima do líquido de arrefecimento, gerando a fumaça branca. Aqui a solução é a mesma do cabeçote: uma retífica em casos mais simples ou a troca do bloco em casos mais graves.
No caso da troca, seja do bloco ou do cabeçote, o valor é bem mais caro. Em alguns modelos de motor não é possível realizar a retífica, tornando essa troca obrigatória.
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Papa móvel kkk
Se rodar com motor queimando óleo, em pouco tempo o carro começa a falhar, as velas sujam, a sonda lâmbda também e o catalisador vai entupindo, o carro vai ficando fraco e o consumo aumenta. Só olhar a saída do escapamento, se estiver com muita fuligem preta ou melado de óleo é sinal de problemas.
Não sejamos levianos, o carro abastecido com álcool solta mais água que o abastecido com gasolina. Em dias frios, que estão chegando, vai se condensar no escapamento ao andar de boa com 2000 rpm ou menos.
O meu Mille estava abastecido no álcool e estava com isso, botei a gasolina e parou.
Problema de junta queimada pode ser identificado verificando o arrefecimento e o óleo.
Outro sintoma é quando o cilindro perde compressão ao ponto de não ter mais ignição.
Bloco trincado ou poroso é quando a água está abaixando.
Em dias frios ou quando usa álcool é normal soltar vapor, mas não fumaça. Se for fumaça precisa investigar.
Habemus Papa na estrada!
Novo papa
Já ouvi falar que no início sai essa tal fumaça e logo acaba
não há nenhum problema
Vou acrescentar aqui. Já tive carro com motor VW AP que soltava a tal fumaça branca na primeira partida do dia, mas não era vapor e sim um pouco de óleo que descia para a câmara de combustão e era queimado. Isso acontecia, pois os retentores de válvulas estavam ressecados. Bastou o mecânico remover o cabeçote, efetuar a troca dos retentores e já era, problema resolvido.
Mas não tem como trocar retentores sem tirar os cinlindros .
Tem que tirar o cabeçote para conferência geral.
Tem sim colega, o mecânico desmontou somente o cabeçote, trocou retentores das hastes das válvulas, a junta e remontou. Não precisou retífica de cabeçote nem na parte de baixo, pois o motor estava bom. Depois disso o motor não baixava nada de óleo e vendi com quase 200 mil km e em perfeito estado. O carro em questão era um Escort autolatina com motor AP 1.8 ano 1996.
A maioria das vezes é o regulador de pressão da gasolina
Habemus Papam!
Fumaça branca:
Habemus que ir ao mecânico!
Ou se preferir, um novo autopapa.
É sinal de que foi eleito um novo Papauto.