Fumaça branca saindo pelo escapamento: o que pode ser?

A cor da fumaça que sai do escapamento indica qual problema está ocorrendo com seu motor, aqui vamos detalhar os culpados

MOTOR A COMBUSTÃO GASOLINA E CARRO ELÉTRICO pum
Um carro funcionando sem problemas não deve emitir fumaça visível (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/05/2025 às 14h36

A cor da fumaça que sai do escapamento de um carro serve como sinal de qual problema pode estar ocorrendo no motor. Uma situação comum é que ela seja branca, vamos explicar aqui o que ela pode significar.

Um carro com o funcionamento correto não emite fumaça visível. Apenas os motores dois tempos que fazem isso, com a característica fumaça azul.

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Fumaça branca no escapamento

Quando o carro começa a emitir fumaça branca pelo escapamento, o sintoma mais comum é que o líquido de arrefecimento está sendo queimado junto do combustível. Existem três principais fatores que geram isso.

O mais comum — e simples de resolver — é quando a junta de cabeçote está trincada. Ela forma a vedação entre o bloco e o cabeçote do motor.

A trinca ou outros danos na junta faz que o líquido de arrefecimento que passa do bloco para o cabeçote vase para dentro das câmaras de combustão. Pode ocorrer a queima do óleo junto.

Se o problema for esse, a solução é simples: trocar a junta do cabeçote. A peça em si não é cara, mas a troca exige desmontar parte do motor. E como houve a fumaça branca, é recomendado também trocar o líquido de arrefecimento.

Fumaça branca pode indicar também problemas maiores

A emissão de fumaça branca pelo escapamento pode ser causada também por trincas ou danos no cabeçote. Dependendo de qual é o problema, uma retífica pode resolver, mas em casos mais graves é preciso trocar toda a peça.

Danos similares no bloco do motor também podem gerar a queima do líquido de arrefecimento, gerando a fumaça branca. Aqui a solução é a mesma do cabeçote: uma retífica em casos mais simples ou a troca do bloco em casos mais graves.

No caso da troca, seja do bloco ou do cabeçote, o valor é bem mais caro. Em alguns modelos de motor não é possível realizar a retífica, tornando essa troca obrigatória.

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17 Comentários
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Alex rosa 13 de maio de 2025

Papa móvel kkk

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Polvo 13 de maio de 2025

Se rodar com motor queimando óleo, em pouco tempo o carro começa a falhar, as velas sujam, a sonda lâmbda também e o catalisador vai entupindo, o carro vai ficando fraco e o consumo aumenta. Só olhar a saída do escapamento, se estiver com muita fuligem preta ou melado de óleo é sinal de problemas.

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Marcelo Henrique 12 de maio de 2025

Não sejamos levianos, o carro abastecido com álcool solta mais água que o abastecido com gasolina. Em dias frios, que estão chegando, vai se condensar no escapamento ao andar de boa com 2000 rpm ou menos.
O meu Mille estava abastecido no álcool e estava com isso, botei a gasolina e parou.

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Marcelo Henrique 12 de maio de 2025

Problema de junta queimada pode ser identificado verificando o arrefecimento e o óleo.
Outro sintoma é quando o cilindro perde compressão ao ponto de não ter mais ignição.
Bloco trincado ou poroso é quando a água está abaixando.

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Polvo 13 de maio de 2025

Em dias frios ou quando usa álcool é normal soltar vapor, mas não fumaça. Se for fumaça precisa investigar.

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Edson Ázara 12 de maio de 2025

Habemus Papa na estrada!

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James bilau 12 de maio de 2025

Novo papa

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Valdemir 12 de maio de 2025

Já ouvi falar que no início sai essa tal fumaça e logo acaba
não há nenhum problema

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Polvo 12 de maio de 2025

Vou acrescentar aqui. Já tive carro com motor VW AP que soltava a tal fumaça branca na primeira partida do dia, mas não era vapor e sim um pouco de óleo que descia para a câmara de combustão e era queimado. Isso acontecia, pois os retentores de válvulas estavam ressecados. Bastou o mecânico remover o cabeçote, efetuar a troca dos retentores e já era, problema resolvido.

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Lincoln 12 de maio de 2025

Mas não tem como trocar retentores sem tirar os cinlindros .

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Marcelo Henrique 12 de maio de 2025

Tem que tirar o cabeçote para conferência geral.

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Polvo 13 de maio de 2025

Tem sim colega, o mecânico desmontou somente o cabeçote, trocou retentores das hastes das válvulas, a junta e remontou. Não precisou retífica de cabeçote nem na parte de baixo, pois o motor estava bom. Depois disso o motor não baixava nada de óleo e vendi com quase 200 mil km e em perfeito estado. O carro em questão era um Escort autolatina com motor AP 1.8 ano 1996.

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Waldir de Oliveira LOPES 10 de maio de 2025

A maioria das vezes é o regulador de pressão da gasolina

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Douglas Siqueira 10 de maio de 2025

Habemus Papam!

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Santiago 8 de maio de 2025

Fumaça branca:
Habemus que ir ao mecânico!

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Adalberto 8 de maio de 2025

Ou se preferir, um novo autopapa.

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Adalberto 8 de maio de 2025

É sinal de que foi eleito um novo Papauto.

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