Chega de lerdeza: Jeep Renegade ganha motor mais potente

Bestseller da Jeep, Renegade ganha nova versão e motor 1.8 EtorQ Flex retrabalhado, com mais potência, para espantar a preguiça

IMG 4232
Por Marcus Celestino
Publicado em 16/11/2016 às 17h40
Atualizado em 11/08/2022 às 16h05

O Renegade é o “case de sucesso” da Jeep no Brasil. Produzido na unidade fabril do Grupo FCA em Goiana (PE), o SUV compacto teve 44.182 unidades emplacadas até o mês de outubro deste ano e é o grande responsável pela fatia de mercado abocanhada pela marca. A Jeep tem, atualmente, 3,31% de market share – ficando na nona posição, à frente da Nissan, por exemplo. Por isso, para continuar bem na fita, a fabricante promove um ajuste mecânico no seu campeão de vendas e oferece nova versão do modelo aos consumidores.

A principal alteração se deu no motor 1.8 E.torQ, que foi retrabalhado. O propulsor bicombustível ficou 5% mais potente e agora entrega 139 cv a 5.750 rpm (quando abastecido com etanol). O torque é de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Na gasolina, os números ficam em 135 cv de potência e 18,8 kgfm.

O Jeep Renegade também recebeu pacote de evoluções técnicas a fim de otimizar o consumo. O utilitário ganhou novo coletor de admissão variável (VIS), Start/Stop, sistema de partida a frio – que elimina o famigerado tanquinho -, monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS), óleos de baixo atrito para motor e caixa, alternador inteligente e indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos.

Jeep Renegade
(Jeep/ Divulgação)

Nova versão e itens de série

Outra novidade para a linha 2017 é a nova versão do utilitário oferecida pela fabricante. A Limited será comercializada como opção topo de linha para o motor bicombustível e conta com câmbio automático de seis velocidades e novos itens de série. O preço sugerido pela fabricante parte de R$ 97.990, podendo ir aos R$ 104.790 caso o cliente opte pelo teto solar panorâmico.

De série, a versão Limited oferece pintura prata na grade dianteira, barras de teto, rodas de liga leve aro 18’’ com pintura exclusiva, faróis de xenônio, bancos revestidos em couro, chave presencial, acendimento automático dos faróis, quadro de instrumentos digital e sensor de chuva.

As demais versões também ganharam alguns mimos. A Sport recebeu porta-óculos, rack de teto e porta-objetos sob o assento do passageiro. A Sport Diesel ainda conta com central multimídia com tela de 5’’ e câmera de ré. Na configuração Diesel, a Longitude ganhou bancos revestidos em couro.

Já a versão de topo do Jeep Renegade, a Trailhawk 2.0 Diesel, passa a ter de série airbags laterais, de cortina e de joelhos para o condutor, faróis de xenônio, chave presencial, bancos em couro e espelhos retrovisores com rebatimento elétrico.

Jeep Renegade
(Jeep/Divulgação)

Guiando o Jeep Renegade 

A reportagem de AutoPapo dirigiu o Renegade Limited em um trecho curto, de apenas 50 quilômetros. No entanto, deu para notar que o motor deixa de trabalhar no limite a todo o tempo, quando comparado ao motor anterior. As alterações deram mais fôlego ao propulsor – especialmente quando este trabalha em baixas rotações. A falta de fôlego em baixa foi resolvida pelo novo coletor de admissão variável, que deu ao bicombustível curva de torque mais linear.

O novo mapeamento do câmbio deixou as trocas mais suaves e o 1.8 também se favorece desta mudança. As trocas da transmissão automático de seis velocidades não são tão sentidas e deixam o motor mais solto. Quando equipado com caixa manual de cinco velocidades, o SUV fica ainda mais ligeiro e, com o botão de condução esportiva acionado, as trocas de marcha são mais alongadas e primam pelo desempenho. O 1.8 E.Torq Evo, definitivamente, espantou o bicho-preguiça do Jeep Renegade.

(Fiat/Divulgação)
Preços Jeep Renegade 2017
1.8 AT6 PCD (linha 2016*) R$ 69.990
1.8 MT5 Flex R$ 72.990
Sport 1.8 Flex MT5 R$ 79.490
Sport 1.8 Flex AT6 R$ 85.990
Longitude 1.8 Flex AT6 R$ 90.990
Longitude 1.8 Flex AT6 (teto) R$ 97.790
Limited 1.8 Flex AT6 R$ 97.990
Limited 1.8 Flex AT6 (teto) R$ 104.790
Sport 2.0 Diesel AT9 4×4 R$ 115.990
Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 R$ 123.490
Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 R$ 136.990

*Ainda há estoque da linha 2016 da versão. A linha 2017 começará a ser comercializada assim que todos os modelos 2016 forem vendidos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário