Fiat Toro 2017: demos uma volta na picape com novo motor

Fiat equipa Toro com motor 2.4 Tigershark e comercializa modelo por R$98.730; picape ganha em desempenho, mas se torna insaciável com relação ao consumo

Por Marcus Celestino 15/11/16 às 17h37

Certos casamentos têm tudo para dar certo. A Fiat Toro 2017 e o motor 2.4 Tigershark MultiAir Flex 16V, por exemplo, parecem ter nascido um para o outro. O desempenho da picape com o novo propulsor, que gera 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque (no álcool), é satisfatório.

Fiat Toro 2017 ganha motor 2.4 Tigershark e custa R$98.730; picape ganha em desempenho, mas se torna insaciável com relação ao consumo.
Fiat Toro 2017

No entanto, sempre tem aquela figura nefasta que gosta de prejudicar um matrimônio harmonioso. Neste caso, o traíra é o câmbio automático de nove velocidades. A transmissão faz com que o utilitário beba demais.

O câmbio da Fiat Toro 2017, a partir da sexta marcha, tem relações bastante alongadas para tentar otimizar o consumo. Além disso, o veículo conta com Start/ Stop e o motor tem sistema de partida a frio, abdicando do tanquinho. Mesmo assim, nem com toda ajuda, a Toro deixa de ser uma ébria.

Em ciclo urbano a picape faz 5,9km/l (álcool) e 8,6km/l (gasolina), enquanto na estrada o modelo bebe 7,4km/l (álcool) e 10,8km/l (gasolina).

Vale frisar que o motor 2.4 Tigershark é fabricado na planta da FCA em Saltillo, no México. De lá também saem os propulsores V8 HEMI 5.7 e o Hellcat 6.2. O Tigershark é construído em alumínio para diminuir peso.

Fiat Toro 2017 ganha motor 2.4 Tigershark e custa R$98.730; picape ganha em desempenho, mas se torna insaciável com relação ao consumo.
(Fiat/Divulgação)

O sistema MultiAir2 faz com que o tempo e a abertura das válvulas de admissão variem – melhorando o processo de combustão. Em vez da correia dentada, o eixo do comando de válvulas é acionado por corrente metálica.

Como anda a Fiat Toro 2017?

A dirigibilidade da Toro segue praticamente impecável. A direção assistida eletricamente deixa o condutor bastante confortável. Quanto à ergonomia, para o motorista, uma beleza. A posição de dirigir é boa e o assento agrada a gregos e troianos, altos e baixos.

O motor 2.4 – que apresenta poucas vibrações, é bom destacar – trabalha bem, mas, quando cheio (na casa das 6000rpm) é um pouco ruidoso.

Isso se dá graças ao casamento com a transmissão de nove velocidades. Um câmbio com menos marchas e relações mais curtas daria caldo melhor com relação ao desempenho.

O habitáculo da Fiat Toro 2017 tem bom isolamento acústico e é raro ouvimos a leve “gritaria” do trem de força. Caso acionado o modo de condução Sport, a picape “berra” menos. O problema também pode ser ligeiramente aplacado efetuando as trocas manualmente por meio das aletas no volante. No entanto, a ressonância persiste.

Fiat Toro 2017 ganha motor 2.4 Tigershark e custa R$98.730; picape ganha em desempenho, mas se torna insaciável com relação ao consumo.
(Fiat/Divulgação)

Para fechar, no pouco contato que a reportagem do AutoPapo teve com a Toro 2.4 Tigershark, o consumo (em circuito misto) ficou na casa dos 8,1km/l. A picape estava abastecida com gasolina.

Equipamentos

A Fiat Toro 2017 2.4 Freedom conta com todos os itens de série da Freedom 1.8 Flex e mais alguns mimos específicos como capota marítima, retrovisores elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante em couro com teclas de áudio e aletas para trocas manuais, rodas aro 16’’ e cor exclusiva para a configuração (Branco Polar).

Opcionais

Como opcionais, ainda podem ser adicionados teto solar elétrico, barras longitudinais no teto, faróis de neblina, bancos parcialmente revestidos em couro, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, rodas de liga leve 17’’, pneus de uso misto e central multimídia Uconnect com tela de 5’’, GPS, Bluetooth, entrada auxiliar, USB. Em termos de segurança, o proprietário ainda pode levar airbags laterais, de cortina e de joelhos (para o motorista).

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