Chevrolet Cobalt Elite 1.8 2018 chega com uma pegada mais familiar

As novidades da linha 2018 são sistema Isofix de fixação de cadeira infantil e luz traseira de neblina. A proposta do sedã da Chevrolet é familiar

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Por Paulo Eduardo
Publicado em 08/12/2017 às 14h27
Atualizado em 04/02/2020 às 16h34

O Chevrolet Cobalt pertence ao segmento dos médios compactos e disputa mercado com Nissan Versa e Renault Logan. O trio tem distância entre-eixos de carro médio, mas a bitola dianteira e a traseira são mais estreitas em relação a esses. As novidades da linha 2018 são sistema Isofix de fixação de cadeira infantil e luz traseira de neblina. A proposta do sedã da Chevrolet é familiar.

O espaço interno do Cobalt é muito bom, principalmente para pernas no banco traseiro. Assim como o porta-malas descomunal de 563 litros. Nem as alças da tampa, chamadas popularmente de pescoço de ganso, atrapalham a bagagem, de tão grande o espaço disponível. Encosto do banco traseiro é fracionado (2/3 e 1/3), possibilitando levar objetos mais compridos e mesclar carga e passageiro. Muito prático. O porta-malas pode ser aberto por meio de comando no painel ou controle na chave. Plástico duro de aparência boa predomina no interior com montagem bem feita.

Chevrolet Cobalt 2018 sedã médio
Chevrolet Cobalt Foto Marlos Ney Vidal | Autos Segredos

A versão avaliada é cara, como (quase) todos os carros vendidos no país. A Elite vem com todos os itens de série e tem preço sugerido de R$ 72.490. Nem nessa versão, topo de linha, a fabricante disponibiliza apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil para o ocupante do assento central traseiro. Descaso com segurança. Não dá para entender o assento traseiro tão curto, mesmo havendo espaço de sobra. A resistência da carroceria precisa de comprovação, pois o carro ainda não passou pelo teste do Latin NCAP.

O Cobalt cumpre exatamente o prometido. Carro familiar equipado com transmissão automática de seis marchas com opção de troca manual por meio de teclas na alavanca. Praticidade nenhuma nas teclas colocadas na lateral da alavanca. Trocas são suaves e a diminuição de velocidade implica em redução nas marchas. O antigo motor 1.8 de oito válvulas tem torque em rotação mais baixa e proporciona desempenho suficiente para ultrapassagem com segurança. Incomoda a aspereza do motor, que não é beberrão, em rotação elevada. Urra mesmo.

Chevrolet Cobalt 2018 sedã médio
Chevrolet Cobalt (Foto Marlos Ney Vida | Divulgação)

Banco do motorista tem regulagem de altura assim como a coluna de direção. Fica faltando a de distância. Economia de palito em carro desse preço. Assentos dianteiros deveriam ter mais comprimento também. Quadro de instrumentos mescla elementos digitais e analógicos. Retrovisores estão bem dimensionados. Motorista encontra logo a melhor posição de dirigir. Direção com assistência elétrica tem boa calibragem, mas falta um pouco mais de sensibilidade para que o motorista possa sentir o carro. A ergonomia é boa, com a maioria dos comandos ao alcance das mãos. É fácil entrar e sair do carro.

Suspensão tem calibragem mais firme, mas não ocorre transferência para dentro, mesmo com rodar duro sobre piso irregular. Contribuem para isso os pneus de perfil mais alto (65). O Chevrolet Cobalt é seguro nas curvas feitas dentro do limite de aderência, bons freios e passa sensação de segurança. Por causa da boa altura em relação ao solo não esbarra em rampa de garagem.

Chevrolet Cobalt 2018 sedã médio
Chevrolet Cobalt (Foto Chevrolet | Divulgação)

São muitos os itens de conforto e conveniência, como sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas, vidros com acionamento elétrico de um toque na subida e descida em todas as portas, câmera de ré, alerta de baixa pressão nos pneus e OnStar*. É bem completo o Cobalt Elite, mas o preço…

Ficha técnica do Chevrolet Cobalt Elite

Motor: quatro cilindros em linha, 1.8, flex, oito válvulas, 111 cv (etanol)/106 cv (gasolina) de potência a 5.200 rpm e 17,7 kgfm (e) de torque a 2.600 rpm e 16,8 kgfm (g) a 2.800 rpm

Transmissão: tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção: tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão: dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção

Rodas/pneus: 6×15”de liga leve /195/65R15

Peso: 1.129 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem): 385 kg

Dimensões: 4,48 m de comprimento;1,74 m de largura; 1,51 m de altura e 2,62 m de entre-eixos

Porta-malas: 563 litros

Tanque de combustível: 54 litros

Velocidade máxima: 170 km/h (e/g)

0 a 100 km/h: 10,6 segundos (e)/ 11,1 seg. (g)

Consumo (km/l): cidade – 7,6 km/l (e) e 11,1 km/l (g); estrada – 10 km/l (e) e 14,4 km/l (g)

*OnStar é um sistema de telemática com mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade. Por meio de comando no retrovisor interno, conecta-se a uma central que oferece informações diversas, incluindo assistência médica em emergência. A comunicação se dá por linha celular exclusiva do carro. Emite aviso em caso de furto e permite comandar funções do veículo por aplicativo para smartphone. Pode-se saber, por exemplo, quando a velocidade pré-determinada foi ultrapassada, quando o filho dirige o carro. O OnStar é cedido como cortesia durante algum tempo e, posteriormente, pago.

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