Chevrolet Onix Activ x Ford Ka Freestyle: surra no campeão

Os dois hatches, em suas versões aventureiras, se enfrentam: o recém-lançado modelo da Ford atropelou o Onix, modelo mais vendido no Brasil

Por Paulo Eduardo29/10/18 às 12h15
Especial para o AutoPapo

O Chevrolet Onix é o campeão de vendas no mercado nacional. O Ford Ka passou por uma recente reestilização e recebeu melhorias mecânicas significativas. O AutoPapo colocou os dois modelos frente a frente em suas versões aventureiras, e o Ford Ka Freestyle levou a melhor sobre o Chevrolet Onix Activ.

Confira o nosso comparativo.

Design/acabamento

Ka Freestyle Onix Activ
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Nem o Onix Activ nem o Ka Freestyle conquistam pelo desenho ousado da carroceria, mas vestem bem a roupa de aventura: apliques de plástico em toda a carroceria (para-lamas, para-choques, laterais), rack (bagageiro) no teto e rodas de liga leve de cor escura. Conjunto aventureiro sem exageros em ambos.

Acabamento de carros compactos de entrada é simples, com plástico duro no painel central e forração de porta. Mesmo assim, têm boa montagem com encaixes certos sem rebarbas de plástico e aparência convincente. Apliques em tons prata no Onix e marrom no Ka em diversas partes do interior. Onix convence mais.

Motor/desempenho

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Onix tem motor de quatro cilindros 1.4 e cabeçote simples. O Ka é equipado com o moderno 1.5 de três cilindros e cabeçote multiválvulas. Os dois usam a mesma caixa automática de seis velocidades. Até a maneira de trocar marchas no modo manual é o mesmo: teclas de (+/-) no alto da alavanca. Não é o mais prático, mas humanos têm incrível capacidade de adaptação. Portanto, é questão de tempo. Há ligeiro retardo nas trocas e nem sempre ocorre redução imediata da marcha na diminuição da velocidade.

Ford Ka Freestyle tem motor 1.5 de três cilindros
Ford Ka Freestyle tem motor 1.5 de três cilindros

Desempenho bem melhor no Ford nem tanto pela cilindrada maior, mas pela melhor eficiência energética, além dos valores bem mais elevados de potência e torque. O desempenho do Onix é bom, porém o cabeçote simples de apenas duas válvulas por cilindros carece de elasticidade em alta. O torque máximo de ambos ocorre em rotação mais elevada, mas 80% estão disponíveis em rotação mais baixa. Um dos destaques do Ka é o motor. Consumo de ambos é equivalente pelos dados do Inmetro. Ka consome menos com gasolina; Onix, com álcool. O Chevrolet pesa 20 quilos a menos.

Chevrolet Onix Activ tem o veterano 1.4

Suspensão

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Altura mais elevada nos dois modelos para transitarem sem problemas nas ruas esburacadas e no asfalto remendado e ondulado na maior parte das vias. Estão bem calibradas proporcionando boa estabilidade com inclinação moderada nas curvas. Transferem em níveis aceitáveis as imperfeições para a cabine. A do Ka transmite sensação de mais firmeza, apesar de ter cinco centímetros a mais de altura do solo, o que significa mais desenvoltura em caminhos ruins. Assim, está mais coerente com a proposta da versão. Mas o Onix está mais bem adaptado à proposta aventureira com pneus de perfil mais alto (70) contra 60 do Ka. Ka leva a melhor.

Direção

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Ambas têm assistência elétrica, sendo leve em manobras e firme em velocidades elevadas. A do Ka 2019 tem mais sensibilidade. A coluna de direção de ambos tem regulagem somente de altura. A de distância permite melhor posicionamento ao volante, que tem boa pega nos dois carros. Ford declara menor diâmetro de giro, o que em tese exigiria manobrar menos. Na prática, a teoria é outra. Parece que o diâmetro de giro é maior. A posição de dirigir do Onix é muito alta, o que incomoda motorista de estatura mediana. A do Ka é normal.

Espaço interno/ergonomia

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Apesar de ter maior distância entre-eixos, quase quatro centímetros a mais, Onix peca pela caída brusca do teto na traseira para dar estilo mais arrojado à carroceria. Por isso, passageiros de maior estatura esbarram a cabeça no teto, o que não ocorre no Ka. A Ford diminuiu a capacidade do porta-malas para privilegiar o espaço para pernas no banco traseiro.

Incomoda também no Onix assentos curtos que não apoiam totalmente as pernas. Os do Ka estão dentro do padrão. Todos os comandos do Onix estão ao alcance do motorista. O senão do Ka em ergonomia é o comando dos retrovisores em posição incômoda, o que obriga a desencostar do banco ao acioná-lo. Por outro lado, passageiros do banco traseiro do Onix precisam abaixar para entrar por causa do caída do teto.

Porta-malas

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

O Chevrolet leva vantagem de 23 litros sobre o Ford. Porém, o encosto do banco traseiro do Onix rebate totalmente. O do Ka é fracionado em 1/3 e 2/3. Isso possibilita levar passageiros e bagagem no banco traseiro, enquanto o do Onix é ocupante ou bagagem. Ambos têm abertura interna por comando interno ou na chave.

O Ford tem iluminação e um prático tapete bandeja de borracha, evitando resíduos difíceis de remover no carpete. Porém, o aproveitamento do Onix é mais horizontal, o que facilita a arrumação. O Ka leva 405 quilos de carga útil (passageiros + bagagem) e o Onix, 375 kg. São 40 quilos a mais. Ka leva a melhor pela praticidade.

Tecnologia/segurança

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 2 ★★☆☆☆

O Chevrolet está equipado com o sistema de telemática OnStar com mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade. OnStar é cortesia durante determinado período de tempo. Está equipado com sensor de chuva e vidros elétricos com um toque para subir e descer nas quatro portas. O Ka conta apenas com um toque na porta do motorista.Traz o sistema multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas contra sete do Onix.

Em segurança, o Onix recebeu reforços na carroceria e obteve três estrelas de cinco possíveis no teste de impacto do Latin NCAP depois de tirar zero assim como o Ka. Traz apenas itens de segurança ativa (ABS) e airbag duplo frontal (passiva) obrigatórios por lei. Depois do fiasco no teste de impacto, o hatch da Ford recebeu reforços na estrutura. Obteve três estrelas de cinco possíveis na proteção de adultos, mesma pontuação do Onix . Na proteção a criança, o Ford obteve quatro estrelas contra três do Chevrolet. Vem equipado com airbags laterais e de cortina, além de controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Ambos contam com segurança básica completa no banco traseiro: apoios de cabeça e cintos retráteis de três pontos nos três assentos.

Custo/benefício

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Ambos têm garantia de três anos. O Ford Ka custa um pouco menos com ou sem pintura sólida ou metálica. O preço do Onix com pintura branca sólida é de R$ 68.990; o do Ka, de R$ 68.590. Ambos custam caro para o poder de compra do consumidor brasileiro, mas cerca de 40% do preço correspondem aos impostos. O governo é guloso. Relação de melhor benefício do Ka pelos itens de segurança.

Resultado

Ka Freestyle Onix Activ
31 24
Fichas técnicas Ford Ka Freestyle Chevrolet Onix Activ
Motor Dianteiro, transversal, flex, 1.497cm³, três cilindro, 12 válvulas  Dianteiro, transversal, flex, 1.389 cm³, quatro cilindros, 8 válvulas
Potência 136 cv (etanol) e 128 cv (gasolina) a 6.500 rpm  106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm
Torques de 16,1 kgfm (e) e 15,6 kgfm (g) a 4.750 rpm  13 kgfm (e/g)  a 4.800 rpm
Transmissão tração dianteira e câmbio automático de seis marchas tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 m assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 m
Freios disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, com ABS  disco ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Suspensão dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura do solo, 18,8 cm dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura livre do solo, 15 cm
Pneus 185/60 R15  195/65 R15
Peso 1.135 kg  1.092 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem) 405 kg 375 kg
Dimensões comprimento, 3,954 m; largura, 1,77 m; altura, 1,57 m; distância entre-eixos, 2,49 m  comprimento, 3,958 m; largura, 1,737 m;  altura, 1,554 m de altura; distância entre-eixos, 2,528 m
Capacidades (litros) tanque, 51,6 l; porta-malas, 257 l tanque, 54 l; porta-malas, 280 l
Consumo (km/l) – cidade: 7,5 (e)/10,7 (g); estrada, 9,4 (e)/13,5 (g) cidade: 8,3 (e)/12,4 (g); estrada: 9,4 (e)/13,8 (g)

14 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Francisco Machado 1 de novembro de 2018

    As rodas do KA são nítidamente desproporcionais ao seu tamanho. Ninguém percebe isto ??

    • Carlos 8 de novembro de 2018

      O tamanho dos 2 é praticamente o mesmo (diferença de 1cm aqui ou ali). Os 2 usam rodas aro 15, mas realmente no KA ficam pequenas

  • Carlos 1 de novembro de 2018

    A foto do interior não é do Onix 2019, creio que é da Spin 2019

    • Marcelo Zaia 5 de novembro de 2018

      Você tem razão, o painel do Onix tem as saídas de ar embutidas no painel superior e este é todo uniforme, enquanto no Spin as saídas de ar são acopladas em outro módulo que por sua vez possui um rebaixo (tipo porta treco), e o restante do painel onde se localize a central multimídia são completamente diferentes. Parabéns pela observação Carlos.

  • Joelson dantas 1 de novembro de 2018

    Se a questao fosse so o design entao o Onix estaria fudido. Isso pq o VW Polo eh mto mais bonito e tem mais conteúdo q o Onix. O mesmo vale para o HB20. Ambos sao mais bonitos, mais completos, mais modernos e tem motores mto melhores do q o Onix. A questao eh q Brasileiro não sabe comprar carro

    • EVERTON OLIVEIRA FRANCISCO 1 de novembro de 2018

      concordo, não é beleza, é burrice mesmo

  • FRANCISCO RONDON 31 de outubro de 2018

    O Ka (e qualquer outro fabricante na mesma categoria) pode vir com tudo do bom e do melhor e, ainda assim, não vai vender como o ONIX. Por qual motivo? Design. Prá desbancarem o Onix tá difícil. Brasileiro gosta da estética e isso o ONIX tem demais. Infelizmente é assim que a banda toca no nosso mercado tupiniquim.

  • Marcos admmm 31 de outubro de 2018

    Eu não compraria esse Onix nunca um carro totalmente inseguro com motor já ultrapassado..

  • Eduardo 30 de outubro de 2018

    O Ká só perde para o Onix no tamanho do porta-malas e talvez no consumo…no restante ele bem melhor que o Chevrolet.

  • Marcelo 30 de outubro de 2018

    Comprei um Ka, não estou satisfeito, até tenho que ir na concessionária conversar, consumo não está bom, bem diferente do especificado na venda, tampa interna do porta mala não funciona bem, o sistema das cordinhas ao fechar, acabamento do porta luvas péssimo, irei na concessionária conversar para ver se consigo mudar esta opinião, vai que foi a minha unidade que não veio boa.

    • JOAO MARCELI DE LIMA 31 de outubro de 2018

      Comprei um Aki na Slaviero em Curitiba ele veio com infiltração de água no porta malas e no banco do assoalho do passageiro do lado do motorista , levei na concessionária primeira vez não resolveu, voltei lá e dei uma dura neles ,trocaram todas as guarnições e a forração. Ficou dez foi resolvido o carro é dez.

    • Fabricio 5 de novembro de 2018

      Se está insatisfeito com o desempenho, aceleração e consumo, vá de VW Up TSi.

  • Pedro 30 de outubro de 2018

    É por essas e outras que eu tenho um Kia soul

  • Fabio 29 de outubro de 2018

    A FORD, quando quer, sabe fazer bons carros. Só não sabe fazer o marketing.

Deixe um comentário