Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018: 10 pontos para observar
Hatch compacto se destaca por ser um carro funcional com manutenção simples e oferta de conforto com o câmbio automático
Hatch compacto se destaca por ser um carro funcional com manutenção simples e oferta de conforto com o câmbio automático
O sucesso estrondoso de um carro quando 0 km inevitavelmente se replica no segmento de usados e seminovos. Com o Chevrolet Onix isso foi quase imediato. Veículo mais vendido do país por cinco anos seguidos, o hatch da General Motors tem ampla oferta no mercado de segunda mão, o que o faz sempre uma boa opção de compra.
VEJA TAMBÉM:
Hoje vamos destacar a opção LTZ do Chevrolet Onix de primeira geração, ano 2018, com motor 1.4 8V e com câmbio automático de seis marchas. Modelo racional e funcional, principalmente para o uso na cidade, e com motor conhecido de manutenção descomplicada.
*valores apurados na segunda quinzena de agosto de 2024
Lançado em outubro de 2012, o Chevrolet Onix marcou uma nova fase da General Motors no Brasil. Feito sobre a plataforma Gamma II de origem sul-coreana, o hatch chegou para substituir o Celta e o Corsa no segmento de compactos.
Começou com três versões e opções de motores 1.0 e 1.4. Em 2013 se tornou um dos primeiros modelos da categoria de entrada do mercado a oferecer câmbio automático. No ano seguinte assumiu a liderança de emplacamentos no Brasil, posto que segurou até a pandemia.
Bem antes disso, teve série especial em homenagem ao Lollapalooza e à Seleção Brasileira – a Chevrolet patrocinava o festival e a CBF – e passou por reestilização em 2016.
Logo depois a montadora lançou uma versão Joy do Onix, com o desenho anterior ao face-lift para ser a porta de entrada da Chevrolet no país. Ainda experimentou novas configurações de acabamento até o lançamento da segunda geração, em setembro de 2019.
Mesmo assim, essa primeira encarnação do Chevrolet Onix seguiu viva. Vendida justamente como Joy e apenas com motor 1.0, era a opção mais barata da linha, mas deixou de ser produzida em 2022 – representava menos de 20% das vendas totais da linha.
O motor Família I do Chevrolet Onix obviamente é datado e um pouco áspero, porém rende o suficiente para a cidade. Tem boas acelerações e evolui de forma gradativa. A caixa automática de seis marchas funciona bem a maior parte do tempo, mas tende a ficar impreciso em retomadas.
Como todo compacto, o espaço é limitado. Motorista e carona têm vão justo para pernas e os joelhos esbarram nos acabamentos de painel e portas. O assento curto cansa um pouco. Atrás, espaço para dois adultos.
A suspensão tem um acerto regular. Na maior parte do tempo filtra de forma eficiente os buracos. A frente baixa, contudo, raspa fácil em rampas de garagens e quebra-molas. O isolamento acústico é apenas razoável. O porta-malas recebe uma mala grande e pequenas bagagens.
A plataforma Gamma II deu um upgrade na linha compacta da GM, que até então usava a base do primeiro Corsa, de 1994. O Chevrolet Onix não é nenhum supra sumo de dinâmica, mas tem nível adequado de construção.
A direção se mostra firme nas curvas, o carro aponta bem, a carroceria torce dentro da normalidade, contudo o hatch exige correções em altas velocidades permitidas nas rodovias. A estabilidade, de forma geral, fica na média para o padrão de compactos desta época.
Veja a lista de itens de série do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018.
Segundo a KBB Brasil, os preços do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT ano 2018 se mantiveram praticamente estáveis nos dois últimos anos. De junho de 2022 para junho de 2023 o carro desvalorizou 9,34%, e de junho de 2023 para junho de 2024 a desvalorização foi de 2,01% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT ano 2018.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores de manutenção para o Onix LTZ 1.4 AT apurados no site da Chevrolet.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Na parte da tabela fipe esta escrito 1018 ao invés de 2018