Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018: 10 pontos para observar

Hatch compacto se destaca por ser um carro funcional com manutenção simples e oferta de conforto com o câmbio automático

chevrolet onix ltz 3
Onix LTZ é opção mais sofisticada da primeira geração do hatch da GM (Fotos: GM | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 27/08/2024 às 09h00

O sucesso estrondoso de um carro quando 0 km inevitavelmente se replica no segmento de usados e seminovos. Com o Chevrolet Onix isso foi quase imediato. Veículo mais vendido do país por cinco anos seguidos, o hatch da General Motors tem ampla oferta no mercado de segunda mão, o que o faz sempre uma boa opção de compra.

VEJA TAMBÉM:

Hoje vamos destacar a opção LTZ do Chevrolet Onix de primeira geração, ano 2018, com motor 1.4 8V e com câmbio automático de seis marchas. Modelo racional e funcional, principalmente para o uso na cidade, e com motor conhecido de manutenção descomplicada.

10 pontos a observar no Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT

  • Preço médio do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 1018: entre R$ 62 mil e R$ 68 mil nos principais sites de compra e venda de veículos
  • Preço Tabela Fipe do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 1018: R$ 63.416,00

*valores apurados na segunda quinzena de agosto de 2024

Breve história

chevrolet onix ltz 2017 frente farol
Primeira geração do Onix ficou em linha de 2012 a 2019 e passou por apenas um facelift

Lançado em outubro de 2012, o Chevrolet Onix marcou uma nova fase da General Motors no Brasil. Feito sobre a plataforma Gamma II de origem sul-coreana, o hatch chegou para substituir o Celta e o Corsa no segmento de compactos.

Começou com três versões e opções de motores 1.0 e 1.4. Em 2013 se tornou um dos primeiros modelos da categoria de entrada do mercado a oferecer câmbio automático. No ano seguinte assumiu a liderança de emplacamentos no Brasil, posto que segurou até a pandemia.

Bem antes disso, teve série especial em homenagem ao Lollapalooza e à Seleção Brasileira – a Chevrolet patrocinava o festival e a CBF – e passou por reestilização em 2016.

GM Brazil 2016 Chevrolet Onix LTZ 001 768x480
Compacto foi responsável por uma limpa na gama da Chevrolet e tirou de cena Celta, Corsa e Agile

Logo depois a montadora lançou uma versão Joy do Onix, com o desenho anterior ao face-lift para ser a porta de entrada da Chevrolet no país. Ainda experimentou novas configurações de acabamento até o lançamento da segunda geração, em setembro de 2019.

Mesmo assim, essa primeira encarnação do Chevrolet Onix seguiu viva. Vendida justamente como Joy e apenas com motor 1.0, era a opção mais barata da linha, mas deixou de ser produzida em 2022 – representava menos de 20% das vendas totais da linha.

Desempenho e consumo

O motor Família I do Chevrolet Onix obviamente é datado e um pouco áspero, porém rende o suficiente para a cidade. Tem boas acelerações e evolui de forma gradativa. A caixa automática de seis marchas funciona bem a maior parte do tempo, mas tende a ficar impreciso em retomadas.

Ficha técnica do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018

  • Motor: 1.4 flex
  • Cilindros: 4
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Comando de válvulas: único no cabeçote
  • Potência máxima: 106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm
  • Torque máximo: 13,9 kgfm (etanol) e 12,9 kgfm (gasolina) a 4.800 rpm
  • Transmissão: câmbio automático de seis marchas; tração dianteira
  • Peso: 1.074 kg
  • 0 a 100 km/h: 12 segundos
  • Consumo cidade: 7,9 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina)
  • Consumo estrada: 9,6 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)
  • Tanque: 54 litros

Espaço e conforto

GM Brazil 2016 Chevrolet Onix LTZ 003 768x480
Quadro de instrumentos parcialmente digital, multimídia MyLink era algumas das inovações do Onix

Como todo compacto, o espaço é limitado. Motorista e carona têm vão justo para pernas e os joelhos esbarram nos acabamentos de painel e portas. O assento curto cansa um pouco. Atrás, espaço para dois adultos.

A suspensão tem um acerto regular. Na maior parte do tempo filtra de forma eficiente os buracos. A frente baixa, contudo, raspa fácil em rampas de garagens e quebra-molas. O isolamento acústico é apenas razoável. O porta-malas recebe uma mala grande e pequenas bagagens.

Dimensões e capacidades do Chevrolet Onix LTZ

  • Comprimento: 3,93 m
  • Largura: 1,70 m
  • Altura: 1,47 m
  • Entre-eixos: 2,52 m
  • Porta-malas: 280 litros
  • Vão livre do solo: 12 cm
  • Carga útil: 375 kg

Dirigibilidade

chevrolet onix ltz 2017 frente
Estável e firme, o Onix é gostoso e confiável ao volante, mas não espera esportividade

A plataforma Gamma II deu um upgrade na linha compacta da GM, que até então usava a base do primeiro Corsa, de 1994. O Chevrolet Onix não é nenhum supra sumo de dinâmica, mas tem nível adequado de construção.

A direção se mostra firme nas curvas, o carro aponta bem, a carroceria torce dentro da normalidade, contudo o hatch exige correções em altas velocidades permitidas nas rodovias. A estabilidade, de forma geral, fica na média para o padrão de compactos desta época.

Principais equipamentos

Veja a lista de itens de série do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT 2018.

  • Itens de segurança: dois airbags, freios com ABS e EBD, sensor de ré,monitoramento de pressão dos pneus, assistente de recuperação veicular e de chamada de emergência, alarme, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro.
  • Itens de conforto: ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia MyLink com espelhamento de smartphone, tomada USB, Bluetooth e comandos no volante, coluna de direção com ajuste de altura, controle de cruzeiro, banco do motorista com ajuste de altura, chave com telecomando remoto das portas e banco traseiro rebatível.
  • Itens de aparência: rodas de liga leve aro 15” e para-choque, maçanetas externas e capas dos retrovisores na cor da carroceria.

Desvalorização

Segundo a KBB Brasil, os preços do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT ano 2018 se mantiveram praticamente estáveis nos dois últimos anos. De junho de 2022 para junho de 2023 o carro desvalorizou 9,34%, e de junho de 2023 para junho de 2024 a desvalorização foi de 2,01% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.

Seguro

Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT ano 2018.

  • Masculino: R$ 2.942,40
  • Feminino: R$ 2.952,48

*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)

Revisões do Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT

chevrolet onix ltz 2017 painel
Versão LTZ tinha acabamento mais refinado, com direito a revestimento parcial em couro

A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores de manutenção para o Onix LTZ 1.4 AT apurados no site da Chevrolet.

  • 60.000 km: R$ 1.608,00 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, velas de ignição, filtro de combustível, filtro de ar (elemento), correia dentada, tensionador da correia e fluido do freio.
  • 70.000 km: R$ 628,00 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo e filtro de combustível.
  • 80.000 km: R$ 796,00 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, filtro de combustível e fluido do freio.

Cesta de peças

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 60 a R$ 120
  • Discos de freio (par): R$ 120 a R$ 250
  • Jogo com 4 velas de ignição: R$ 70 a R$ 150
  • Filtro de ar elemento: R$ 30 a R$ 60
  • Filtro de ar cabine: R$ 50 a R$ 90
  • Filtro de combustível: R$ 20 a R$ 30
  • Bomba de combustível: R$ 240 a R$ 350
  • Fluido da transmissão: R$ 80 a R$ 120 (1 litro)
  • Kit troca de óleo – 4 litros (5w30) + filtro: R$ 170 a R$ 260
  • Amortecedores traseiros (par): R$ 160 a R$ 300
  • Farol: R$ 320 a R$ 500
  • Lanterna traseira: R$ 180 a R$ 320
  • Para-lama dianteiro: R$ 350 a R$ 600
  • Para-choque traseiro: R$ 330 a R$ 500

Defeitos comuns

  • Falhas no motor
  • Coluna de direção
  • Ar-condicionado
  • Infiltração nos faróis
  • Motor de arranque
  • Correia dentada
  • Freios
  • Recall para substituição de rodas e pneus
  • Recall para troca do tanque de combustível
  • Recall para troca do pedal do freio
  • Recall para verificação do encosto dos bancos
  • Recall para isolamento dos relês
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hhhggg 5 de setembro de 2024

Na parte da tabela fipe esta escrito 1018 ao invés de 2018

Avatar
Deixe um comentário