Ciclovia, ciclofaixa e motoristas: o que é preciso saber sobre a convivência nas pistas
Desrespeitar a distância mínima ao passar pelo ciclista, estacionar em ciclovias e transitar em ciclofaixas são comportamento passíveis de multa
Desrespeitar a distância mínima ao passar pelo ciclista, estacionar em ciclovias e transitar em ciclofaixas são comportamento passíveis de multa
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina as diretrizes da convivência dos veículos automotores com os ciclos. O texto também trata das pistas destinadas às bicicletas (ciclovia e ciclofaixa). Entenda a diferença entre as duas, as consequências de estacionar ou transitar de carro por elas e quais são as obrigações do motorista relacionadas aos ciclistas.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente é que os ciclos têm preferência sobre os automóveis. Durante a manobra de mudança de direção, por exemplo, o condutor deve ceder passagem aos pedestres e ciclistas.
De acordo com o artigo 201 do CTB, deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média com penalidade de multa. A gravidade das infrações ligadas às ciclovias e ciclofaixas é ainda maior.
Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (três vezes).
Outro ponto tratado pela Lei de Trânsito é o estacionamento em ciclovias:
Art. 181. Estacionar o veículo:
VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.
Abaixo, a diferença entre ciclovia e ciclofaixa:
A Lei de Trânsito brasileira define, como ciclovia, a pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum. E o caso do exemplo da foto, no Rio de Janeiro.
A ciclofaixa, por sua vez, é parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.
Atenção! As bicicletas devem circular, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Dados do Ministério da Saúde atestam que, por ano, em todo o Brasil, cerca de 1.300 ciclistas perdem a vida no trânsito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tava circulando na calçada quando o motorista de taxi entrou na garagem do prédio de primeira, sem cautela, de forma irresponsável, quase me atropela, pedi prudência, mas ele alegou q eu estava andando devagar.
A preferência é sempre do pedestre, como devo proceder? Denuncia-lo?
Atravessei em cima da faixa de pedestre de bicicleta e montada nela, o carro arrancou e me derrubou dizendo que tinha respeitar oedestre e eu era ciclista, o quem está erradi?
Você está errada. Deve atravessas a pé, empurrando a bicicleta.
Havendo ciclovia , o ciclista é obrigado a trafegar por ela ? ou o mesmo pode optar por utilizar o bordo da pista no lugar da ciclovia ?
Quando existe ciclovia o ciclista pode escolher andar na via ou na ciclovia?
Eu estava descendo uma rua pela ciclofaixa e um carro deu seta para entrar em uma garagem q tinha q atravessar a ciclofaixa para entrar, mas ele deu seta e já jogou o carro, ficou literalmente atravessando na ciclofaixa, eu já estava em cima e não consegui parar a tempo e então ouve uma colisão. A pergunta é de quem é a culpa?
O MOTORISTA.
Na minha opinião a culpa é das autoridades responsáveis pela falta de planejamento e bom senso da construção defronte a garagens de residências e destruição do comércio local.
eu cruzei uma ciclovia do meu lado precisei entra em uma rua parei para o ciclista e depois eu fui adiante sera que eu fiz certo
Boa tarde sou Alessandro do bairro do Bras no centro de sao paulo.
Na av. Rangel pestana existia uma ciclovia mesmo nao sendo muito respeitada existia, agora ha apenas locais pintado de vermelho e um monte de espaco sem pintura que os motoritas nao respeitam onde. Queria saber o que pode ser feito.