O Clone? Veja 5 carros chineses que são cópias de outros modelos

Os chineses vem encontrando o seu estilo no mundo automotivo, mas alguns clones ainda são inevitáveis. Listamos cinco bastante curiosos

landwind x7 3
Essa carinha não parece familiar? (Foto: Landwind | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/10/2021 às 10h01
Atualizado em 05/10/2021 às 11h49

Lembra de O Clone? Sim, aquela novela que está fazendo 20 anos, na qual o Dr. Albieri cria um… clone humano. Mas esse tipo de coisa não acontece apenas na ficção.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A indústria automotiva chinesa ganhou notoriedade mundial quando começaram a entrar em mercados internacionais usando “cópias idênticas” de veículos conhecidos. Um caso notório foi a tentativa de vender o Shuanghuan SCEO, uma cópia do BMW X5, na Alemanha.

VEJA TAMBÉM:

Hoje os chineses encontraram seu estilo próprio e os clones estão em baixa. Alguns fabricantes ainda insistem nessa prática, já que o sistema legal do país não se importa para essas quebras de direitos.

O AutoPapo selecionou alguns dos clones automotivos mais inusitados da China, que você talvez nem tenha ouvido falar.

Yema F99, clone do Subaru Forester

O F99, de 2002, foi o primeiro carro produzido em série pela Yema, uma empresa fundada em 1994. Esse fabricante foi um dos vários chineses que utilizaram a plataforma do Austin Maestro como base para seus carros.

E sobre essa base britânica do início dos anos 80 foi criado o F99, uma cópia do Subaru Forester de segunda geração. Para completar a salada, o carro utilizava um motor 1.5 da Toyota.

Mais tarde a Yema reestilizou o carro para deixá-lo menos parecido com um Subaru, adicionando uma grade inspirada na Audi. Uma segunda reestilização trouxe uma dianteira de Kia Sportage à carroceria de Forester feita sobre plataforma da Austin.

Great Wall Deer, clone do Toyota Hilux

A Great Wall se prepara para chegar ao Brasil e hoje traz uma linha bem atualizada de carros para o padrão internacional. Mas nem sempre foi assim. Fundada em 1984, os primeiros carros da Great Wall foram cópias de sedãs da Toyota e da Nissan.

Em 1996, o fabricante optou por focar em picapes e utilitários, iniciando com a picape Deer (veado em inglês). Essa picape não é uma simples cópia da Toyota Hilux: ela era uma engenharia reversa do modelo japonês.

Tanto peças de motor quanto de carroceria são intercambiáveis, a exceção é o para-brisa. Na Hilux é colado, enquanto os chineses usam a técnica antiga de usar uma moldura de borracha. O motor GW491QE da Great Wall nada mais é o 4Y da Toyota.

Landwind X7, clone do Range Rover Evoque

O Landwind X7 foi um dos casos onde o fabricante chinês foi penalizado por copiar uma marca estabelecida. O estilo do SUV chinês lançado em 2015 era tão parecido com o do Land Rover Range Rover Evoque que existiam kits de emblemas para deixá-los idênticos.

Após quatro anos do lançamento do X7, a corte chinesa aceitou que o carro copiou o estilo do Evoque e obrigou o fim de sua produção. O Landwind utilizava um motor da Mitsubishi, que mais tarde seria trocado pelo EcoBoost 1.5 da Ford.

Tirando o design copiado, o Landwind X7 era um SUV médio comum. Seu preço era 1/3 do valor cobrado pelo Evoque de entrada.

Sinogold GM3, clone do Citroën Grand C4 Picasso

A Sinogold GM3 é tão parecida com o Citroen Grand C4 Picasso que poderia ser um caso de engenharia reversa como a Great Wall Deer. Mas na prática, é uma cópia à moda antiga, trazendo um desenho diferenciado na dianteira e traseira. O interior também é diferente e não traz o estilo criativo da Citroën.

A Sinogold é um fabricante de veículos elétricos, a minivan GM3 é o primeiro e único modelo da empresa. O motor elétrico na dianteira produz 165 cv e 25,5 kgfm, números próximos dos gerados pelo 1.6 THP da C4 Picasso.

Duas opções de baterias são oferecidas: uma de 55 kWh e outra de 66 kWh. A autonomia é de 300 km ou 405 km, respectivamente, medida no ciclo NEDC. O tempo para uma recarga completa é de oito horas, mas com 40 minutos é possível garantir 80% de carga.

BAIC BJ80, clone do Mercedes-Benz Classe G

O Mercedes-Benz Classe G é um jipão icônico. Seu estilo é diferente do que é visto em outros utilitários e virou um símbolo de status pelo mundo. A chinesa Beijing Auto quis um pouco desse brilho para si e criou seu próprio Classe G, o BJ80.

Visualmente o BAIC BJ80 traz algumas mudanças pontuais na dianteira, traseira e formato das molduras das janelas. Apenas o suficiente para evitar que a Mercedes ganhe algum processo de plágio. Essa mudanças o deixaram com aparência de carros de videogame.

Uma coisa em comum entre o BJ80 e o Classe G é o uso militar. O exército chinês, o nigeriano e o Exército Unido do Estado Wa usam esse SUV. Na versão militar chinesa ele é equipado com o motor Cummins ISF 2.8, o mesmo que foi usado pelos caminhões Ford F-350 e F-4000 no Brasil. Na Nigéria o motor usado é um 2.4 a gasolina da Mitsubishi.

As versões civis buscam um posicionamento de jipe de luxo, assim como o Mercedes-Benz que o inspirou. O interior traz confortos como ar-condicionado automático, central multimídia, bancos de couro e acabamento simulando madeira. Mas nada que chegue perto do luxo do Classe G.

Sob o capô da versão civil residia o antigo motor B 2.3 turbo da Saab, que teve os direitos de produção comprados pela Beijing Auto. Em 2019 esse motor foi trocado por um V6 3.0 biturbo de origem desconhecida. E não podia faltar uma versão 6×6 do BJ80, claramente inspirada no G63 AMG 6×6.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo André Silva Sales 3 de maio de 2022

Outro carro que também é uma cópia, é o Lifan 320 o famoso Mini Cooper.
Tá mais pra uma cópia Barata e funcional kkkkk, e q ainda usa o motor 1,3 da Toyota a gasolina.

Avatar
Deixe um comentário