Cinetose: o que causa o enjoo no carro em movimento?
Viajar no banco do passageiro, na frente, e aumentar a circulação de ar no automóvel pode ajudar as pessoas que passam mal em viagens
Viajar no banco do passageiro, na frente, e aumentar a circulação de ar no automóvel pode ajudar as pessoas que passam mal em viagens
A cinetose é uma resposta fisiológica normal a um estímulo provocativo, como um carro em movimento, um barco navegando ou até mesmo um avião voando. De acordo com a Dra. Adedamola A. Ogunniyi, do Centro Médico da Universidade da Califórnia (UCLA), o enjoo por movimento representa um complexo de sintomas que, geralmente, abrange náuseas, desconforto abdominal, vômitos, tonturas e palidez.
A cinetose é mais frequente em mulheres e crianças entre 2 e 12 anos de idade e pode diminuir com o passar dos anos. Confira, abaixo, o que causa e como tratar a doença.
VEJA TAMBÉM:
A cinetose é desencadeada pela estimulação excessiva do sistema vestibular ou por conflitos entre as impressões sensoriais proprioceptivas, visuais e vestibulares. Em outras palavras, uma dificuldade de adaptação do corpo ao movimento quando os sinais que o cérebro recebe através dos olhos são diferentes do movimento percebido pelo corpo.
Pessoas suscetíveis devem minimizar a exposição ao movimento, posicionando-se em locais em que eles são menores. No meio do navio, perto do nível da água, ou sobre as asas do avião. No carro, vale a pena minimizar a discrepância entre os estímulos visual e vestibular: sentar-se no banco do carona, em que o movimento do veículo é mais evidente (ou mais visível), é melhor.
Dormir e abrir os vidros, aumentando a circulação de ar, também são opções.
É comum que os sintomas melhorem após o vômito, mas podem durar até 24h depois que a exposição ao movimento acabou.
De acordo com o Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a terapia contra Cinetose é feita com medicamentos como dimenidrinato, meclizina e profilaxia com reabilitação vestibular (uma espécie de fisioterapia). Anti-histamínicos ou fármacos antidopaminérgicos também são úteis.
O diagnóstico e a indicação do tratamento da cinetose são feitos pelos médicos otoneurologista ou otorrinolaringologista. Os especialistas avaliam o histórico clínico do paciente e podem solicitar exames otoneurológicos, como o videoteste de impulso cefálico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |