Usados: Citroën C3 Exclusive é equipado e custa a metade de um novo
Versão topo de linha da geração anterior do compacto francês agrada pelo visual, pacote de conteúdos e acabamento que dá banho na atual geração
Versão topo de linha da geração anterior do compacto francês agrada pelo visual, pacote de conteúdos e acabamento que dá banho na atual geração
A nova geração do Citroën C3 chegou no ano passado com uma proposta diferente de seu antecessor. Ao invés de um compacto refinado, o modelo nasceu de um projeto tocado a seis mãos pelas engenharias brasileira, francesa e indiana da Stellantis. Assim, deveria ser um carro acessível e compacto, capaz de ser competitivo tanto aqui como na terra de Gandhi.
VEJA TAMBÉM:
Mas muita gente reclamou que o carrinho ficou simples demais e o pior: caro. Isso porque o novo C3 parte de R$ 73 mil e pode chegar a até R$ 102.490, em sua versão mais sofisticada. Por outro lado, no mercado de usados, uma unidade do C3 Exclusive 1.6 (com transmissão automática, que era a opção topo de linha em 2013, custa menos da metade da opção mais cara da atualidade.
Proprietários do C3 costumam a reclamar de frequentes vazamentos no sistema de arrefecimento. Assim, é recomendável substituir mangueiras e conectores, assim como revisar o radiador e o reservatório de expansão. O conjunto de suspensão do C3 também é um ponto a ser verificado, pois ele sofre com as buraquerias das vias brasileiras. Assim, confira estado dos coxins, batentes e amortecedores.
A segunda geração do C3 chegou ao mercado em 2012 como uma evolução do design da primeira geração (que foi inspirada no clássico 2CV). O estilo em arco do teto se fazia presente, mas com o destaque do para-brisas alongado, que contava inclusive uma persiana para bloquear o sol. Com acabamento sofisticado, o modelo chegou com duas versões de motorização: 1.5 8V e 1.6 16V. No entanto, o motor menor foi condenado por diversas ocorrências de trincas no bloco.
Hatch compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na unidade de Porto Real (RJ).
R$ 42.253 (Fipe)
No mercado de usados, os valores de uma unidade 2013 do C3 topo de Podem variar em R$ 9 mil, dependendo do estado de conservação. A média de preços no entanto, gira em torno dos R$ 42.500. Valores próximos da avaliação de referência da Fipe.
O Citroën C3 Exclusive é equipado com motor 1.6 16v de 122 cv e 16,4 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automática de quatro marchas. O motor é mais potente que a atual geração (120 cv) devido as normas de emissões do Proconve L7. Inclusive seria o hatch mais apimentado do mercado, com mais potência que o HB20, com seu TGDI que também entrega 120 cv.
Apesar da boa oferta de torque e potência é preciso elevar a rotação acima dos 4.000 rpm para obter toda força do motor. A Citroën também ofereceu o modelo com caixa manual de cinco marchas. Um senão dessa transmissão é o fato de ter apenas quatro velocidades. Assim, velocidades elevadas, o carro trafega com giro elevado, o que torna a viagem incômoda, além de penalizar o consumo.
O C3 1.6 AT4, ano 2013, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tem consumo de:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 9,0 km/l | 12,7 km/l |
Etanol | 7,0 km/l | 9,0 km/l |
O porta-malas do C3 comporta até 300 litros de bagagem. A carga útil do hatch é de 406 quilos.
O C3 utiliza a conhecida combinação de conjunto independente (McPherson) no eixo dianteiro. Já na traseira ele utiliza eixo de torção. Apesar de a Citroën ter ajustado a suspensão na virada de primeira para segunda geração para suportar as vias brasileiras. Ela ainda sofre com a qualidade do piso brasileiro.
O conjunto de freios também não difere da maioria dos compactos da praça. O modelo conta com discos ventilados no eixo dianteiro e tambores nas rodas traseiras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um exclusive 2013/2014 1.6 e sou apaixonada, cuido super bem, já troquei suspensão e alguns outros intens, recentemente troquei os 4 pneus. Não circulo muito com ele, atualmente tem 45.000 km, muita pena de estar se aproximando a hora de trocar. Amo meu carrinho.
Olá a todos tenho um C3 1.6 câmbio manual ano 14. Veículo adquirido 0 km.
Hoje ele tem 43 mil kms rodados e digo que é um excelente carro, só tem um porem: falta espelho de cortesia nos para sol. Grato Rogério
Sou um apaixonado pelo C3, já tive vários tanto zero km como usado. Hoje minha filha tem um 2016 autom. O carro é perfeito para um Hatch. Acho o principal ponto de atenção a manutenção, não mencionado no artigo, é a troca da correia dentada; já tive um 0 km que arrebentou com menos de 30 mil km. …
Na matéria menciona o Chevrolet classic, não entendi.
É bom conhecer o carro pra comentar. Tenho um C3 2013 1.5 que comprei zero km. O carro não tem cabo de vela. E o motor não preocupa quanto a trincas no bloco. Além disso, se fizer a manutenção conforme o manual, não vai ter problema com o sistema de arrefecimento. Só concordo em relação à suspensão dianteira, que de fato, sofre com o piso brasileiro.