Acordo entre os dois países entrou em vigor e prevê a conversão das carteiras de habilitação sem burocracias; confira como funciona
Na última segunda-feira (28), entrou em vigor um acordo entre a República Italiana e a República Federativa do Brasil a respeito da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa resolução prevê o Reconhecimento Recíproco de Carteiras de Habilitação para Fins de conversão. Em outras palavras, a CNH brasileira será reconhecida na Itália, da mesma forma que a habilitação italiana será reconhecida em terras tupiniquins.
A nova convenção substitui a anterior, vigente de 2018 a 2023, e busca facilitar a vida de brasileiros na Itália e de italianos que vivem no Brasil. Ela será aplicada e administrada pela ‘Motorizzazione Civile’, no lado do país europeu, e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no lado brasileiro. Os dois órgãos são responsáveis por regulamentar e operacionalizar diretamente a conversão de carteiras de habilitação (CNH) nos respectivos países.
VEJA TAMBÉM:
A medida estabelece que o brasileiro que possui uma CNH válida e tenha residência há menos de seis anos pode solicitar o documento italiano sem precisar passar pelo processo de ter aulas em autoescola ou realizar exames práticos e teóricos. Hoje, são mais de 159 mil brasileiros vivendo na Itália.
Em reciprocidade, a norma também atende as 800 mil pessoas com nacionalidade italiana que moram no Brasil, de acordo com a Embaixada da Itália. Para os brasileiros na Itália, a conversão da carteira deve ser solicitada à Motorizzazione Civile do seu local de residência. Já para os italianos residentes aqui, o pedido deve ser feito ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado.
Uma observação importante é que pelo acordo estabelecido a conversão da CNH para nacionalidade italiana ou brasileira só será possível para condutores das categorias A e B. O benefício não se estende para portadores de habilitação das categorias C, D e E, que ainda precisam passar por cursos de especialização nos dois países.
Confira os principais requisitos para conversão da CNH pelo acordo bilateral:
Para converter a carteira brasileira na Itália, o interessado deve dirigir-se a unidade local da ‘Motorizzazione Civile’. Atendidos os requisitos exigidos, a ‘Motorizzazione’ recolherá a CNH brasileira e emitirá a carteira de habilitação italiana.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |