Combustível: 5 dicas de como escolher um bom posto na estrada
Posto de beira de estrada sempre gera desconfiança, mas algumas orientações ajudam a fazer paradas nas viagens de forma segura e funcional
Posto de beira de estrada sempre gera desconfiança, mas algumas orientações ajudam a fazer paradas nas viagens de forma segura e funcional
Para quem percorre grandes distâncias nas viagens, as paradas são estratégicas. Por isso, é importante estar atento a dicas de como escolher um bom posto na estrada. Afinal, o estabelecimento precisa não só oferecer um bom combustível, como também infraestrutura para que você consiga seguir na estrada.
Confira 5 dicas de como escolher um bom posto na estrada.
Qualquer viagem implica em custos. Então, vale a pena escolher um bom posto na estrada com preços competitivos. Não só do combustível, como também dos serviços e das lojas, para você não economizar na gasolina e gastar os tubos em uma refeição, por exemplo.
Em relação aos combustíveis, é possível saber o preço do litro dos postos na estrada por meio de aplicativos de navegação, como o Waze e o Google Maps. Gaspass, Completa Aí e Drivvo são outros apps dedicados ao assunto. E a Veloe tem um serviço de monitoramento dos preços em parceria com a Fipe.
Já no que diz respeito às demais atividades oferecidas pelo posto na estrada, uma rápida busca no Google já traz informações sobre valores médios e também qualidade dos serviços prestados.
Mesmo assim, fique atento ao combustível. Preços muito baixos podem camuflar gasolina, etanol e diesel de baixa qualidade ou com algum tipo de adulteração. Desconfie de postos na estrada com valores muito abaixo da média da região.
Além disso, é direito do consumidor que o posto faça o teste de qualidade na frente do cliente, caso ele o solicite. Se você faz viagens pela mesma rodovia com regularidade, opte pelos estabelecimentos onde você já abasteceu e não teve problemas.
Claro que de nada serve seguir essas dicas de como escolher um bom posto na estrada se ele for fora de mão. Quando for traçar sua rota, selecione as lojas que são melhores localizadas e que não exijam desvios, entrada em alguma cidade ou mesmo a necessidade de pegar um retorno.
Quando a viagem é longa você também deve programar aquela parada de descanso, de preferência a cada duas horas ao volante. Então, pesquise sobre os serviços oferecidos e a estrutura do posto na estrada.
Confira na internet comentários recentes sobre a qualidade das refeições oferecidas e também sobre as instalações do posto na estrada. Principalmente no que diz respeito a banheiros, se são limpos com frequência e oferecem chuveiros, por exemplo.
Importante também destacar os postos na estrada que têm lojas de conveniência e que vendem peças que podem apresentar problemas no caminho, como palhetas de limpador de para-brisa e lâmpadas automotivas. Estabelecimentos que fazem serviço de lubrificante também podem estar no seu radar e serem necessários caso esteja perto da troca do óleo do veículo.
Uma das dicas de como escolher um bom posto na estrada passa pela alimentação. Não dá para arriscar a viagem comendo em qualquer lugar e tendo uma indisposição estomacal. Novamente, faça uma pesquisa com calma sobre a qualidade e variedade das refeições.
Dê preferência a locais que sirvam refeições diferenciadas, com opções de saladas e pratos leves. Lembre-se que comidas pesadas e gordurosas têm digestão mais difícil e causam mais sonolência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A estratégia que eu utilizo é a localização do posto em áreas de referência, a frequência de clientes pela quantidade de automóveis ali parados, e o aspecto e condições das instalações.
Já os preços devem situar-se mesmo naquela média geral “de estrada”, se estiver abaixo disso já é para acender o desconfiometro.
Uma coisa que eu evito é abastecer naqueles postos especificos para caminhões. Aonde ficam dez bombas de diesel esparelhadas lado a lado, e só uma mirrada bomba de gasolina/etanol escondida bem lá no canto. Certamente a gasolina e o etanol dali têm pouco giro e já estão há tempos no reservatório do posto, o que pode ser um problema.