Dormir ao volante, como evitar?
De acordo com a Abramet, cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono, que prejudica o raciocínio, a atenção e os reflexos
De acordo com a Abramet, cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono, que prejudica o raciocínio, a atenção e os reflexos
O ato de dirigir exige do condutor muita atenção e domínio das capacidades cognitivas. Porém, após longas jornadas de trabalho ou trajetos na estrada, essas capacidades ficam prejudicadas pelo cansaço e, principalmente, pelo sono. Segundo relatório da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) de 2019, dormir ao volante é a 3ª maior causa de acidentes de trânsito no país.
De acordo com o documento, cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono. Se a fadiga for adicionada à equação, o índice sobe para 60%. Sendo assim, o cansaço é uma das principais causas de morte das rodovias brasileiras.
VEJA TAMBÉM:
Caso você perceba os sintomas iniciais, como os olhos pesados, ou aquelas piscadas mais longas, a decisão mais correta é uma só: não brigue com o sono. Travar essa batalha é inútil, já que nessa situação há redução da capacidade de raciocínio, falta de atenção, perda dos reflexos, falhas de memória, entre outros problemas. Em conclusão, você sempre vai sair perdendo.
Mas, ainda assim, existem algumas dicas e cuidados úteis que funcionam como paliativos para prevenir que os primeiros sinais cheguem e que você acabe cochilando enquanto dirige:
Apesar dessas dicas serem úteis, é preciso deixar claro que elas são apenas paliativas. Se você sentir que o sono está chegando, o melhor a se fazer é parar no primeiro local seguro, sempre para não dormir ao volante. Nem que essa pausa seja para uma soneca de 20 ou 30 minutos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |