Você sabe como frear o carro corretamente em uma emergência?
Qualquer motorista está sujeito a vivenciar uma situação de risco: nesses casos, conhecer o sistema de freios do próprio carro é fundamental
Qualquer motorista está sujeito a vivenciar uma situação de risco: nesses casos, conhecer o sistema de freios do próprio carro é fundamental
Até mesmo o mais cuidadoso dos motoristas pode enfrentar uma situação de emergência: nesses momentos, o conhecimento é um aliado para evitar acidentes. Uma das medidas essenciais é saber como frear o carro adequadamente.
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Antes de vivenciar a iminência de um acidente, o motorista deve conhecer o sistema de freio do próprio carro. É o que recomenda Sílvia Iombriller, engenheira mecânica, professora e consultora da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil).
Ela explica que é essencial saber se o veículo tem ou não sistema ABS. Isso porque, ao frear um carro equipado com esse dispositivo, o motorista pode sentir trepidações no pedal. Nesses casos, tal fenômeno é absolutamente normal.
Iombriller esclarece que essa trepidação ocorre devido a variações de pressão na linha hidráulica do sistema de freios, causadas justamente pela ação do ABS. “Se o motorista não sabe, pode se assustar e tirar o pé do pedal; nesse caso, o carro não vai frear corretamente”.
Em um veículo equipado com ABS, a engenheira explica que basta pisar no pedal com toda a força, independentemente de ocorrerem trepidações. O sistema vai evitar o travamento das rodas e, consequentemente, o motorista não perderá o controle, mesmo se a pista estiver molhada.
E se o veículo não for equipado com o sistema ABS? Nesses casos, em teoria, a maior eficiência ocorre quando o motorista faz uma modulação do pedal de freio, evitando o travamento das rodas.
Iombriller, porém, não recomenda que essa manobra seja tentada em um momento de pânico sem treinamento prévio. Isso porque tal procedimento não é intuitivo e exige prática. “Um motorista comum não vai conseguir fazer uma modulação correta em uma situação de emergência e pode acabar aumentando o espaço de frenagem”, sintetiza.
Assim, em piso seco, a engenheira aconselha a frear com força máxima, independentemente de o carro ser ou não equipado com ABS, a menos que o motorista tenha prática com a modulação do pedal. Ela pondera que, mesmo que essa manobra não seja, em tese, a ideal, ao menos o condutor conseguirá imobilizar o veículo em um espaço ainda curto.
Em pistas molhadas ou em curvas, porém, a situação é de maior risco. Nesses casos, o travamento das rodas pode causar a perda do controle da direção até mesmo para motoristas que dominam a técnica de modulação dos freios. Isso porque o pedal freia todo o sistema simultaneamente, enquanto o ABS consegue atuar individualmente em cada roda.
Por conseguinte, a engenheira reforça a importância do equipamento de segurança: “Ter o ABS é a diferença entre continuar ao volante ou virar passageiro”, adverte Iombriller.
A única alternativa para quem não tem um carro com ABS, então, é redobrar os cuidados básicos e evitar ao máximo ter que frear bruscamente. A especialista da SAE destaca a importância de manter maior distancia do veículo a frente e reduzir a velocidade quando houver chuva.
Desde 2014, todos os carros novos vendidos no Brasil vêm equipados, obrigatoriamente, com o freio ABS. Se o veículo tiver sido fabricado antes disso, o motorista deve consultar o manual do proprietário para obter informações.
Vale lembrar que todos os veículos equipados com o freio ABS trazem uma luz de alerta no painel. Ela serve para indicar se há algum tipo de problema, mas deve acender por alguns segundos sempre que o o motorista ligar a ignição. Portanto, a verificação é simples: se não houver luz, tampouco há ABS.
Iombriller pontua que algumas pessoas têm queixas sobre a frenagem do próprio carro simplesmente porque não fazem a manutenção correta. Além de seguir o calendário de revisões, ela salienta a importância do material de atrito: o condutor deve manter corretamente os principais componentes do sistema, como discos, pastilhas, lonas, tambores e o fluido de freio.
“O motorista deve buscar a peça original ou a mais próxima da original, de boa qualidade”, afirma a engenheira. Além disso, ela lembra que o carro não vai frear adequadamente se os pneus estiverem carecas ou se houver desalinhamento da direção.
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se não tiver abs fudeu tudo, o jeito é se jogar da janela.
Eu não gosto de ABS. Meus carros atuais são antigos, e só um deles tem ABS, o que só descobri quase um ano depois de comprá-lo (nem o vendedor da loja sabia), porque o sujeito que ia fazer um alinhamento removeu as rodas dianteiras para a gente ver o estado geral dos freios e suspensão e o cara falou, “nossa, o seu cabo do ABS enroscou no braço da suspensão, vai arrebentar !” Daí ele só soltou o parafuso de baixo da bieleta e colocou o tal cabo do ABS do jeito certo.
Tem certas mentiras que se tornam verdades de tanto serem repetidas. Esse negócio de que o ABS permite manobrar o carro mesmo com o pé afundado no pedal é pura falácia. O ABS, quando muito, evita o travamento de algumas rodas, desde que no seco e mantida a trajetória reta. Já tive outros carros com ABS e sempre foi a mesma porcaria. Já me acidentei por causa disso e desafio qualquer engenheiro a me provar o contrário. Coloco quinhentinho na mesa. E aí ? Alguém vêm ? Estou na Grande São Paulo e meu email está no cabeçalho.
Em suma, troquem imediatamente sua carroça velha por outro carro equipado com ABS e de preferencia, que tenha airbags.
Ou seja pra doutora ai se não tiver abs o jeito é rezar um Pai Nosso.
Poderiam explicar o que é essa modulação ne?