Como é o microhibrido que a Fiat irá lançar em breve?

Esse forma mais simples de eletrificação será apresentada por outras montadoras, a Stellantis é a primeira a nacionalizar esse sistema

plataforma bio hybrid stellantis
Um dispositivo multifuncional substitui o motor de arranque e o alternador, a bateria vai sob o banco (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/10/2024 às 17h00
Atualizado em 24/10/2024 às 14h00

A Fiat está prestes a lançar a dupla Fastback e Pulse com o sistema Bio-Hybrid. Eles utilizam um sistema microhibrido , que é mais simples que o série-paralelo popularizado no Brasil pela Toyota ou os plug-in usados por modelos chineses e importados alemães.

A própria Stellantis já havia divulgado em 2023 que adotaria quatro formas diferentes de eletrificação no Brasil nos próximos anos. O Bio-Hybrid é o mais simples e barato de ser adotado.

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O funcionamento desse sistema já foi explicado pela montadora e vamos trazer os detalhes aqui para quem está interessado. O microhibrido da Fiat é diferente dos sistemas de mesmo nome que temos no mercado Brasileiro.

Como é o Bio-Hybrid de 12 volts que a Fiat irá usar no Pulse e no Fastback

Fiat Fastback Impetus branco híbrido bio hybrid flagra de protótipo em avenida de Belo Horizonte Minas gerais BH MG
O lançamento está programado para novembro, mas mudanças serão apenas sob o capô (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Os carros microhibridos da Kia, Mercedes-Benz, BMW, Audi e outras montadoras que adotam o conceito utilizam sistemas de 48 volts. O Bio-Hybrid da Fiat é de 12 volts, ainda mais simples.

O coração desse microhibrido é um dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Ele atua diretamente no virabrequim, podendo fornecer energia adicional ao motor a combustão.

Esse dispositivo é alimentado por uma bateria de íons de lítio 12 volts, que é recarregada através da recuperação de energia durante as frenagens. No conceito do sistema mostrado em 2023 essa bateria era montada sob o banco do motorista, não é no fosso do estepe como alguns apontam. O pneu sobressalente deverá ser mantido.

O sistema microhibrido da Fiat consegue prover 3 kW (cerca de 4 cv) de potência adicional. Esse leve auxílio ajudará a reduzir o consumo e dará um desempenho extra ao carro. Porém o foco aqui é reduzir também as emissões.

Sistemas microhibridos  podem trazer mais ganhos

vw golf etsi frente
A VW também terá seu microhibrido no Brasil, com a tecnologia usada pelo Golf na Europa (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Durante o início de 2024 muitas montadoras anunciaram seus investimentos para os próximos anos, com a grande maioria confirmando a produção nacional de híbridos flex. Muitos desses serão microhibridos, que são mais baratos de serem implementados e ajudam a atender às próximas normas de emissões.

Algumas dessas montadores já utilizam essa tecnologia em outros mercados, com diferentes tipos de ganhos. Fora esse da Fiat, que é usado no exterior pelo Panda e pelo 500 com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, o padrão é utilizar baterias de 48 volts.

O sistema microhibrido da Mercedes-Benz, por exemplo, utiliza um motor elétrico de 20 cv montado dentro do câmbio automático. Em algumas situações, como em velocidade de cruzeiro, ele pode manter o carro em movimento e desligar o propulsor a combustão.

O eTSI da Volkswagen também consegue manter o carro em movimento em algumas situações e desligar o motor a gasolina. Porém ele utiliza um dispositivo multifuncional montado no virabrequim.

Nesses dois carros alemães a bateria que toca o sistema é de 48 volts. Ela toca os periféricos do carro como o servo freio, a direção assistida e o ar-condicionado.

A Stellantis confirmou que terá também o Bio-Hybrid e-DCT, que combina esses dois tipos de micro híbridos de 48v: possui o dispositivo multifuncional e o motor elétrico montado dentro do câmbio. Os ganhos em consumo serão maiores que no de 12v e ele será adotado em carros maiores.

Todas essas vertentes do microhibrido vão se popularizar no Brasil durante os próximos anos. Você já está preparado para ter um?

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2 Comentários
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bruno vasconcelos 25 de outubro de 2024

Quanto mais tecnologias híbridas e eletrônicas, mais problemas de manutenção e custos altos de reparação.. ao menos esse sistema híbrido leve da Fiat é simples, mas os carros grandes de 48v híbridos e principalmente os plug-ins têm dado muitos problemas em CSS de luxo e seminovos

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CARLOS 25 de outubro de 2024

Não ficou claro como funciona. É algum tipo de híbrido leve? Não precisa carregar?

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