Carros híbridos da Fiat terão isenção de IPVA em Minas Gerais

O estado já oferecia a isenção do tributo para carros elétricos e híbridos, porém existia uma pegadinha que beneficia a montadora italiana

Fiat Fastback Impetus branco híbrido bio hybrid flagra de protótipo em avenida de Belo Horizonte Minas gerais BH MG
O Fastback e o Pulse eletrificados rodam em testes finais (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/10/2024 às 13h00

Quem comprar os novos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, que chegam até o final de 2024, no estado de Minas Gerais terá um grande benefício: a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse estado oferece esse benefício apenas para os eletrificados produzidos localmente, a dupla da marca italiana terão essa primazia.

O IPVA é um assunto amargo para os motoristas de mineiros. O estado cobra a maior alíquota possível (4%) e só oferece isenções para carros com placa preta, taxistas, PcD, embaixadas e outros casos mais específicos. A isenção para carros elétricos, híbridos e movidos da gás natural veicular (GNV) ser apenas para os modelos produzidos em Minas Gerais privilegiam a linha da Fiat.

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No texto do Inciso XIX do art.3º da Lei 14.937/03, que regulamente o IPVA em Minas Gerais, consta o seguinte sobre as isenções:

Veículo novo, fabricado no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural ou energia elétrica, e veículo novo híbrido, fabricado no Estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica.”

A Stellantis investiu R$ 14 bilhões no Polo Automotivo de Betim, onde será fabricado os Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid. A planta também fabricará essa motorização híbrida, que será adotada por modelos do grupo feitos em outras plantas.

Mesmo com o powertrain sendo mineiro, a isenção de IPVA para carros híbridos e elétricos em Minas Gerais vale para o local de produção do automóvel. Isso significa que se a linha da Peugeot e Citroën receber o sistema, seus proprietários terão que pagar o tributo no estado.

Como são os híbridos da Fiat que não pagarão IPVA em Minas Gerais

Flagra Fiat Pulse 2025 bio hybrid branco lateral
A eletrificação virá apenas com o motor 1.0 turbo (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O sistema híbrido da linha Bio-Hybrid da Stellantis, que estreará na dupla de SUVs da Fiat, é bastante simples. Ele é um conjunto híbrido leve de 12 volts, que utiliza um motor elétrico no lugar do alternador e do motor de arranque.

Esse motor elétrico é alimentado por uma bateria compacta de 12 volts, que é recarregadas através da regeneração em frenagens. Ela será responsável pelo sistema start/stop e também poderá auxiliar o motor 1.0 turbo a combustão em algumas situações.

O pulo do gato fica por conta do aquecimento do catalizador, que ajudará a reduzir as emissões com o motor frio — algo que será cobrado nas novas fases dos testes de emissões. O motor 1.0 turbo da família Firefly manterá a potência de 120 cv e 20,4 kgfm.

Os ganhos em economia de combustível dos carros híbridos da Fiat serão pequenos. Mas para os motoristas mineiros haverá uma ajuda grande com a isenção do IPVA.

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16 Comentários
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joao araujo 6 de dezembro de 2024

Sr´s. sinto lhes informar, mas estive em uma consercionaria fiat, e esta informação não é mais veridica. a vebdedora me informou que a fiat não esta conseguindo a isenção. que seria de 2 anos de ipva para os carros hibridos. então ja estão avisando na hora da compra que não tem a isenção. fui na fiat poligono de montes claros

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Plinio Amaranto Silva 18 de novembro de 2024

Pior é que é o povo que comanda o mercado. DEixe os emplacamentos serem um DESASTRE por 3 ou 4 meses pra verem se os preços não caem! As taxas de juros caem! Mas não, o Brasileiro, mesmo com estes absurdos de preços, continua comprando. Povo burro! Para mesmo, 65.000,00 num Kiwdi, ou num Mobi, paga 120.000 em Pulse, etc. Aí não mudam nada. Quem manda é o Povo. Queria muito que parassem de comprar, desastre de emplacamento total. Desastre de emprestimo bancário! Claro, mas claro que iam fazer algo! DEscontos iam nas alturas, taxas caem etc. Mas os babacas brasileiros continuam aumentando os numeros do emplacametno e financiamento! Tudo Trouxa, não merecem reclamar.

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João 12 de novembro de 2024

Mas não fala na matéria o período de isenção… é só do primeiro ano ou permanente?

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marco 19 de novembro de 2024

aparentemente somente no primeiro ano. Na lei diz “carro novo…” em outros incisos da lei, diz “veículo de valor historico” ou “veículo usado cujo dono seja comerciante de veículos” e por ai vai… Acredito que se fosse permanente, teria “veículo hibrido fabricado no Estado”, porém como tem a palavra “novo”, então usado ja não está isento.

§ 1º Para os efeitos desta Lei, considera-se novo o veículo sem uso, até a sua saída promovida por revendedor
ou diretamente do fabricante ao consumidor final.

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Kim 21 de outubro de 2024

Só pra carro novo, ou seja só não paga o primeiro ano, depois volta a pagar!

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FPC 23 de outubro de 2024

É igual em Brasília então, não paga o primeiro ipva, depois é normal, só que lá é qualquer carro 0km

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Celio Neves 7 de outubro de 2024

Quer dizer, que eu com meu fiat uno quadrado vou pagar IPVA, enquanto quem pode comprar um híbrido de 200k não vai pagar? Brasil sendo Brazil

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Paulo Eduardo de Souza 6 de outubro de 2024

Se, e somente se, for fabricado em Betim/MG. As unidades de Goiana / PE, não terão isenção.

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ALOIZIO BARROS DE SOUZA 6 de outubro de 2024

Acho uma sacanagem. Isentam o IPVA de quem tem grana e nós que não podemos comprar uma porcaria descartável elétrica, temos que pagar para os bonitões andarem de carro novo. Não tem que dar isenção nenhuma. Chega dessa coisa do estado se meter em tudo. Estou decepcionado com o governador Zema.

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Gabrielly 2 de dezembro de 2024

É impressionante o egoísmo nesse seu comentário, Aloizio. Você leu o projeto de lei e o que justifica ele? É necessário olharmos um pouco além do nosso próprio umbigo; para isso, basta vermos o que acontece em países desenvolvidos. A isenção de IPVA para veículos elétricos é uma das maneiras utilizadas pelos governos para incentivar que o mercado de veículos elétricos tenha adesão para que consigamos atingir o objetivo de controle de emissões, para diminuir o impacto ambiental e suas consequências, como aumento de temperatura global, enchentes, períodos de escassez e todos os problemas similares que afetam milhares de pessoas. Leia aqui um trecho retirado do projeto de lei: “Os veículos pesados a diesel são os responsáveis por cerca de 50% da emissão de material particulado (fuligem) um dos poluentes mais perigosos. A proposta ora apresentada viabiliza um programa de implantação de Ecofrotas, que associada aos utilitários e outros veículos comerciais para transporte de passageiros e cargas que também podem ter tração elétrica, contribui drasticamente para a melhoria do meio ambiente, por meio da redução da poluição” (fonte: https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/projetos-de-lei/texto/?tipo=PL&num=2225&ano=2024).

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Aloizio Barros de Souza 4 de dezembro de 2024

Egoísmo? Conhecendo a política no Brasil (principalmente agora nas mãos da esquerda corrupta), nada que fazem vem em benefício, apenas para eles. E outra coisa, está se referindo mais ao problema do diesel, esse sim polui mais. A ideia eu aceitaria, se fosse para isentar o motorista de carros à diesel tipo vans e mini-vans que usam para transporte e até mesmo caminhonetes para uso rural. Ai, como a coisa por aqui vira festa, os fabricantes de carros elétricos já fazem loby para enfiar os carros pequenos que antes eram flex. Absurdo. A Europa terá condições de arcar com energia elétrica para abastecer toda uma frota de veículos elétricos, sem falar no que já existe de demanda de energia para residências, empresas e etc? A fonte de energia da Europa é na sua maioria proveniente do carvão e usinas nucleares. Eles não tem outra maneira. Tanto é que a maioria esmagadora das montadoras já estão vendo que essa coisa verde, não vai dar certo a curto prazo e já começam a voltar atrás e continuam com os motores à combustão. O Brasil tem o etanol. Hoje, só uso álcool no meu carro. Tenho certeza absoluta que contribuo muito mais para o meio ambiente do que os motoristas europeus que acham que, estando dentro dos seus carrinhos de brinquedo elétricos, estão contribuindo para a natureza, esquecendo que a energia que carrega suas baterias, vem de fonte poluente para ser produzida. Não temos hoje (e nem tão cedo teremos) condições de ter uma frota 100% elétrica, pois o Brasil não tem estrutura. Viagens longas? Tenha certeza, vai ficar na estrada sem carga. No mais, não sou contra carro elétrico, híbrido, à hidrogênio, a ar, a água, a cocô de vaca, não importa, o que importa é a velha mania brasileira de tirar de um para beneficiar o outro. Querem ajudar? Querem resolver o problema? Simples, tirem os impostos pesados sobre o automóvel. Sabe quanto custa um Corola GR nos EUA? US$39.995 que convertidos pela moeda de hoje seriam R$240.000; aqui no Brasil o mesmo carro custaria cerca de meio milhão de reais. Esse é o problema. Incrível como Zema, o meu governador que votei por ser liberal, vem agora com ideias de esquerdinha comunista.

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Josimar 6 de outubro de 2024

Acho que a Fiat vai vender mais em MG com este argumento. Mas se ler direitinho esta fora do critério… “e veículo novo híbrido, fabricado no Estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica.”. O BO está quando fala… que possua mais de motor de propulsão, pois o “alternador bombado” da fiat não traciona as rodas, logo não é de propulsão. Mas deve ter uma , em algum lugar. Eu seria um que compraria para não pagar o IPVA mais caro do Brasil, aoesar de estar querendo um elétrico.

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Israel 17 de novembro de 2024

Pode simplesmente transferir o seu veículo para o Rio de janeiro e pagará com intenção de 75%

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Asdf 6 de outubro de 2024

Esse Híbrido é uma jogada boa da Fiat. Pois de hibrido não tem nada, com esse motor de 12v, mas conseguem uma vantagem no ipva sem realmente ser um Híbrido. Um motor elétrico que não tem força nem para estacionar carro, me desculpe, mas deveria de existir critérios para Híbrido e vantagens fiscais.

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Geraldo 4 de outubro de 2024

Aqui no Brasil as montadoras não querem mesmo fornecer algo decente. Motor 3 cilindros turbo hibrido leve…que piada…e muito caro com certeza.

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Rodrigo lima 7 de outubro de 2024

Estamos pagando 150,000 em carros 1.0 3 cilindros .kkkkkkkkkkkk

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