Carros híbridos da Fiat terão isenção de IPVA em Minas Gerais

O estado já oferecia a isenção do tributo para carros elétricos e híbridos, porém existia uma pegadinha que beneficia a montadora italiana

Fiat Fastback Impetus branco híbrido bio hybrid flagra de protótipo em avenida de Belo Horizonte Minas gerais BH MG
O Fastback e o Pulse eletrificados rodam em testes finais (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/10/2024 às 13h00

Quem comprar os novos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, que chegam até o final de 2024, no estado de Minas Gerais terá um grande benefício: a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse estado oferece esse benefício apenas para os eletrificados produzidos localmente, a dupla da marca italiana terão essa primazia.

O IPVA é um assunto amargo para os motoristas de mineiros. O estado cobra a maior alíquota possível (4%) e só oferece isenções para carros com placa preta, taxistas, PcD, embaixadas e outros casos mais específicos. A isenção para carros elétricos, híbridos e movidos da gás natural veicular (GNV) ser apenas para os modelos produzidos em Minas Gerais privilegiam a linha da Fiat.

VEJA TAMBÉM:

No texto do Inciso XIX do art.3º da Lei 14.937/03, que regulamente o IPVA em Minas Gerais, consta o seguinte sobre as isenções:

Veículo novo, fabricado no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural ou energia elétrica, e veículo novo híbrido, fabricado no Estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica.”

A Stellantis investiu R$ 14 bilhões no Polo Automotivo de Betim, onde será fabricado os Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid. A planta também fabricará essa motorização híbrida, que será adotada por modelos do grupo feitos em outras plantas.

Mesmo com o powertrain sendo mineiro, a isenção de IPVA para carros híbridos e elétricos em Minas Gerais vale para o local de produção do automóvel. Isso significa que se a linha da Peugeot e Citroën receber o sistema, seus proprietários terão que pagar o tributo no estado.

Como são os híbridos da Fiat que não pagarão IPVA em Minas Gerais

Flagra Fiat Pulse 2025 bio hybrid branco lateral
A eletrificação virá apenas com o motor 1.0 turbo (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O sistema híbrido da linha Bio-Hybrid da Stellantis, que estreará na dupla de SUVs da Fiat, é bastante simples. Ele é um conjunto híbrido leve de 12 volts, que utiliza um motor elétrico no lugar do alternador e do motor de arranque.

Esse motor elétrico é alimentado por uma bateria compacta de 12 volts, que é recarregadas através da regeneração em frenagens. Ela será responsável pelo sistema start/stop e também poderá auxiliar o motor 1.0 turbo a combustão em algumas situações.

O pulo do gato fica por conta do aquecimento do catalizador, que ajudará a reduzir as emissões com o motor frio — algo que será cobrado nas novas fases dos testes de emissões. O motor 1.0 turbo da família Firefly manterá a potência de 120 cv e 20,4 kgfm.

Os ganhos em economia de combustível dos carros híbridos da Fiat serão pequenos. Mas para os motoristas mineiros haverá uma ajuda grande com a isenção do IPVA.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kim 21 de outubro de 2024

Só pra carro novo, ou seja só não paga o primeiro ano, depois volta a pagar!

Avatar
FPC 23 de outubro de 2024

É igual em Brasília então, não paga o primeiro ipva, depois é normal, só que lá é qualquer carro 0km

Avatar
Celio Neves 7 de outubro de 2024

Quer dizer, que eu com meu fiat uno quadrado vou pagar IPVA, enquanto quem pode comprar um híbrido de 200k não vai pagar? Brasil sendo Brazil

Avatar
Paulo Eduardo de Souza 6 de outubro de 2024

Se, e somente se, for fabricado em Betim/MG. As unidades de Goiana / PE, não terão isenção.

Avatar
ALOIZIO BARROS DE SOUZA 6 de outubro de 2024

Acho uma sacanagem. Isentam o IPVA de quem tem grana e nós que não podemos comprar uma porcaria descartável elétrica, temos que pagar para os bonitões andarem de carro novo. Não tem que dar isenção nenhuma. Chega dessa coisa do estado se meter em tudo. Estou decepcionado com o governador Zema.

Avatar
Josimar 6 de outubro de 2024

Acho que a Fiat vai vender mais em MG com este argumento. Mas se ler direitinho esta fora do critério… “e veículo novo híbrido, fabricado no Estado, que possua mais de um motor de propulsão, quando pelo menos um deles for movido a gás natural ou energia elétrica.”. O BO está quando fala… que possua mais de motor de propulsão, pois o “alternador bombado” da fiat não traciona as rodas, logo não é de propulsão. Mas deve ter uma , em algum lugar. Eu seria um que compraria para não pagar o IPVA mais caro do Brasil, aoesar de estar querendo um elétrico.

Avatar
Asdf 6 de outubro de 2024

Esse Híbrido é uma jogada boa da Fiat. Pois de hibrido não tem nada, com esse motor de 12v, mas conseguem uma vantagem no ipva sem realmente ser um Híbrido. Um motor elétrico que não tem força nem para estacionar carro, me desculpe, mas deveria de existir critérios para Híbrido e vantagens fiscais.

Avatar
Geraldo 4 de outubro de 2024

Aqui no Brasil as montadoras não querem mesmo fornecer algo decente. Motor 3 cilindros turbo hibrido leve…que piada…e muito caro com certeza.

Avatar
Rodrigo lima 7 de outubro de 2024

Estamos pagando 150,000 em carros 1.0 3 cilindros .kkkkkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário