[Comparativo] Tiguan R-Line ou Passat? Qual o melhor para você?
Dois modelos na mesma faixa de preço, feitos pela Volkswagen e, até mesmo com o mesmo motor, mas com propostas distintas
Dois modelos na mesma faixa de preço, feitos pela Volkswagen e, até mesmo com o mesmo motor, mas com propostas distintas
Dois modelos na mesma faixa de preço, feitos pela Volkswagen e, até mesmo com o mesmo motor, mas com propostas distintas. O Tiguan é um SUV, categoria queridinha do mercado. O Passat é um sedã “clássico”. E aí? Qual deles é o carro ideal para você?
Confira no vídeo abaixo!
[TRANSCRIÇÃO]
A grande questão hoje no mercado de automóveis fica entre os sedãs e utilitários esportivos. E aqui tem dois da mesma marca: o Passat e o Tiguan, ambos com preços muito semelhantes (R$ 164.620 e R$ 184.990, respectivamente), ambos com a mesma mecânica. Até o motor é o mesmo, dois litros turbo, 220 cavalos, ambos.
A diferença mecânica é que o Tiguan tem tração nas quatro rodas e o Passat, não.Ele tem outras tecnologias mais avançadas do que o Tiguan. Óbvio que o Tiguan vai oferecer coisas que não tem no Passat, como os sete lugares – dois deles mais ou menos.E a tração nas quatro, que não tem no Passat. Porém, ambos atendem muito bem as necessidades do consumidor.
Os dois carros compartilham o mesmo motor: é o 2.0 turbo, o mesmo que o Golf GTI usa, com 220 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. A grande vantagem desse motor, o grande diferencial, é a oferta de torque já em regimes mais baixos. Então, a condição é muito agradável. Mesmo que você não queira explorar eles esportivamente, eles se tornam muito agradáveis de dirigir na cidade e o consumo é mais baixo.
Os dois carros começam a se diferenciar mecanicamente a partir do câmbio: embora os dois tenham o câmbio automatizado de dupla embreagem, o DSG, o Tiguan tem sete marchas e o Passat tem seis. O Tiguan também se diferencia por ter tração integral sob demanda, a 4Motion. O torque é transferido para o eixo traseiro a medida que a roda da frente destraciona.
Obviamente, mesmo tendo a dirigibilidade afiada, os dois modelos se diferem pela pegada.O Tiguan é uma proposta mais familiar, inclusive essa versão tem sete lugares.Mesmo sendo um utilitário esportivo, o Tiguan tem uma pegada, uma dirigibilidade bem próxima a de um carro de passeio.É um carro muito agradável, que passa muita segurança enquanto dirige.
E pra quem gosta de dirigir, claro que o Passat é uma aposta mais certeira. Só o fato de ser um sedã com o centro de gravidade mais baixo e ter amortecedores adaptativos, tornam ele muito mais agradável de dirigir do que o SUV.
Internamente, os dois carros são parecidos, embora o Passat tem uma proposta mais refinada, mais executiva. Isso você nota no acabamento. O Tiguan é um pouco mais despojado, mas isso não quer dizer que ele seja pior. Os dois têm a mesmíssima qualidade no acabamento, nos materiais utilizados.
Eles também compartilham o Active Info Display, que é esse painel digital que já está em vários carros da Volkswagen – até o Polo e o Virtus por exemplo, já usam. O painel é totalmente digital, uma tela de 12 polegadas, que é possível customizar. Você escolhe as informações que você quer privilegiar na tela.
Em relação ao Tiguan, o Passat trás alguns diferenciais em termos de equipamento. Por exemplo, o sistema de infotenimento agrega um comando por gesto, você não precisa apertar botões, que nesse caso nem existe o botão físico. Você quer passar de música? Basta fazer um movimento na frente da tela e ela já muda.
Em termos de equipamento, além do sistema de infotenimento diferenciado, o Passat agrega mais itens. Por exemplo: tanto o motorista, quanto o passageiro, tem ajuste elétrico no banco. No Tiguan, só o motorista tem.
Além disso, ele tem até um massageador, ele vai fazendo massagem enquanto você dirige,talvez para diminuir o estresse no trânsito.
E quem leva a melhor nesse comparativo inusitado entre um sedã e um utilitário esportivo?
Bom, você decide. Mas para quem quer mais espaço e talvez mais versatilidade, o Tiguan é a opção mais apropriada. Já quem quer um acabamento mais sofisticado, mais equipamentos, um aspecto mais sóbrio e também uma dirigibilidade mais afiada, o Passat é a opção mais viável.
Ficha técnica | Passat Highline | Tiguan R-Line |
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Motor | Dianteiro, transversal, gasolina, 1.984 cm³ cm³, com quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, injeção direta | Dianteiro, transversal, gasolina, 1.984 cm³ cm³, com quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, injeção direta |
Potência | 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm | 220 cv a 5.000 rpm |
Torque | 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.400 rpm | 35,7 kgfm entre 1.600 a 4.200 |
Transmissão | automatizada de dupla embreagem sequencial de seis marchas, tração dianteira | automatizada de dupla embreagem sequencial de sete marchas, tração integral |
Suspensão | McPherson na dianteira e multilink na traseira | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Freios | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS |
Direção | assistida eletricamente | assistida eletricamente |
Dimensões | 4,76 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,79 m de distância entre eixos, 1,47 m de altura | 4,70 m de comprimento, 1,85 m de largura, 2,79 m de entre-eixos, 1,65 m de altura |
Peso | 1.499 kg | 1.785 kg |
Carga útil | 581 kg | 655 kg |
Tanque de combustível | 66 litros | 60 litros |
Porta-malas | 586 litros | até 686 litros |
Fotos Volkswagen | Divulgação
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Gostaria de uma informação quanto o passat 2020 chega no Brasil , quero trocarmos meu. Obrigado