Confira os 10 SUVs mais seguros vendidos no Brasil
Itens de segurança ativa e de auxílio à condução já são comuns entre os utilitários-esportivos, inclusive em modelos abaixo dos R$ 200 mil
Itens de segurança ativa e de auxílio à condução já são comuns entre os utilitários-esportivos, inclusive em modelos abaixo dos R$ 200 mil
Você saberia dizer quais quais são os SUVs mais seguros do mercado? Provavelmente, a resposta seria: “os mais caros”. E faz sentido. Afinal, a regra é clara no setor automotivo – e em boa parte do mundo capitalista. Equipamentos avançados e novas tecnologias começam a ser aplicadas primeiro em segmentos mais caros. Entre os carros, elas estreiam em marcas de luxo para depois descerem os degraus.
Basta ver os mais recentes utilitários-esportivos médios e compactos do mercado. Praticamente todos já oferecem seis airbags, câmera de ré e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. A diferenciação agora se dá no chamado pacote ADAS, conjunto de itens de auxílio à condução, que em cada marca pode ter um nome próprio.
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São os dispositivos que ajudam o motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, assistente (ativo ou não) de permanência em faixa, e até mesmo detector de fadiga, câmera 360 graus e monitoramento de pressão dos pneus.
O novo HR-V, recentemente anunciado pela Honda, inclusive, subiu a régua nesse sentido. Mas quais são os SUVs mais seguros nesse sentido? Auto Papo mostra para você os modelos mais dotados de segurança ativa e semiautônoma até R$ 250 mil.
Pois é, a segunda geração brasileira do SUV compacto da marca japonesa vai jogar pesado quando o assunto for itens de assistência à condução. Todas as quatro versões do HR-V – que começam a ser vendidas em agosto, inicialmente as com motor 1.5 aspirado de injeção direta – serão dotadas do pacote Honda Sensing (que inclusive vai ser o sobrenome das configurações).
O dispositivo reúne alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolagem, sensor de pontos cegos e alerta de saída de faixa de rolagem. Some a esses itens câmera lateral para detecção do ponto cego, câmera e sensores de ré e controle de velocidade em descidas.
Além do novo motor 1.3 turboflex e da remodelação no ano passado, um dos SUVs mais vendidos do país também expandiu a oferta de equipamentos de assistência ativa à condução. Porém, só a partir da versão S T270 (que custa R$ 227.618) é que elas estão presentes como itens de série.
Desde a linha 2022 do Compass que o sistema de frenagem autônoma de emergência passou a detectar também pedestres, ciclistas e motos. Outras novidades são o detector de fadiga do motorista e o leitor de placas de trânsito com avisos e alertas sobre a velocidade máxima. Todos se somam ao piloto automático adaptativo, assistente ativo de permanência em faixa (com esterçamento do volante) e alerta de tráfego cruzado.
A nova geração do Creta, lançada em 2021, também aprimorou seu pacote de equipamentos e aderiu aos itens de condução semi-autônoma. Porém, só nas versões topo de linha: a Ultimate 2.0 e a recém-lançada N Line, com roupa esportiva e motor 1.0 turbo.
Desta forma, o SUV, nestas duas opções, é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto adaptativo e detector de fadiga. No geral, a linha toda tem monitoramento da pressão dos pneus, a partir da Platinum há sensor de ponto cego e câmera 360.
O Nivus foi um dos primeiros VW a vir equipado com um pacote de segurança ativa mais robusto. Desde o lançamento, em 2020, que a o crossover da marca alemã oferece em sua opção Highline topo de linha (R$ 136.270) os itens de auxílio ao motorista. Entre eles, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e detector de fadiga. O modelo também tem câmera de ré e sensores de estacionamento na frente e atrás.
Mais um SUV entre os mais seguros nas versões mais caras. O Kicks na versão Exclusive (R$ 139.490) até tem sistema de visão 360 graus e faróis dianteiros full-LED. Mas só com o Pack Tech (R$ 143.990) é que o modelo da Nissan recebe alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, assistente de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e detector de objetos em movimento.
O SUV médio lançado no ano passado já oferece sete airbags em toda a linha (o sétimo é para joelhos do motorista), porém só as configurações híbridas XRV (R$ 196.290) e XRX (R$ 204.190) recebem o chamado Toyota Safety Sense, que inclui o assistente de pré-colisão frontal, com alerta sonoro e visual e frenagem automática com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas.
Sistema de assistência de permanência de faixa com alerta, sensor de ponto cego, farol alto automático também fazem parte do kit. O alerta de tráfego traseiro é outro dispositivo de auxílio à condução, mas que está disponível desde a GR-S (R$ 189.590).
O SUV médio da marca japonesa oferece head-up display colorido a partir da versão HPE (R$ 204.990). Contudo, é a partir da HPE-S (R$ 224.990) que passar a ter controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, monitoramento de pontos cegos, sistema de prevenção de aceleração involuntária, aviso de saída de faixa de rolamento, alerta tráfego traseiro e farol alto automático.
O Taos repete a mesma gama enxuta do Nivus e só na versão topo de linha oferece os sistemas semi-autônomos. Por R$ 206.950, a opção Highline é dotada de controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, assistente traseiro de saída de vaga, controle de desgaste das pastilhas de freio, detector de fadiga, sensor de ponto cego e sistema de frenagem automática pós-colisão.
O crossover, até o momento único modelo de passeio vendido pela marca francesa no país, só tem seu pacote ADAS também na variante mais cara. Pelo menos é a Shine com motor 1.6 THP turbo. Alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática e alerta de colisão fazem parte da versão topo de linha.
O SUV mais barato da enxuta linha da Subaru no país. Desde a versão S com conjunto híbrido e-Boxer e tração integral sob demanda, por R$ R$199.900, o XV oferece frenagem de emergência frontal e em manobras de ré, assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, sensor de farol alto, entre outros.
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Todo mundo mundo fala que os SUVs da Honda são caros, pelo contrário, o básico da Honda oferece o pacote dos carros das outrsa marcas com valores a cima de 210K