Conheça 22 ‘gatilhos’ que podem ‘explodir’ carro seminovo
O carro é praticamente novo e aprovado no test-drive. Mas as maracutaias dão as caras depois da primeira curva...
O carro é praticamente novo e aprovado no test-drive. Mas as maracutaias dão as caras depois da primeira curva...
A grana está curta para um zero km mas apareceu um usadinho jóia que cabe direitinho no bolso. Pelo menos era o que você pensava até começarem a explodir os gatilhos armados pelo antigo dono…com a cumplicidade do mecânico desonesto.
Não existe reparo para a bolsa inflável: se foi inflada num impacto, tem que ser substituída. Como é cara, muitos voltam a tampa, sem nada dentro, e apagam no painel a luz de alerta do dispositivo.
Outro sistema eletrônico com elevado custo de reparo. Solução do mau caráter? Deixa o defeito e apaga a luz de alerta, pois o freio normal do carro continua funcionando. Novo dono só percebe numa freada de emergência, com os pneus se arrastando perigosamente no asfalto.
Quando emperra, o líquido de arrefecimento não circula pelo radiador e pode ferver. Ao invés de substituí-la, é simplesmente descartada. O problema do aquecimento se resolve, porém o motor passa a trabalhar em temperaturas inferiores à ideal.
Numa olhada rápida, estão ótimos. Para depois se perceber que os sulcos foram criminosamente aprofundados.
Os dutos de água do aquecimento interno se enferrujaram, racharam e ela passou a vazar na cabine. Ao invés de reparar, isola-se o sistema. O novo dono só vai perceber quando o inverno chegar…
O pneu se acidentou, sem possibilidade de reparo. Primeira maracutaia: adaptar uma câmara de ar, que acaba se danificando no atrito com o pneu. Outra é colar um manchão interno, desbalanceando o conjunto.
Roda de liga-leve se quebrou num acidente. Ao invés de uma nova, ela é recuperada com solda. Que pode apresentar fissuras internas, invisíveis a olho nu. Mas que, num esforço maior, pode se romper.
É usado, mas ainda tem garantia de fábrica. Mas não foi levado para a revisão na concessionária, ou instalado acessório não homologado, por exemplo. Então, a garantia já era….
Não são de fábrica, mas colocados depois, fora da concessionária. Podem não contar com o (obrigatório) dispositivo anti-esmagamento, com chance de provocar um grave acidente.
Motor muito velho, problemático e fumacento? Basta colocar um óleo bem mais viscoso (grosso) para ocultar a deficiência.
Ela detectou um problema e fez acender uma luz no painel. Solução: aplicar o “delete sonda” que apaga a luz sem resolver o problema. Vale também para o carro sem catalisador.
Nada como um grafite bem aplicado para rodar mais alguns quilômetros…
As pastilhas (baratas) foram trocadas. Mas o disco de freio (caro) continuou mesmo danificado ou fora de medida.
Problemas de vedação dos gases da combustão? Basta bloquear o suspiro que alivia o excesso de pressão no cárter.
Vela ou cabo com problema? Basta substituir apenas aquele cabo ou vela, mesmo sabendo que – a curto prazo – outros vão pifar também.
Troca-se a correia dentada mas, eventualmente, pode ser necessário trocar também o rolamento. Como é mais caro, deixa prá lá…
Ar-condicionado vaza gás e o reparo custa muito. Mas, uma carga para quebrar o galho por algumas semanas (ou dias) custa pouco…
Luz da pressão de óleo se acendeu. E não é o nível, é problema grave no motor. Solução simples: “jump” para apagá-la…
Reparo mal feito. Porém, nada de refazê-lo: fica mais em “conta” aplicar ceras especiais que despistam a pintura fora do padrão.
O novo é caro. Recondicionado é barato, mas nada amortece…
Começou a dar uns trancos e/ou não passar as marchas. Reparo tem custo elevadíssimo. Aditivo “lubegard” é baratíssimo e alivia o problema por mais alguns quilômetros.
Motor com problema faz acender a luz de alerta. Não precisa resolvê-lo, basta mudar o mapeamento para apagá-la….
Mande para borisresponde@autopapo.com.br
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Colocar Bardahl prolonga ou qualquer óleo muito mais grosso em motor “fumando” para esconder a necessidade de refazer o motor é mais outro golpe famoso.
Ou seja, reflete o caráter brasileiro de corromper a si mesmo e a outros (que comprarão o carro problemático). Típico jeitinho brasileiro. Este mal é potencializado com o real problema dos brasileiros de possuírem baixo poder de compra e preço abusivo de manutenção em autorizadas, bem como de autopeças.
Visto que apenas 30% da população possui uma renda digna, este é o resultado!
Carcaça do motor trincado e com reparação mal feita
“Suspiro” foi de lascar.
Foi de lascar mesmo. Ou será que vc compra o carro e ganha um saco de suspiro? Kkk…
Bóris, faltou o clássico: alteração da quilometragem. Carro tá com 100 mil, mas está em bom estado? Vamos colocar 40 mil. Só que a manutenção de 100 é completamente diferente da manutenção de 40.
Qdo há desconfiança da Km, basta um bom scanner que vai aparecer a km verdadeira do carro!!!