Qual é o problema de se tirar a válvula termostática do motor?

Ouvinte pergunta: qual é o problema de rodar com o carro sem a válvula termostática? O que isso pode acarretar?

Por Boris Feldman25/06/18 às 21h30

Se a válvula termostática foi projetada para estar no motor do automóvel, então para que tirá-la? Para alguns mecânicos, ela não é tão necessária. Veja a dúvida do nosso ouvinte:

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte pergunta: qual é o problema de se tirar a válvula termostática? Porque o carro dele estava fervendo, ele foi na oficina e o mecânico jogou fora, disse que no Brasil não precisa disso, e o carro dele parou de ferver e passou a andar normalmente. Sim, está andando normalmente, mas a válvula termostática faz uma falta danada, porque quando se liga o carro de manhã é ela que faz o motor atingir rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. E, com o motor frio há uma perda de eficiência, alto consumo e emissões. E o motorista não está percebendo nada disso.

E tem um outro problema: numa longa descida na estrada à noite,quando o motor é pouco exigido, a temperatura da água do motor vai caindo,vai caindo também pela falta da válvula. E olha aí o motor trabalhando frio em temperatura bem abaixo da ideal. É por tudo isso que só aparentemente o motor não precisa da válvula termostática.

válvula termostática
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
40 Comentários
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    Reinaldo 22 de setembro de 2019

    E quando esta sem a valvula e mesmo assim esquenta muito?

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    Henrique Bambamba 20 de agosto de 2019

    O meu Toyota 1.3 16 valvulas, ferveu agua e o mecanico tirou termostade jogou fora. 45 dias depois, começou a esquentar e a agua sobe do nivel do reservatorio e quando o motor estiver frio a agua baixa, notei tambem que ao abrir a tampa do radiador a agua transborda nao escorre como antes. Sera problema de ter jogado fora a valvula termostatica ou sera problema de junta? Mas o carro nao fomega e nem mistura oleo. Peço ajuda.

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    antonio santos 20 de julho de 2019

    no Ford ka2010 vc coloca um tampão na passagem de agua e elimina a porcaria da válvula, já troquei 4 válvula e não resolveu agora fiz esse procedimento e ficou show de bola

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    Gabriel 2 de julho de 2019

    Se a válvula termostática travada fechada, e o carro estiver na pista em alta, o motor simplesmente explode, sem válvula termostática isso simplesmente não acontece, jamais!!!

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      LEONCIO 24 de julho de 2019

      Sai de BsB rumo à SP. Quando tinha andado quase 800km a válvula travou fechada e o carro aqueceu, perdeu força e encostei na mesma hora. No marcador nao tinha apresentado alta temperatura, quando identifiquei o problema não tinha uma gota de água no bloco… o motor realmente não danificou por sorte minha. Tirei a válvula e deixei sem. Continuei a viagem e voltei à Brasília sem problemas nenhum. Saveiro 1.6 AP 2004.

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        Henrique Bambamba 1 de agosto de 2019

        O meu Toyota 1.3 16valvulas, o termostade travou e a agua ferveu sem acender o piloto de temperatura alta. O mecanico tirou o termistade ate agora circulo normalmente sem problemas.

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    Osmar Martinelli 11 de junho de 2019

    O numero de pessoas que confiam no mecaniico/motorista(povo) é maior do que os que confiam no engenheiro/fabricante(elite). Vou pela maioria.

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    Devair 7 de junho de 2019

    O meu carro está esquentando uma das mangueiras do radiador a de baixo então a temperatura sobe, mas todas as peças são novas bomba da agua, cavalete completo radiador novo mas a água não está circulando corretamente alguém pode me ajudar já tentei todas as opções ?

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    VICENTE DE PAULO S DA SILVA 11 de maio de 2019

    Adquirir a pouco tempo um Voyage 85 motor AP 1.6 a gasolina. Notei que tava bebendo muito e sempre trabalhando com a temperatura abaixo do meio litro no inLevei no mecânico e tava sem a válvula, coloquei uma nova e agora tá trabalhando num temperatura ideal . Diminui um pouco o consumo

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    Gerson Batista Pereira 8 de abril de 2019

    Meu carro aquece com ar ligado em engarrafamento já troquei válvula termostática superior e inferior sensor de temperatura e também quando estou subindo serra com ar ligado já troquei radiador e continua dando problema se eu não ligar o ar a luz não acende mas entra o segundo estágio do Eletro ventilador o carro não ferve alguém pode me ajudar por favor meu carro é um Tiida da Nissan motor1.8

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      Natalino 14 de abril de 2019

      Tbm ese vc conseguir arrumar me avise qual foi a solução stou com esse mesmo problema.

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      Fernando 20 de maio de 2019

      Jogue fora a válvula termostática e seja feliz

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      Helio 10 de agosto de 2019

      Radiador entupido…faz o varetamento que resolve.

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    Márcio 28 de março de 2019

    Pessoal,minha experiência e opinião:
    O sistema de arrefecimento é projetado para resfriar o motor além do necessário.A válvula vem trazer o equilíbrio de temperatura do sistema quando clima frio/quente,subidas/descidas etc.
    Acontece que este sistema(arrefecimento)poucas pessoas fazem manutenção preventiva e a troca recomendada pelo fabricante da válvula,entrando para o esquecimento,até quando o carro ferve e te deixa na mão.
    Depois do transtorno vem os mecânicos e dizem para deixar sem a válvula,esquecendo que o projeto do motor foi calculado don as devidas dilatacões dos materiais de sua construção,causando deficiências em seu funcionamento,sendo o principal aumento no consumo de combustível.
    Em função disto recomendo sempre fazer a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento,trocar o liquido,usar agua destilada ,e trocar a válvula periodicamente(recomendação do fabricante) de preferencia por outra genuína.
    Abç…

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    Rose 26 de março de 2019

    Não sei o q fazer o parar d esquenta meu carro ela t sem a termostática devo por p resolver o aquecimento

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    matheus Masculino neiva 18 de março de 2019

    essa valvula, só da dor de cabeça para proprietários de carros!

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    Joselício Costa Lima 8 de março de 2019

    Gostei da matéria, obrigado.

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      Ricardo 11 de março de 2019

      Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela

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      Ricardo 11 de março de 2019

      Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela , ela travou fechada e esquentou a parte de baixo na última vez e não mostra no painel pois o cabeçote fica normal e o radiador estoura

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    Tenho uma Eco essport 2005 13 de fevereiro de 2019

    Tenho um eco esport 2005 coloquei 2 vezes a Válvula Termostástica gastei dinheiro e aqueceu duas vezes,só gastei dinheiro, pedi para o mecânico tirar e nunca mais aqueceu, isso de válvula é só coisa e engenharia, o que importa é andar sem aquecer. tenho um ano sem aquecer é só trocar óleos e filtros e uma revisão e pronto .

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      Roberto 2 de abril de 2019

      Será PR carro a dieseltoyota helux97 eu posso tirar a válvula termostática

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    valdemir jose 10 de fevereiro de 2019

    meu ford k aqueceu to na duvida

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    Lucas 8 de janeiro de 2019

    Eu acabei de colocar a minha hoje troquei também bomba de água pois o carro sem.válvula da ruin não.deu certo no meu corsa já tinha pegado ele.assim desconfiei quando.ele subia muito a temperatura por causa que não.dá tempo da água esfria agora tá uma beleza

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    Glênio Vasconcelos 3 de janeiro de 2019

    Sinceramente, não faz falta. Hoje, posso dizer que a Válvula Termostática é como se fosse a vesícula biliar. Tenho um Renault Megane Tour 2006 e até o presente momento não vi diferença. Pelo contrário, meu carro o motor está agindo numa temperatura ideal. Ainda mais com o clima quente. Será por quê alguns veiculos não tem mais o marcador de temperatura?

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    marcos 27 de novembro de 2018

    estou assando por esse problema tenho um peugeot 1.6 16v 2005 ja fiz de um tudo so falta tirar a valvula termostatica

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      rodnei 25 de janeiro de 2019

      tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.

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      Gerson 23 de setembro de 2019

      TB tô nesse caso tenho peuPeug206 onde moro região muito quente o motor trabalha em suas temperatura tô quase tirando tb

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    Alvaro Augusto da Silva 13 de novembro de 2018

    Bom dia! alguem sabe como q faz para o motor mwm x10 6 cil começar a circular

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    Edson 6 de novembro de 2018

    Se não fosse necessário amigo, não era projetada pra usar no sistema de arrefecimento.concerteza e uma peça
    Essencial pra um motor

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      WILSON GARANITO LUZ 7 de junho de 2019

      Edison no meu caso meu carro Peugeot 206 fabricado para lugar frio e eu moro em cidade quente , imagina a valvulá só liberar a água com 95 graus !

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        Bruno Henrique 19 de outubro de 2019

        Concordo com vc! Tenho um c3 XTR 2008 1.4 8v, o mesmo estava com o motor trincado o bloco, efetuei a solda do mesmo, a valvula travou, aquece muito o motor, mandei tirar hoje a valvula, agora vou o observar o comportamento do carro, tmbm acho que não deveriam ter inventando essas porcarias!

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    Edson 6 de novembro de 2018

    Kkkkk, gente que absurdo , como existe pessoas mal informada, para um bom funcionamento do motor precisa de estar com a temperatura correta.O sistema da válvula termostática e feito pra esta ocasião, se vc tiver problemas com aquecimento ,e simplesmente falta de manutenção do sistema, substitua a sua válvula termostática, verifique o nível de água do arrefecimento do motor,confirme se existe algum vazamento pelo sistema, exemplo mangueiras conexões bomba ou até o relé que comanda a entrada do ventilador para resfriar a água (líquido do arrefecimento do motor) + parte elétrica que envolve o sistema. Pronto acertou tudo convertesse vc estará pronto pra viajar com seu automóvel sem problemas com aquecimento do motor. Boa viagem

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      Mauro 6 de novembro de 2018

      Boa Sh Edson, essa versão (opinião) e valida, convertesse vc passou informações muito importantes pra quem não sabe nada do sistema de arrefecimento

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    Eliseu Godoy 21 de setembro de 2018

    Serve pra carro europeu ou americano aqui é Brasil essa válvula só da problema na estrada dor de cabeça eu tirei e não coloco não só gasta um pouca a mais…. e coloca um óleo sintético bom é pegar estrada sem medo

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    Eliseu Godoy 21 de setembro de 2018

    Motor projetado nos Estados Unidos…aqui é Brasil outro clima…tenho um corsa 1.8 sem a válvula gasta mais comvustivel sim … mas viajo direto com ele é só colocar um óleo sintético bom q ele faz o serviço eu nunca fiquei na estrada por causa dessa porcaria..não me importo de gastar um pouquinho a mais e não corro o risco d parar a noite em estradas desertas….viajo p mato grosso direto cidade d Juina em uma tocada de um dia e meio direto só paro p abastecer e me alimentar…gasto 775 d gasolina aditivada e 105 d pedágios. Tirem essa válvula q é só p pra dar dor d cabeça. Obgd

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      William Bowman Lee 2 de novembro de 2018

      Você é totalmente ignorante e idiota. Não poste mais estas merdas!!!.

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      benigno 25 de dezembro de 2018

      ok serto vc gostei tirei do meu corsa e nuca tive plobema

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      rodnei 25 de janeiro de 2019

      tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.

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      Marcelo 24 de fevereiro de 2019

      Concordo plenamente tive vários carros e sempre tirei a válvula nunca tive problemas

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      Marcio Mecânico 5 de junho de 2019

      Motor do corsa 1.8 foi projetado nos EUA? Kkkk ta sabendo mesmo ???

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