Qual é o problema de se tirar a válvula termostática do motor?

Ouvinte pergunta: qual é o problema de rodar com o carro sem a válvula termostática? O que isso pode acarretar?

Por BORIS FELDMAN25/06/18 às 21h30

Se a válvula termostática foi projetada para estar no motor do automóvel, então para que tirá-la? Para alguns mecânicos, ela não é tão necessária. Veja a dúvida do nosso ouvinte:

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte pergunta: qual é o problema de se tirar a válvula termostática? Porque o carro dele estava fervendo, ele foi na oficina e o mecânico jogou fora, disse que no Brasil não precisa disso, e o carro dele parou de ferver e passou a andar normalmente. Sim, está andando normalmente, mas a válvula termostática faz uma falta danada, porque quando se liga o carro de manhã é ela que faz o motor atingir rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. E, com o motor frio há uma perda de eficiência, alto consumo e emissões. E o motorista não está percebendo nada disso.

E tem um outro problema: numa longa descida na estrada à noite,quando o motor é pouco exigido, a temperatura da água do motor vai caindo,vai caindo também pela falta da válvula. E olha aí o motor trabalhando frio em temperatura bem abaixo da ideal. É por tudo isso que só aparentemente o motor não precisa da válvula termostática.

válvula termostática

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário