Controle de embreagem: é pior que manter o pé no freio?
Essa manobra é ensinada pelas autoescolas e seu uso é exigido na prova para obter a habilitação, mas fora desse contexto pode trazer prejuízos
Essa manobra é ensinada pelas autoescolas e seu uso é exigido na prova para obter a habilitação, mas fora desse contexto pode trazer prejuízos
É obrigatório fazer o controle de embreagem para segurar o carro em uma subida durante o exame brasileiro para obter a carteira habilitação. Apesar disso, repetir esse hábito pode ser danoso para seu carro.
Essa manobra acelera o desgaste do conjunto de embreagem, principalmente se for realizada com frequência. O ideal é fazer apenas em casos específicos e rapidamente.
VEJA TAMBÉM:
Realizar o controle de embreagem significa que esse componente está atritando constantemente para transmitir apenas uma parte da força gerada pelo motor para as rodas. A manobra era mais útil antigamente, com os carros carburados e motores mais fracos.
Atualmente todos os carros novos possuem controles de tração e estabilidade. Junto desses equipamentos vem o assistente de partida em rampa, que mantém o freio acionado por alguns segundo para ajudar o motorista a arrancar.
Esse equipamento sozinho já torna o controle de embreagem desnecessário.
Se o seu carro não possui o assistente de partida em rampas, a forma mais confiável para arrancar em uma subida é usado o freio de estacionamento. Vamos explicar o passo a passo:
Fazendo assim você irá poupar a embreagem e o carro não irá recuar. Alguns motoristas criticam a atitude por puro ego, por considerar que são mais habilidosos por não precisar do freio de mão.
Usar o freio de estacionamento para arrancar em subidas também é útil em carros com câmbio automático que não possuem o assistente de partida em rampas. Principalmente se houver um veículo muito próximo de sua traseira.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |