Embreagem: como detonar em pouco tempo!

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E é muito fácil detoná-la. Duvida? Nós ensinamos como!

Por AutoPapo14/02/18 às 15h28

A embreagem, em linhas gerais, é o componente responsável por ligar o motor à transmissão. E, basicamente, isso ocorre por meio de atrito. O conjunto do componente é formado por platô, disco e rolamento.

É impossível determinar a durabilidade da embreagem. Tudo depende da forma como o motorista dirige, do uso do seu veículo e, até mesmo, da topografia do seu trajeto. Mas, segundo o Technical Services & Product Manager Automotive Aftermarket da Schaeffler, Airton José do Prado, ela tem vida útil que varia de 80 mil e 100 mil quilômetros na maioria dos casos. Mas há muitos relatos de durabilidade maior.

Você acha isso muito? Então anote essas dicas de como destruir a sua em pouco tempo!

Componentes que formam a embreagem

A sua primeira opção é apoiar o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem. Mesmo que você ache que não esteja fazendo pressão sobre ele, o próprio peso do pé é suficiente para um acionamento mínimo. Que resulta em atrito desnecessário, gera aquecimento e desgaste prematura da peça.

Agora, se você quer acelerar um pouco mais o desgaste, faça o chamado “controle de embreagem”: ao invés de pisar no freio em subidas para manter o carro parado, fique equilibrando o carro, usando a força do motor dosando com a embreagem. Se subir um cheiro de queimado, melhor ainda: continue a manobra, pois é um bônus que tira ainda mais quilômetros da vida útil do componente.

Quer mais?

Rebocar uma carreta ou outro carro acima da capacidade prevista para o seu também ajuda a acelerar o desgaste da embreagem. Aliás, nem precisa tanto: transportar peso acima do que o seu carro está homologado já sobrecarrega o sistema (e outros, como a suspensão). Com o excesso de carga, o motorista terá que compensar o torque insuficiente do motor modulando a embreagem.

Outro meio para detonar a embreagem é andar com a rotação do motor muito baixa em marcha alta, quando ele está quase “morrendo”. Como em retomadas depois de quebra-molas. Isso pode causar a quebra do centro do disco.

Por fim, arrume um mecânico preguiçoso na hora de trocar esse componente. Se ele não verificar se há algum vazamento que está contaminando a peça, se prepare para fazer outra substituição em breve. E se ele montar errado, apertando os parafusos com força irregular, é um bônus: a trepidação vai detoná-la.

Ah… Você quer fazer a sua embreagem durar mais?! Então faça exatamente tudo ao contrário do que dissemos aqui.

3 Comentários

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  • José teixeira 18 de junho de 2018

    Dicas muito boa principalmente para iniciantes.

  • Alberto Gonçalves Pereira 18 de Março de 2018

    Boas dicas de vcs parabéns obrigado por nos precaver valeu.

  • José iran 18 de Março de 2018

    Olá
    Sobre multi usos
    Depois da partida da Doblô
    Como ficamos, quais outros modelos
    Que tenha sete lugares na faixa de preço….

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