Novo Chevrolet Corvette Z06 tem o V8 aspirado mais potente do mundo
A versão mais esportiva do Chevrolet Corvette, a Z06, foi lançada e traz um novo motor vindo diretamente das pistas de corrida
A versão mais esportiva do Chevrolet Corvette, a Z06, foi lançada e traz um novo motor vindo diretamente das pistas de corrida
A oitava geração do Chevrolet Corvette trouxe o aguardado motor central, o que elevou em muito o nível de desempenho do esportivo americano. Mas a versão “de entrada” com o V8 usando o tradicional esquema de comando no bloco ainda dava espaço para melhorar ainda mais o desempenho.
Nessa terça (26) a Chevrolet finalmente apresentou a versão Z06 do Corvette, que traz elementos do C8.R para as ruas. O esportivo foi alargado, recebeu pneus maiores e o principal: sob o capô tem um novo V8 5.5 com comando duplo nos cabeçotes.
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Esse motor V8 já corria nas pistas de todo mundo no Corvette C8.R. A Chevrolet não diz a origem desse motor, mas a distância entre os cilindros indica usar o mesmo bloco das famílias LS e LT. Graças ao virabrequim plano, ao comando de válvulas duplo e as quatro válvulas por cilindro, esse motor gira com facilidade até 8.600 rpm.
A potência é de 679 cv a 8.400 rpm, o torque é de 63,6 kgfm a 6.300 rpm. Isso faz o Corvette Z06 tirar do Mercedes-Benz SLS AMG Black Series o título de motor V8 aspirado mais potente já feito. O 6.2 alemão rendia “apenas” 630 cv.
O Corvette de entrada já acelerava de zero a 96 km/h em estonteantes 2,9 segundos, esse novo Z06 faz em 2,6 segundos. Algo que só vemos em carros turbinados com tração integral ou elétricos. O cambio é automatizado de dupla embreagem.
A Chevrolet não quis divulgar a velocidades máxima do Corvette Z06 (provavelmente deve ser menor por causa dos apêndices aerodinâmicos), mas se orgulha dos 1,22g de aceleração lateral. Outra informação que o fabricante se orgulha é do peso: 1.557 kg, o Corvette mais leve da geração.
Para grudar o Corvette Z06 nas curvas a Chevrolet instalou pneus Michelin Cup 2 R, com medida 275/30 ZR20 na dianteira e 345/25 ZR21 na traseira. Para instalar pneus tão grandes foi preciso alargar os para-lamas em 9,1 cm. As rodas abrigam discos de freio com 14,6 polegadas na dianteira e 15 polegadas na traseira. As pinças são sempre Brembo, com seis e quatro pistões respectivamente.
No pacote opcional Z07 são oferecidos discos de carbono-cerâmica de 15,7 polegadas na dianteira e 15,4 polegadas na traseira. Esse pacote acrescenta ainda as rodas de fibra de carbono e apêndices aerodinâmicos funcionais, que geram 332,9 kg de downforce a 297 km/h.
O Corvette Z06 chegará às lojas dos EUA em meados de 2022. O interessado poderá escolher entre o cupê com teto targa removível ou o conversível com capota elétrica. A Chevrolet afirma que o chassi do Corvette é tão rígido que não precisou de reforços ou mudanças no acerto de suspensão para o conversível.
O preço ainda não foi revelado. A previsão da imprensa norte-americana é de que o Corvette Z06 inicie em US$ 80.000 (R$ 445.360 em conversão direta) e chegue a US$ 100.000 (R$ 556700). Como referência, uma Ferrari 488 Pista custa quatro vezes mais que essa previsão de preço do Z06.
Mostramos em detalhes a Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano, um carro que o Corvette Z06 deve dar trabalho nas pistas:
Fotos: Chevrolet | Divulgação
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Fast and furious ,
##
Is execell news car , ¶¶. ?
.
## . ?
Drivers coming .. 2023
(^^. Racer Maps , Drift … Z06 is .¶¶
Conduct , don’t full car .
I lover you , Tokyo .. Girls , Girls ..
Parafraseando o título,” …O carro mais pirado do mundo…”