5 cuidados com a bicicleta de fibra de carbono – e com seus acessórios
Conheça algumas ações para você não ter problemas com bicletas, peças e acessórios para ela feitos de fibra de carbono
Conheça algumas ações para você não ter problemas com bicletas, peças e acessórios para ela feitos de fibra de carbono
A fibra de carbono é super-resistente e leve, porém, alguns esforços mecânicos ultrapassam os limites daquilo para qual a peça foi projetada, então, apertos de componentes, transporte e manutenção estão no topo da lista de cuidados que você deve ter para evitar estragos na sua bicicleta de fibra de carbono.
Mas vamos começar falando dos principais benefícios do carbono e por que os ciclistas gostam tanto desse material. Além do peso reduzido, que já citamos aqui, existem também as vantagens estéticas, os quadros de carbono, além de mais leves, permitem soldas quase invisíveis e eliminam de vez essa preocupação. Porém, exige alguns outros cuidados.
VEJA TAMBÉM:
Embora, devido à sua composição, seja difícil deteriorar a fibra de carbono, produtos com composições químicas agressivas podem danificar a pintura e os vernizes. Não custa nada utilizar produtos específicos para a limpeza do quadro ou, na falta deles, os habituais detergentes “neutros” que temos em casa.
Canotes, guidões, mesas e quadros de fibra de carbono jamais devem ser apertados fora do padrão especificado pelo fabricante. Por isso, um torquímetro é extremamente indicado. Caso contrário o aperto pode danificar o quadro (mesmo que não seja visível), e aí começam os problemas.
Transportar a bicicleta de carbono de forma inadequada é um dos principais fatores que danificam o equipamento, hoje no mercado já existem transbikes específicos para bicicletas de fibra de carbono, mas é sempre bom ficar atento se a bike não está raspando em nada.
Quando colocamos a bike de carbono em suportes e tripés de manutenção, em casa ou na oficina, é preciso ter o mesmo tipo de cuidado, e também se instalarmos no quadro cadeiras para bebês e crianças… Há marcas que não recomendam instalar esses equipamentos na bicicletas de fibra de carbono.
O canote de selim deve estar devidamente encaixado no quadro, respeitando o limite mínimo de inserção (indicado pelo fabricante). Subir o canote (para torná-lo mais alto por conta própria), deixando apenas uma pequena parte para dentro do quadro, fará você depositar uma força desproporcional sobre o quadro, podendo ocasionar a quebra.
Na hora de instalar componentes de fibra de carbono que também estão em contato direto com o quadro (por exemplo, um canote de selim de carbono ou um guidão) é importante utilizar graxa de montagem própria para esse material, garantindo assim uma correta fixação e proteção.
Além da bicicleta de fibra de carbono, há um comércio de equipamentos feitos com esse material que exigem atenção especial.
Sempre que for comprar algum componente ou bicicleta de fibra de carbono usados, fique atento aos sinais de uso, para não adquirir nenhum produto com trincas que poderá te dar problemas no futuro, ou até mesmo causar acidentes.
Hoje em dia existem muitos produtos falsificados ou réplicas sendo comercializados na internet, por isso é importante redobrar a atenção e buscar comprar de empresas com procedência e desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |