Pneus de MTB: tudo o que você precisa saber
Descubra os detalhes e características dos pneus para bicicletas mountain bike; e três sugestões de modelos diferentes para você
Descubra os detalhes e características dos pneus para bicicletas mountain bike; e três sugestões de modelos diferentes para você
A escolha do pneu pode influenciar muito o seu pedal, pois ele é um componente importante para trazer mais conforto, performance e diversão em uma moutain bike (MTB). E a melhor do pneu de MTB escolha varia de acordo com o terreno, condição climática e objetivo do ciclista. Então vale entender melhor sobre esse assunto:
Os materiais existentes na composição e fabricação de pneus para bicicletas influenciam na resistência, no peso e preços. Existem pneus com arame na borda de encaixe com o aro, os pneus com aramida na borda que é conhecido por possuir a tecnologia kevlar (deixa o pneu leve e dobrável) e os pneus kevlar tubeless para usar com selante.
VEJA TAMBÉM:
Além desses detalhes, outra característica interessante são os TPI. O TPI é a quantidade de fios de nylon por polegada quadrada presente no pneu, ou seja, são como fibras encostadas e então não há espaços para borrachas. Os TPI deixam o pneu mais flexível, se moldam no chão e nos obstáculos.
Neste sentido, no pneu existe a descrição de quantos TPI. Quanto maior a quantidade de TPI mais leve e mais flexível será. Já no caso dos pneus com menos TPI, significa que há borracha entre os fios, o que deixa o pneu mais pesado, porém mais resistentes a rasgos e a cortes.
Os cravos são responsáveis pela aderência (também chamada de grip) em uma trilha. Eles determinam a tração e segurança na hora de passar por galhos, pedras, cascalhos, etc.
Cravos baixos e mais próximos são voltados para terrenos secos, duros e com poucos obstáculos. Este tipo de desenho do pneu também oferece mais velocidade ao pedal. Enquanto cravos altos e espaçados são feitos para locais enlameados, e com muitas dificuldades, onde é preciso ter bastante estabilidade.
A quantidade e o formato dos cravos nas laterais dos pneus para MTB também são fundamentais para a estabilidade em curvas. Muitos cravos prometem bastante estabilidade, enquanto menos, pouca.
Os valores de um pneu de Mountain Bike podem variar muito, por conta do seu peso, modelo e borracha, mas você pode encontrar pneus a partir de R$34,00 em sites e lojas especializadas.
Entre os recuros para evitar furos no pneu de MTB, destaque para calibragem correta, fita antifuro, uso de pneus tubeless e protetor de aro. Saiba mais detalhes de cada um nesta matéria (clique aqui).
Existem diversas marcas de pneu MTB no mercado e cada uma pode atender melhor a sua necessidade. Mas listo aqui 3 opções que valem a pena serem analisadas.
O Schwalbe Magic Mary é, indiscutivelmente, um dos pneus favoritos entre os atletas de downhill e enduro: possuindo características perfeitas para quase todas as pistas e condições, o perfil intermediário e sofisticado do produto foi combinado com os melhores compostos para elevar ainda mais o desempenho dos amantes de mountain bike.
Com design de cravo aberto, o pneu fornece tração máxima na frenagem e aderência das curvas, mesmo em terrenos lamacentos.
O pneu de MTB Kenda Karma, famoso pneu da marca taiwanesa Kenda, foi especialmente criado para pedais de cross-country em terrenos macios ou com lama. Totalmente compatível com tubeless e, inicialmente, desenvolvido como um pneu para treinos e competições de XC, o Karma 2 Pro também é uma ótima opção para quem busca um pneu rápido e aderente para bikes de trail leve e downcountry em todos os tipos de terrenos.
O pneu de MTB Michelin Force é construído com 3 tecnologias de ponta:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |