De indestrutível a capotada: conheça de onde vem a fama da Hilux
A picape da Toyota nasceu em 1968 para trabalhar pesado, mas nesses 53 anos já foi usada em guerras, expedições no gelo e também como piada
A picape da Toyota nasceu em 1968 para trabalhar pesado, mas nesses 53 anos já foi usada em guerras, expedições no gelo e também como piada
A Toyota Hilux construiu sua fama pelo mundo com sua robustez. Quando chegou ao Brasil nos anos 90 com a abertura das importações não foi diferente, a picape japonesa foi lentamente conquistando seu espaço no nosso mercado que sempre preferiu picapes americanas.
Hoje a Hilux é a picape mais vendida do Brasil e até virou símbolo de status em algumas regiões do país. Ela pode não ter o desempenho da Amarok, o conforto da Frontier ou o custo/benefício da Ranger, mas continua sempre no topo das listas de vendas de picapes médias e muitas vezes perto do top 10 geral do mercado brasileiro.
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Na Austrália a Hilux sozinha mudou o mercado de picapes. Os australianos usavam suas utes, picapes derivadas de sedãs, para trabalhar e no uso pessoal. Mas a picape da Toyota foi dominando o mercado local, matando as utes e se tornando a líder de vendas do país. Líder de vendas no geral, não apenas dentre as picapes.
Quando se fala de nada conseguir derrubar a Hilux a primeira coisa que vem a mente de muitos entusiastas é o nosso colunista Jeremy Clarkson tentando destruir uma no programa Top Gear. No quadro ele usa uma Hilux antiga que trabalhava em uma fazenda e tenta destruí-la de diferentes formas.
Começa de maneira simples, como batendo em árvores e muros, mas a tortura vai escalando para tentativa de afogamento, bater com uma bola de demolição, atear fogo e, por fim, colocar no topo de um prédio que foi demolido. E ainda assim a Hilux continuava em funcionamento, precisando apenas de pequenos reparos usando ferramentas simples para ligar o motor.
O youtuber WhistlinDiesel também fez tentativas de derrotar a valente picape da Toyota. Mas diferente do Top Gear, o alvo escolhido foi uma Hilux em perfeito estado de conservação importada do Japão. A escolha por um carro já considerado como clássico e nesse estado causou revolta na internet.
Os abusos feitos pelo youtuber foram maiores, como carregar três toneladas de blocos de concreto na caçamba, engatar um trailer de quinta roda e levar para fazer trilha em Moab. Para terminar o influencer jogou a picape de um helicóptero, destruindo completamente a Hilux.
Aqui em Minas Gerais, onde fica a redação do AutoPapo, é muito comum ver as Hilux cabine dupla em sua versão mais simples com adesivos de alguma mineradora e equipamentos de segurança. As frotas estão sempre sendo renovadas e costumam variar com algumas outras picapes médias, porém a Hilux é sempre uma constante e a favorita das empresas.
Segundo Renato Passos, engenheiro mecânico que trabalha com manutenção de frota em uma dessas empresas, a justificativa para a predileção da picape Toyota é a seguinte:
Um projeto robusto, com manutenção barata e pouco problemática: isso incorre em baixo custo por quilômetro e alta disponibilidade mecânica, cenário ideal para qualquer ativo móvel na indústria.
Um conflito que ocorreu entre a Líbia, Chade e França entre dezembro de 1986 e setembro de 1987 foi batizado como Guerra dos Toyota. O exército líbio, liderado pelo coronel Muammar Gaddafi, tentava tomar a faixa de Aouzou, parte do território do Chade.
O Chade não possuía um exército forte como o da Líbia, mas se defendeu usando uma frota de 400 picapes Toyota. Essas frota incluía o Land Cruiser série 70 (sucessor direto do nosso Bandeirante) e a Hilux. As caminhonetes foram equipadas com metralhadoras pesadas e lança-mísseis anti-tanque.
As Hilux e Land Cruiser se destacaram principalmente no ataque a uma base aérea. Os soldados chadianos descobriram que ao passar em velocidade altas sobre as minas líbias, elas não detonava. Assim as picapes foram usadas para invadir uma base aérea Ouadi Doum. A técnica deu tão certo que foi usada em outras operações, o que garantiu a vitória do Chade na defesa de seu território.
O uso de picapes Toyota não ficou restrito a esse conflito, até hoje é possível ver a picape sendo usada por rebeldes e militares no Oriente Médio e pelo continente africano. Grupos como o Estado Islâmico e o Talibã costumam usar essa picape.
Os rebeldes deram notoriedade à Hilux nas batalhas e isso atraiu também o exército dos EUA. Como essa picape é tão onipresente no Oriente Médio, o exército estadunidense encomendou um veículo militar extremamente parecido com a picape japonesa.
O resultado é o SOTV-B, feito pela Navistar Defense. Para quem olha é apenas uma Toyota Hilux sem os emblemas, mas um olhar atento revela que não é uma Hilux qualquer. O veículo é blindado e pesa 3 toneladas.
O chassi é de uso militar, utilizando suspensão independente com curso longo nos dois eixos. E para garantir o desempenho durante as operações militares tem o motor V8 6.0 turbodiesel, que produz 329 cv e 78,8 kgfm.
Outro exército que se interessou pela Hilux é o da República Tcheca, mas foi pela versão comum de produção. No final de 2020 anunciaram que trocariam a frota de Land Rover Defender militares pela caminhonete japonesa.
O Top Gear usou a Hilux em outra ocasião e acabou colocando a picape no livro dos recordes. O apresentador Jeremy Clarkson junto de seu colega James May foram as primeiras pessoas a dirigir pelo polo norte e chegar ao polo magnético do planeta.
Para isso utilizaram uma Hilux vermelha modificada pela empresa islandesa Arctic Trucks. O motor é o mesmo 3.0 diesel que a Hilux vendida no Brasil utilizava na época, as modificações eram focadas no chassi para enfrentar as condições extremas.
Essa versão preparada foi batizada como Invincible, nome que retornou em 2020 como edição especial de lançamento da Hilux atualizada. Essa edição foi vendida na Europa e no sudeste asiático.
A Toyota australiana também se aproveitou da fama em diversos comerciais. Alguns foram até banidos sob alegação de promover direção perigosa. Mas o que todos tem em comum é a demonstração dessa robustez.
https://www.youtube.com/watch?v=MlMxo-3WNLw
Nem só de serviço pesado vive uma caminhonete, esse tipo de veículo precisa lidar com diversas situações em seu uso incluindo rodar por estradas asfaltadas. É justamente nesse uso mais tranquilo que está o calcanhar de Aquiles da Toyota Hilux: a estabilidade.
A publicação sueca Teknikens Värld realizou o teste do alce com a picape indestrutível e só não capotou o veículo devido a correção do piloto. O teste do alce simula uma mudança rápida de faixa para desviar de um animal na pista, ele é muito usado para testar a estabilidade dos carros.
Após nove anos, a geração atual passou pelo mesmo teste e o resultado foi similar. Hoje a Hilux já vem de série com controles eletrônicos de tração, estabilidade e anti-capotamento para evitar esse resultado.
No Brasil essa fama foi além quando policiais capotaram o SUV derivado da Hilux, o SW4, em uma exibição. O apelido “capotalux” acabou pegando e a fama de gostar de ficar com os pneus para cima é maior que a de robustez em algumas partes do Brasil. Porém nem as piadas conseguem tirar a Hilux do topo do ranking das picapes médias.
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Hilux é máquina….bá….muito linda e resistente….só é meio cara!! rssss
Olá amigos, tenho uma Hilux 2014 3.0, e endo com ela no asfalto, nopasto, na lama, carrego boi, madeira, etec), já tive diversas outras s-10, ranger, frontier-Nissan, e achei todas muito boas, MAS, A Hilux é diferenciadas e não comporta comparação. Em resumo, falar mal da Hilux, é o mesmo que falar mal do Pelé, como jogador de futebol, reconhecido e reverenciado no mundo inteiro, como o melhor jogador que já surgiu na face da terra, assim é a Hilux, com o devido respeito por eventuais discordias!
Matéria paga, só pode…
Ando muito pelas estradas… já vi 5 Hilux capotadas… isso daí, que o problema foi resolvido, é conversa fiada,a última que vi foi dia 06/05, perto de BH, MG, o motorista foi desviar de uma moto, e capotou…
Só não divulguem o preço pago pelas mineradoras em cada unidade da Hilux.
Aliás, alguém já conseguiu entrar em uma concessionária e comprar o modelo básico a pronta entrega?
Mitsubish ( L200) de graça com tanque cheio, nem de graça; se me pagar pra ficar, DISPENSO, carniça pura!! Fiquei com essa dor de cabeça por 6 anos de puro sofrimento, comprei uma 2006 paguei 49 mil gastei 22 mil troquei de raiva num Logan de 30 mil.SAI FORA QUE É FRIA!°
A Hilux é a melhor. Se fizesse 100 mil no modelo 2015, venderiam em apenas um dia.
A mellhor foi 2015
Negativo, as melhores foram de 2006 a 2011 pelo fato dos bicos injetores serem mais simples porém mais resistentes a diesel ruim enquanto 2012 a 2015 usam bicos com mais elétrica porém mais sensíveis e fracos a diesel ruim fora tbm são muito mais caros e de praticamente sem chances de reparo, fora que tbm a 2015 possui pré-filtro que se tiver muito sujo o carro para de funcionar enquanto as hilux de 2006 a 2011 não possui.
A Hilux é a melhor. Se fizesse 100 mil no modelo 2015 venderiam em um dia.
Já tive várias pick ups;se equivalem. Apenas questão de gosto e o resto é blá blá bla
Quem fala da Hilux e porq não dá conta possuir uma…..Triton só e boa pra fundir e custa 90.000.00 pra fazer o motor
Sou muito mais a Mitsubishi Triton,casca grossa de verdade, dá um banho na Hilux!!!
Além do mais,as Hilux de hoje já não são as mesmas de antigamente!!!
Não troco minha Nissan Frontier 14… 140000… O ruim é que só aumenta a tabela Fipe….
Temos 2 uma 1992 simples 4 por 2 sem ar paguei 27.000 o mesmo que vendedor pagou a 16 anos atrás. A outra 2006 auto. Quatro por quatro um luxo com ,180.000 km. Pagamos 66.000.
A líder das pickups é a Hilux com fila de espera de 5 a 7 meses para comprar e o pessoal de outras marcas vem com expor suas ideias e opinião contra a Hilux como se fossem divinas e certas. Existe coisas nesta vida que precisamos primeiro observar, e ao perceber movimento diverso a sua opinião, procurar conhecer , estudar e pesquisar se o boato de fato é verdade ou não. A Hilux é líder mundial no segmento de pickups, de fato, quem gosta e conhece sobre pickups têm predileção por ela por algum motivo. Quanto aos comentarista de plantão que falam mal dela, é melhor viver nos seus mundinhos de Toro, S10, Amarok L, Ranger e Trinton. Quem compra Hilux , descobre que a realidade é diferente dos que acham. Acorde você também para essa realidade também. Tenha uma !!! Depois volta pra falar. rsrsrs
Amigo falou tudo….o problema é q a TOYOTA não paga cachê, ai ele fica queimando a Hilux, SW4, Corolla Cross, Etios…..
Estou super satisfeito com minha S10, não tenho do que reclamar!
Sem dívidas que, uma belíssima marca. Uma super maquina. Mas porem eles mexe muito no seu desing .
Não publicaram meu comentário : Boris tentando agora queimar a TOYOTA Hilux….ele insiste em queimar os carros da Toyota, será por que ????? Ouvi dizer que tem haver com ….. DEIXA PRA LÁ
Coloca uma Hilux e uma Triton na lama e depois me fala quem aguenta o bagaço , essa nova tritron anda de mas , ficou top
Ela e S10 as melhores que tem no Brasil
Não adianta mímimi…tenho outras marcas,mas a que sinto mais seguro e confiante sem dúvida nenhuma além de custo e benefício e a Hilux.
Tenho uma Hilux srv 2013 com controle de estabilidade não tenho nada a reclamar ela e perfeita, sem contar a manutenção que e muito em conta e outra só da manutenção básica, os mecânicos que odeiam a Hilux pois não da manutenção, quanto mais ando melhor fica, motor e sem comentário bem cuidada roda um milhão de km concerteza.
Em 2016 comprei um Hilux com controle de estabilidade vendi em 2018 por ser muito dura, e pela falta de conforto. Em 2018 comprei uma Ford limited vários defeitos até travar o sistema em direção em decorrência do módulo de injeção não identificar o combustível.Fiquei 6 meses.
Amarok não tem nada demais… ja viajei com uma. É um carro comum que pula na traseira. A Toro é MUITO MELHOR muito estável com multilink e linda!! A Amarok tem plasticos duros pra todo lado e sem graça com design VW sem sal… nâo senti Tesão nenhum na Amarok mas na Toro meu Tesão explodiu ao ponto de querer uma. imagina a Toro turbo ou 4×4 é tesao demais! Acho a V6 pode ganhar no desempenho mas é só e no espaço tb alias a Amarok é um monstro que não cabe na maioria das garagens. A Toro é perfeita no comprimento e largura. E a Toyota devia ser processada pelos inúmeros casos de tombamento da Hilux! ASURDO TOYOTA!!!
Tão falando de pik UP não de carro com carroceria, pra quem quer um veículo só pra andar na cidade pode até ser que o bodinho seja bacabinha afinal ela é feito pra andar no asfalto msm, mas a Amarok não tem pra ninguém em questão de segurança e desempenho o que na minha opinião é fundamental afinal segurança salva vidas né!!!!
A Toro já tem 5 estrelas em segurança… a plataforma da Toro é Jeep. E faz mais curva que a Amarok pois a Toro tem suspensão multilink independente. em estradas esburacadas e na terra o multilink é essencial pra segurança.
Se a Amarok não cabe na garagem, é porque a garagem e casa são pequenas, garagem feita para guardar bicicletas. Tiro não se compara com Amarok, Hilux, Triton ou qualquer outra, mas sim com Saveiro e similares.
A maioria das garagens de prédio não cabe Amarok é pickup média é veículo de carga e transporte, não de passeio e esportivo que é meu sangue afinal não sou transportador. Abs
Absurdo a Toyota vender essa Tombilux um carro que capota em desvios simples em pleno 2021 !!!
Cada um compra a que mais lhe interessa e ponto final. Infantil essas briguinhas entre os donos de camionete.
Tenho uma hilux 2013,gosto dela, minha esposa detesta, por ser muito dura,que vcs me dizendo de uma sw4? Também é dura?
Agora cá pra nois toro e carro de ir né shopping né??
Meninos Enzo do Brasil devem entender mais de carro que militares, rebeldes e terroristas do mundo todo.
Faz a fama e deita na cama.
Tem que ver o que é amarok…aí não vão querer mais a tombalux
Amarok não tem nada demais… ja viajei com uma. É um carro comum que pula na traseira. A Toro é MUITO MELHOR muito estável com multilink e linda!! A Amarok tem plasticos duros pra todo lado e sem graça com design VW sem sal… nâo senti Tesão nenhum na Amarok mas na Toro meu Tesão explodiu ao ponto de querer uma. imagina a Toro turbo ou 4×4 é tesao demais! Acho a V6 pode ganhar no desempenho mas é só e no espaço tb alias a Amarok é um monstro que não cabe na maioria das garagens. A Toro é perfeita no comprimento e largura.
A amaroké uma picape com muitos itens de série pra conforto porém com eletrônica demais que não se dão bem com serviços realmente pesados e manutenções caríssimas fora da realidade e seguro tbm caríssimo já começando por ser volks onde as seguradoras metem a faca sem dó nessa marca, devido isso sua desvalorização é alta, amarok só presta por andar do que as outras nas rodovias e só, resumindo, amarok não compensa. Obs: Amarok recebeu apelido de bombarok.
Esa camioneta tem istoria de muito e muito a nos e marcar forte Toyota Toyota
Talvez poderia ter acontecido mesmo se fosse outra camionete.
Mas minha esposa faleceu a 6 meses capotando uma Hilux.
Ela perdeu o controle da direção e capotou, estava sem cinto, foi jogada pra fora e a camionete rolou por cima dela.
Ela não tinha CNH, mas dirigia a camionete a 5 anos.
Amigo. que Deus a Tenha e conforte sua esposa em Seus Braços eternos! Olha.. de repente vc pode processar a Toyota. São varios testes mostrando que ela tomba em situações de desvio de trajetoria e a Toyota tenta corrigir isso mas não consegue a não ser controle de estabilidade (que creio eu não é infalivel).
Processar a Toyota por uma pessoa inabilitada estar na direção por cinco anos e vir a falecer devido a um acidente? Sério isso?
Acho que seu conselho é nulo e prejudicial, nesse caso é mais fácil a toyota reverter o processo contra ele já que primeiro ela estava sem cinto e segundo ela não tinha habilitação e possivelmente eles podem investigar e comprovar talvez ela poderia estar em alta velocidade.
Quem conhece camionete sabe que camionete é Ford Ranger para o patrão, S10 para o peão eTomboyota capotalux tombilux para o sem noção. Qualquer um que tenha mais do que meia dúzia de neurônios e conheça um mínimo de mecânica sabe que um motor diesel sem nada de eletrônica embarcada basta ter uma bomba injetora operacional e filtros limpos com combustível limpo para manter-se em funcionamento, como ocorreu com a toyotinha em questão, um modelo antigo sem tecnologia alguma semelhante à um trator antigo como vemos milhares ainda em funcionamento.
Verdade eu não quero outra tenho uma s 1o diesel.ja tô bem feliz e tranquilo!
Obrigado pela oportunidade de participar deste comentário sobre as picapes!
Abraço a todos do DIESEL!
Tudo invejoso e com dor de cotovelo.
Hilux é a melhor e sempre será.
Quem tomba é bração e sem noção.
Já tive S10 e Ranger, usava 80% cidade como a maioria dos brasileiros. Para este uso hoje tenho uma Toro Turbo diesel 4×4 que me atende muitíssimo bem. E sem dúvida é mais confortável, estável e econômica. Estou satisfeito
Rapaz ano passado estava indo para BH,tinha uma hiluz na minha frente,do nada ela capotou,já tive 04 marcas de caminhonete,andei numa hiluz
O negócio é horrível,pra quem gosta de andar não serve.
Concordo hoje tenho uma S10 high coutry e gostei muito, não quero mais saber de outra.
Esse sabe das coisas.disse TD. É só propaganda enganosa
Pra quem não tem noção de proposta e nem de direção a capotalux não é recomendada, se tem gente que compra picape pra querer andar em alta velocidade igual carro pequeno é pq tem problemas na cabeça comprovado, primeiro a proposta da capotalux é pra trabalho pesado e não pra andar em altas velocidades e segundo picape não é recomendados para brações e sabe pq ela vende muito mais do que as concorrentes? Primeiro ela é mais robusta, segundo ela tem manutenção mais em conta, terceiro seguro também mais em conta e quarto é a que menos desvaloriza., aproveitando, ford deu no pé e comprar hoje ranger é uma tremenda fria.