Deputado insano quer permitir importação de carros usados

Projeto de lei surrealista que está circulando na Câmara dos Deputados transformaria o Brasil num sucatão internacional de automóveis

deputado proposta de importacao
Carros sem condição de segurança podem desembarcar por aqui (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/09/2021 às 07h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h46

Mais um projeto de lei estapafúrdio para o festival de besteiras legislativas automobilísticas. A lista não é pequena e já teve até deputado federal sugerindo demarcar área para pista de pouso de discos voadores no Mato Grosso do Sul.

A última insanidade foi no mês passado, quando o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) solicitou a volta dos motores diesel nos automóveis. Exatamente quando está em decadência em todo o mundo e com proibição de circulação programada em diversas capitais europeias.

VEJA TAMBÉM:

A última manifestação prosaica foi o projeto de lei (PL 237/2020) apresentado por seu colega Marcelo van Hattem (Novo-RS) para legalizar a importação de carros usados. Apresentado em fevereiro de 2020, passou na semana passada pela primeira audiência pública na Câmara dos Deputados.

O projeto permitiria a qualquer pessoa física ou jurídica importar um carro usado, hoje restrito aos colecionáveis, com mais de 30 anos de fabricação.

No PL do deputado van Hattem, a única restrição prevista é o nível de emissões de poluentes que deveria respeitar a legislação do país. E regulamenta a tributação desses carros, limitada aos mesmos percentuais que incidem sobre veículos similares aqui produzidos.

No decorrer da audiência, representantes do setor foram duramente contrários ao projeto, pela impossibilidade de enquadrar os veículos nas leis vigentes e por transformar o Brasil num sucatão internacional de automóveis.

Dúvidas do PL

– como exigir que os usados importados atendam à legislação brasileira de segurança, pois são automóveis de qualquer idade, provenientes muitas vezes de países sem legislação específica ou distante da nossa. Ou descartados por obsoletismo, avarias graves ou acidentes.

– como verificar se estes veículos se enquadram nas exigências de eficiência impostas aos fabricantes brasileiros, para uma redução gradual de consumo de combustível;

– quem prestará assistência técnica e fornecerá peças de reposição a estes automóveis. Eles não seriam necessariamente importados por empresas a quem se poderia aplicar esta exigência, mas também por pessoas físicas, sem nenhuma responsabilidade por seu futuro. E até carros sem marca presente no país.

– qual a idade máxima destes automóveis. Alguns poucos países permitem esta importação, mas a limitam a carros com um a dez anos de fabricação. A PL 237/2020 não estabelece qualquer limite.

Talvez o parlamentar não tenha conhecimento como funciona  importação de usados para o Peru, Paraguai e Bolívia. Os carros são provenientes – em sua maioria – de países asiáticos:

–  com o volante à direita, e de conversão para a esquerda de elevado custo caso atenda a procedimentos mínimos de segurança. Muitos deles passam por um inacreditável e grotesco processo de conversão do volante e pedaleira para a esquerda, às vezes deixando o painel de instrumentos no lado direito. Pedais são conectados ao lado direito por roldanas, corrente e cabos.

– muitos acidentados e sucateados na origem e reparados no destino sem nenhum critério técnico. Voltam a circular como verdadeiras bombas sobre rodas prestes a explodir.

– não há como submetê-los a uma inspeção veicular e restringir sua circulação depois do desembarque no porto de Iquique, no Chile.

Efeito contrário

Como já foram descartados na origem, custam muito barato, cerca de U$ 500. Apesar do frete estar por volta de U$ 1.000, ainda assim são vendidos por U$ 2.000. No Paraguai, existe um limite de 10 anos de fabricação, enquanto Peru e Bolívia estabeleceram cinco anos. Estas importações cresceram significativamente nos últimos dez anos e fizeram despencar as vendas dos carros novos

Esta permissão iria gerar desemprego nas fábricas e na contramão do que se deseja para nossa frota: eliminar os “cacarecos” que poluem, atentam contra a segurança e provocam congestionamentos com suas frequentes panes.

São poucas as chances deste PL continuar caminhando em Brasília. Mas, como tudo é possível nesse país dos absurdos, ele pelo menos ainda deverá passar por outras duas comissões na Câmara e submetido também a aprovação do Senado. Para ser então sancionado pela presidência da República.

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133 Comentários
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marcelo azevedo 12 de setembro de 2023

Li a matéria desse senhor, fiquei indignado. Só ha 1 motivo para alguém com o seu conhecimento mentir tanto. Dinheiro. O pior é que isso é normal em todas as áreas do nosso “jornalismo”. Pagando meu “jaba, ” eu falo até que abobora é picanha.

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Leticia 26 de março de 2023

Essa matéria foi escrita por alguém com raiva do projeto no mínimo matéria comprada pelas grandes fábricas

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Samuel 2 de julho de 2023

concordo ! os veiculos novos no Brasil são 67% mais caro do que qualquer outro pais . Não é culpa das montadores que sofrem com 37% de carga tributária e alto custo brasil de produção
Vai ser um alivio importar caminhões semi novos

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Frederico Lima 17 de setembro de 2022

Que peça tão falsa. Vou dar um exemplo. Na Europa pode se comprar um carro noutro país da comunidade europeia e seja com que idade tiver. Pode ter um ano como cem anos. O carro é legalizado no espaço de 15 dias para poder circular com as matrículas correspondente ao país. E não virá sucatas como é retratado nesta matérias.Tomara muito carro brasileiro com 10 anos estar no estado de um carro europeu com 25 anos.

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Eric 28 de agosto de 2022

Perda de tempo total essa matéria, parece que o cara que escreveu se deu ao trabalho de só falar besteira para ser contra um projeto de lei que se iniciou do partido NOVO, o que não é necessariamente errado, porém nessa matéria ficou extremamente forçado e sem sentido! Se essa lei passar eu não preciso esperar mais 8 anos pra importar um RX-7!

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Ulisses 26 de julho de 2022

Rapaz, é tanta coisa errada nessa matéria, e olha que eu admiro o Boris, que não dá pra escapar de comentar, mesmo quase 1 ano depois.

A importação é sempre ônus de quem importa, e o carro é um bem de consumo como qualquer outra coisa, celular, relógio, etc. Se você comprar um carro que não tem peça, manutenção difícil, etc é problema seu. Vai ficar parado e ponto. O que não pode é Brasília ficar te dizendo, num mundo globalizado como o nosso, o que vc pode ou não pode comprar lá fora, que vc tem que pagar 120 mil numa saveiro ao invés de 30 mil numa F150 usada.

Claro que tem que ter parâmetro, só que não é exatamente como se lá fora só tivesse carro ruim. América do Norte e Europa em geral produzem carros melhores que os nossos, ainda que comparando com mesmíssimos modelos vendidos aqui e lá. Mas hj em dia resolver isso é fácil. Foi aprovado no EuroNcap? Foi aprovado pelo IIHS americano? Ou órgãos equivalentes em outros países com acordo comercial com o Brasil? Se sim, aí pronto, pode ser importado. E o comprador cuida do resto. Peças e acessórios se compra pela internet, importadora, etc, facinho facinho.

Não falta opção de solução, falta boa vontade política, isso sim, pra que o brasileiro passe a pagar menos nos seus carros. Ia impactar a indústria, claro que ia, mas não do jeito que acham que ia. Veja o exemplo da Austrália, parou de fabricar e passou a importar, e os carros continuam sendo vendidos lá, usados e zero km. E essa é uma situação que não seria a mesma da que teríamos aqui. E teríamos carros mais seguros circulando, a um preço menor, logo a demanda provavelmente iria aumentar, mais carros seguros igual a menos mortes no trânsito. Menos dinheiro nas mãos das montadoras igual a mais dinheiro circulando no mercado.

Já tá cheio de lay-off, demissões de uma hora pra outra, fábricas fechando, etc na indústria de automóveis aqui que não tenho certeza se impactaria mais as vendas do carro zero do que o preço atual já impacta, mesmo em época pré-pandemia e guerra. Voltamos a vender o que se vendia há duas décadas atrás. Então impacto meu amigo já tem, o que não tem é opção mais em conta num contexto onde tá tudo caro demais. Quem é contra isso ou é míope ou é mau-caráter. E todo mundo sabe que com o passar do tempo a gente enxerga menos, né Boris? Dessa vez eu discordo de ti. Mas a vida segue. Abs.

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Renato 24 de agosto de 2022

Não da pra ler matérias assim. O autor falou tanta besteiras que nem da pra levar a sério. Estamos em um momento muito difícil e a credibilidade da imprensa esta cada vez mais baixa. Primeiro, ele esta falando em importar porcaria, bom, hoje pode. Qualquer carro velho, acima de 20 anos pode ser importado. Sucata ou não, pode! A importação de veículos usados é normal em qualquer pais que tenha o valor dos veiculos dentro da normalidade, nós vendemos nossos carros no México a uma fração do valor que o mesmo carro é vendido aqui, com a diferença dos carros de lá serem automáticos e recheados de tecnologia. Bom, poderíamos importar um carro brasileiro desse com 2 anos de uso por menos de metade, isso faria o valor dos carros Brasileiros ficarem dentro da realidade mundial. Tem tantos contrapontos que não dá pra combater aqui, é surreal essa matéria, é surreal o chamado, como se iniciou, como se fala, é igual o traficante falando mal das leis anti-drogas. É uma pena que é muito capaz que esse processo não vá pra frente, teriamos que fazer muito barulho pra isso dar certo, porque só ajuda o pobre brasileiro.

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Rone 5 de julho de 2022

Insano é o retardo q escreveu a matéria !!! Vários países tem a liberação para a importação de carros usados e isso não atrapalha o desenvolvimento do país pelo contrário ,faz os carros novos baixarem o valor apenas no Brasil se paga essa fortuna por carro novos se é q chamar um milzinho básico de carro !!!

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Augusto Martini 18 de julho de 2022

Pois é né, quer dizer que um carro de 30 anos não tem problema. Agora um carro europeu com itens de segurança de fábrica com 5 anos vai colocar a segurança em risco. Ridículo, muitos carros novos no Brasil não chega aos pés dos usados na Europa. Esses lixos nacionais com materiais de baixa qualidade e sem equipamentos que deveriam ser evitados . Até por que os preços são ridículos, talvez essa seja a grande preocupação. Por que peças podem ser importadas e inclusive com o tempo poderiam inventar loja de importação, na França carros utilizao etanol então não seria problema pelo menos na nossa gasolina. Talvez carros acidentados sejam o grande problema (realmente), mas isso é só o governo criar um sistema no qual possa acessar o histórico do carro antes de importar. Aqui na Europa conseguimos achar o histórico com fotos do carro em caso de acidente, e quando o carro chegar no Brasil passar por perícia assim como deve ser com carros de 30 anos. Então não acho que deve ter desculpa para isso pq tem soluções.

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Aurélio 4 de maio de 2022

Eu ia perder meu tempo tecendo severas críticas ao teor da matéria, mas vejo que o autor já foi refutado com o empenho necessário dos outros leitores. Insano é limitar o direito de escolha do cidadão.

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Alexandre Boff 7 de fevereiro de 2022

A matéria é tendenciosa com toda certeza.
Agora impedir alguém de importar um veículo usado, um caminhão usado, que nem de longe tem a tecnologia, beleza, robustez e durabilidade destes nossos brasileiros é no mínimo incoerente. Quem quer importar carro usado tem pleno conhecimento dos riscos, assim como todo e qualquer carro nacional usado. Agora impedir é negar ao cidadão seu direito de liberdade. Eu tenho carro importado há anos (Dodge Ram, Chrysler 300) são ótimos, não são fabricados aqui e são belos, duráveis. meu sonho é comprar um caminhão VOLVO VNL670, que jamais será vendido no Brasil, pois colocaria TODOS os nossos no lixo. O mundo está evoluindo, não podemos parar em 1991. Cada um deveria fazer o que quisesse de seu trabalho e seu dinheiro, pois pagaremos impostos, pagaremos oficinas, utilizaremos combustíveis, compraremos pneus… e aí qual é a desculpa para impedir a importação? Espero que o projeto de Lei seja aprovado e que cada um faça com seu dinheiro o que quiser.

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Carlos Alberto Oliveira 29 de março de 2022

Perfeita suas palavras.Faco delas minhas palavras.Me sinto em uma prisão,por não poder obter um veículo não fabricado no Brasil.

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Elcio Eger 15 de abril de 2022

Concordo plenamente com o Sr Alexandre Boff, tenho parentes no Paraguai e eles tem carros usados importados do Japão, são muito bons com alta segurança como os nossos muitas das vezes não são. Teríamos sim, ter que ter o direito de poder importar carros usados.

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Erick 3 de fevereiro de 2022

Fica clara a ligação do Sr Boris Feldman com os interesses da indústria automotiva nacional. Em seus comentários, apenas exemplos negativos foram levantados. Não foi comentado por exemplo a importação de carros antigos ou de colecionador. Como morador no exterior, tenho vários amigos que importam veículos do Japão para a Austrália ( não sei se o dito senhor já dirigiu por lá porém o número de bombas e quase inexistente ) como Nissans GTR, que sao quase inexistentes no Brasil . O mesmo ocorre com carros fabricados na Ásia e importados para a Europa ( onde as leis são draconianas quanto aos níveis de ruído e poluição ). O mais chocante porém é que o dito Sr usa a restrição de empregos no setor para pautar seus interesses particulares esquecendo-se que a FORD fechou suas portas a pouco tempo atrás. Um setor sem competição não produz nada de novo e a indústria nacional a tempos não se destaca por nenhum modelo . Seu artigo e dispensável e triste . Que se autorize a importação de veículos, com taxas de importação reduzidas para que quem deseje um carro que não seja 1000 e assim quem sabe a indústria nacional finalmente acorde mais uma vez .

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Marcos 25 de janeiro de 2022

realmente a reportagem é muito tendenciosa, até mesmo em um momento ele fala em comprar carros “sucatas” quando aberto a possibilidade de compra de um gol 2019 como mencionado nos comentários, mais em outro momento defende do jeito que esta, onde vc pode adquirir carros com mais de 30 anos de uso como colecionáveis, estes sim penso eu com possibilidades de panes e dificuldade de manutenção. isso com certeza resolveria as questões de abastecimento do mercado com mais itens a venda e sem duvida forcaria um reajuste nos valores onde hoje já esta quase mais viável alugar um carro ao em vez de comprar um
veja valor de uma trailblaser em uma concessionaria argentina, lembrando ZERO KM e a DIESEL

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Claudio Simões Álvares 20 de dezembro de 2021

Matéria totalmente tendenciosa que visa apenas o interesse das montadoras e revendas, caso está lei fosse aprovada ex: qualquer um cidadão poderia comprar pelo importador um GOL 2019 por uns 55 mil reais sendo o mesmo vendido aqui por 90 mil… quanto a legalização só lamento pois foi fabricado aqui no BRASIL… e aí doido e quem escreveu essa matéria contra o deputado do qual parabenizo pois eu nunca tinha ouvido falar dele.

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Sergio Andrade 23 de outubro de 2021

Quem conhece o Sr. BORIS FELDMAN, sabe se sua relação com a industria automotiva brasileira, em especial sua afinidade com as grandes montadoras que em diversas oportunidades utilizaram dos servicos do Sr. BORIS FELDMAN para promoverem suas vendas e criterios de qualidade inferiores se comparados com outros paises, não me admira o desespero da industria brasileira que se aproveita da ignorancia e ostracismo legislativo para vender carros inferiores em termos de qualidade e modelos se comparados com os mesmos modelos vendidos em outros paises, Insano eh permitirmos continuarmos nessa situacao.

Haviam muitos que diziam que a abertura promovida pelo Collor era insana e destruiria a industria automotiva brasileira, se nao fosse essa mudanca ainda estariamos dirigindo fusca e brasilia, e aposto que o Sr. BORIS FELDMAN dirige um carro novo… e aprovando essa lei duvido que nao iria importar um carro rs.

Vamos pra cima e apoiar o deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS) com seu Projeto de Lei 237/2020.

Vamos ver quem vai vencer, o Povo Brasileiro ou a Industria automotiva.

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Fernandes 12 de outubro de 2021

Insano ? Insanos e esse seu texto e sua ideia fraca , de falar essas bobagens , fora do Brasil existem países de primeiro mundo com muitos carros mais legais que aqui bem Mais barato , o brasileiro deve ter direito de comprar e ter o carro que sempre sonhou ter , e não existe aqui . Que texto ridículo e mente fechada essa sua , que o projeto seja aprovado e o brasileiro apaixonado por carros possa ter os carros que sempre quis ter.

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SERGIO ANDRADE 23 de outubro de 2021

Precisamo apoiar o Deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS) com seu Projeto de Lei 237/2020.

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Beti 31 de janeiro de 2022

Li os comentários e a matéria.
Engraçada a matéria dizer que quem vai ser responsável pelos consertos ????
Ué, temos muitas fábricas das marcas que existem nos Estados Unidos.
E os carros sucateados fabricados no Brasil rodando por aí, igual a bomba ???
Por favor, a importação de carros usados só ajudaria muitos brasileiros que nao podem pagar os preços exorbitantes dobrados pro fabricados no Brasil. Importam de tudo….máquinas, eletrodomésticos, material elétrico, de tudo da China e está a matéria preocupada em quem vai consertar ? Os carros na América roda. Até 450.000 milhas. E nem quebram ! Eu tenho um 2015 perfeito com 100 mil milhas. Nunca precisei levar a mecânicos. E lá nos Estados Unidos, em se vê oficina mecânica. São pouquíssimas. As que existem, são de brasileiros ou mexicanos ou outra etnia. Por favor……vamos importar sim, carros, lavadoras, tudo…….senão….baixem os preços que aqui os carros modernos, não tem nem a metade dos acessórios que tem os carros simples dos USA . Acorda povo brasileiro ! Modernizem as coisas. Para de ter preços super inflacionados vendendo porcarias

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Daniel 10 de outubro de 2021

Estapafúrdio é o Sr ter espaço para falar tamanha asneira e achar que nos , leitores , não sacaríamos a intencionalidade da “reportagem”. O jornalismo do Brasil está sem crédito há tempos.
Que ande o projeto, que haja uma reforma tributária e administrativa eficiente e que nos, brasileiros apaixonados por carros tenhamos condições de ter carros decentes a valores justos.

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SERGIO ANDRADE 23 de outubro de 2021

Precisamo apoiar o Deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS) com seu Projeto de Lei 237/2020.

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Raphael Coutinho 7 de outubro de 2021

Insano é carroça a 70 mil reais.
Viva a liberdade e que o brasileiro escolha e assuma o risco da compra.
Chega de poliico interesseiro defedendo corporação .
O comprador que assuma o risco de sua escolha e as montadoras locais que tomem vergonha na cara e vejam seus carros novos sendo deixados de lado por carros melhores e usados.
Parabéns ao corajoso deputado

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Elle 6 de fevereiro de 2022

Carroça a 70 mil? Hoje as carroças custam mais de 200 mil amigo, olha o Corolla Cross credo que é de qualidade superior e vendido a um preço bem menor nos Estados Unidos…

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WANDERLEY APARECIDO DE SOUZA 26 de setembro de 2021

Por que não ? O país que teve por vários anos carroças, carros usados lá fora muitas vezes são novos perto de muitos aqui!. E p que o governo taxa carro novo aqui, as vezes pode ser vantagem. Não se pode segregar o que não se tem conhecimento de causa.

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yuri 28 de setembro de 2021

Concordo, na cabeça do autor só há veículos ano 2020 trafegando.

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Laudemir Cesar Andrade 25 de setembro de 2021

Viva a ideia de importar carros usados

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Overlord 10 de outubro de 2021

Mano aprovo muito mano tem muito carro bom no uea que só custa 1mil dólares carro que no Brasil custa 40 a 50 mil usado com esse dinheiro da para compra uns 10 la no uea

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Jadson Neves Faria 25 de setembro de 2021

O senhor pelo visto não é imparcial nos seus comentários …E acho justo ajustes e restrições a poluentes e a legislação..se bem q em muitos países são mais rígidas as normas de segurança..mas tentar ridicularizar uma proposta sem no mínimo se aprontar ou discutir gera desconfiança no senhor..

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alcides 25 de setembro de 2021

Insanidade é te oferecerem um gol por 80 mil reais, insanidade é querer ter carro X fora de linha e o governo não deixa importar, insanidade é pagar os 80 mil no gol…

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Rildo 25 de setembro de 2021

Caso não preste tem a Gerdau pra fazer prego e arame. insano e quem for contra.

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Marcelo Guerra 25 de setembro de 2021

Insano por que ?
Temos os carros mais caros do planeta e verdadeiras carroças por preços de super máquina.
Paraguai permite a importação e lá tem máquinas dos sonhos por preços acessíveis, enquanto aqui, temos carros 1.0 que vem de fabrica sem nada por preço que lá fora, você compra um carro de verdade.
Aqui o monopólio das indústrias deitam e dançam como querem, obrigando a nós pobres mortais a andar de carro usado e caindo os pedaços, por que não temos condições de comprar um usado melhor ou um novo.

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MARCOS ALEXANDRE CINTRA 25 de setembro de 2021

Qual o problema de importar cada um compra o que quer pelo menos deveria ser assim,quem produz pode vender a quem quiser dentro e gora do país, e quando se ela rm sucata aqui só temos sucata e ainda que diga de passagem muito muito caro, eu particularmente ficaria feliz em puder comprar um carro ou uma moto usada de outro país

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Marcelo 25 de setembro de 2021

Claro q seria bom para todos. Para os compradores de carro q teriam produtos de qualidade e pouco rodado na maioria das vezes a preços mais adequados a nosso poder aquisitivo. Nos EUA mesmo as locadoras se desfazem de carros a valores muito baixo e nao muito rodados. Acho q faria as montadoras abaixarem os preços. E sem falar no incremento nas vendas das autopeças o q poderia gerar mais empregos.

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Paulino 25 de setembro de 2021

Nossa, quanta besteira, tudo isso so pra proteger as indústrias no Brasil que vendem carro a peso de ouro ???

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yuri 28 de setembro de 2021

Fora o emprego gerado através de importação de peças, capacitação e criação de oficinas, etc. até o pessoal do seguro vai lucrar em cima.

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Arthur 25 de setembro de 2021

Quem escreveu esta notícia se equivocou.
Morei em países que permitem a importação de carros usados e posso afirmar e reafirmar que será maravilhoso para os Brasileiros. Vamos poder comprar Mustangs , Camaros com preços justos. Vai refletir positivamente até no preço do carro novo.
Livre mercado e concorrência tendem a ser benéficos. Dizer que os carros importados usados são sucatas..kkkk…a frota de carros europeus e orientais são muito mais novos que a nossa Brasileira. As sucatas lá são os carros semi novos que compramos aqui.

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yuri 28 de setembro de 2021

Segundo o dono do artigo, devemos ficar reféms das fabricantes, entrar numa Chevrolet e só tem Onix e Tracker chineses para comprar, a que ponto chegamos.

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Joao Rodrigues Assis 10 de outubro de 2021

Kkkkkk é mesmo, ou então o Ford Territory importado da China e vendido aqui a preço de Cadillac.

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Guilherme Ornellas 25 de setembro de 2021

Nao sei não, mas a concorrência pode incentivar as montadoras a produzir carros mais baratos.

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Marcio 25 de setembro de 2021

Sucatao e os carros fabricados no brasil, com valor altissimo

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yuri 28 de setembro de 2021

Ande num duster zerokm e vai ver que o carro parece ter sido feito com restos de outros carros.

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Nilso Pivetta 25 de setembro de 2021

Eu acho q insano é quem postou isso pq não vão trabalhar. Tem q haver importação sim. Com regulamentação, não sucatas e carros habilitados dentro das regras do país

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João Magalhães 25 de setembro de 2021

Dê liberdade ao povo para decidir o que for melhor para si. Seu elitista de meia tigela.

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Rafael G Silva 25 de setembro de 2021

Quem encomendaria resto ou sucata? Geralmente, quem iria importar um carro é porque entende de carros, e quer pegar algum modelo raro ou esportivo por exemplo, que nunca teve no país. Importar um carro usado pra uso diário, acho que ninguém faria. Não vejo problema nenhum também em tal proposta.

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Luiz toloza de Souza 25 de setembro de 2021

Da pra importar sim qualquer carro dos EUA, lá tem tantos carros com Avarias pequenas e não tem mais onde colocar a Rússia a Índia compram de navios cheio…

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Rafael B. 25 de setembro de 2021

Falou bastante. Bastante bos ta. Sem segurança? Segurança são os fuscas, unos, fiorinos, chevetes, monzas, gols e por aí vai. Hipocrisia! Abs já tem desde a década de 80 lá fora, airbag também. Seria otimo para conseguir peças para carros que já foram importados, melhor que comprar usados do brasil. Obviamente alguma montadora, algum representante de peças pediu para fazer uma matéria tão ignorante, tão sem fundamento , tão se boa fé!

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Alexandre 25 de setembro de 2021

Deve ser muito ruim andar de BMW , pagando barato. Compra quem quer, nossos carros novos sao sucatas em outros paises e ainda custam caro. Os paises vizinhos possuem carros e motos que nem sonhamos em ter, tomara que aprove. O Paraguai e logo ali.

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Marcus Oliveira 27 de janeiro de 2022

Eu moro aqui na Alemanha. Rapaz, aqui vc acha BMW série 5 2008/2009 a partir d 6 mil euros. Queria levar uma para o Brasil daqui. Acho uma boa ideia…O Feldeman viajou nessa crítica

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Laércio Castro de Magalhães 25 de setembro de 2021

Olhe pelo lado bom .teríamos bastante materia reciclável mais barata .isso faria os carros nacional cair o preço.kkkkk

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Luiz Alberto Duarte Nunes 25 de setembro de 2021

Não vejo problema algum nessa iniciativa. Afinal, é um absurdo pagar-se R$ 150.000,00, ou mais, por um veículo ano 2010 que possui um pouco mais de tecnologia ou equipamentos. Os críticos dirão: mas e as peças de reposição? E a garantia? Ora, por favor!!! Peças? É só olhar no Mercado Livre, ILX ou e-bay. E a famigerada garantia? Olhem na internet e verifiquem a infinidade de reclamações a esse respeito. Que venham os usados importados!

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Rafael 25 de setembro de 2021

Já pensou eu de Mustang, ou outro carro lindo e com um motor decente, fora o acabamento, um carro do ano 2010 de lá, da de 10 a 0, no 2021 vendido novo aqui, acordem. Esse projeto tinha que passar

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Geraldo 25 de setembro de 2021

Passando aqui para ver o baixo clero apoiando esta idiotice. Não devem ter nem bike para usar. Isto mesmo Boris, ideia estapafurdia.

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João Magalhães 25 de setembro de 2021

Seu elitista de mer da. Defendendo o lucro dos corporativistas kkkk

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CafeFire 2 24 de setembro de 2021

Compraria sem mêdo , compraria um Mustang ! Já morei nós EUA , carros usados são qualidade muito superior . Tomara que aprove !

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waldiramantea@bol.com 24 de setembro de 2021

Esse Boris com certeza está levando algum das montadoras rrrrssss com certeza

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LUIZ FELIPE PAES SILVA 24 de setembro de 2021

Não concordo. Existem meios vigentes para se evitar trazer um carro recuperado de sinistro, que possa vir a trazer alguma insegurança. No mais, com carros novos a preços absurdos, acho muito valido, aliás os carros usados dos EUA, Europa são muito superiores aos nossos.

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Rodrigo Miranda Santos Sabino 24 de setembro de 2021

Não é tão estapafúrdio assim.

Qualquer carro do Paraguai, México, tem acabamento melhor que o daqui. Sem falar que é muito mais barato.

Só acho errado pagar imposto de importação, se for o caso.

Eu compraria um usado de fora sem dúvida nenhuma.

Melhor que um carro zero daqui caro e plástico pra todo lado.

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Dullio Martins 24 de setembro de 2021

Boris,
sempre gostei das suas análises é comentários, seja na mídia impressa, na TV ou Redes Sociais. Mas ultimamente, tenho notado um posicionamento ácido, incoerente e até ultrapassado. Seu conhecimento é inegável, mas falta aprofundar em certos temas. Um exemplo, é o projeto pra importação de ccarrosusados. Converse com o deputado van Hatem (NOVO-RS). Saudações!

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LUCAS LOCH MOREIRA 24 de setembro de 2021

Ele não é mais do NOVO, mas Boris está coberto de razão.

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Dullio Martins 29 de setembro de 2021

Lucas, como assim o dep. fed. Marcel van Hattem não é mais do Partido Novo? Será que ele foi expulso e esqueceram de avisar? ??
https://www.facebook.com/186189258069658/posts/4560280350660505/

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LUIZ FELIPE PAES SILVA 24 de setembro de 2021

Perfeito, foi muito superficial.

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Washington 24 de setembro de 2021

Autopapo so fala nas desvantagens porque sera ? Acho tudo tem vantagens e desvantagens e seria bom explicar ponto por ponto e nao ficar condenando .

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Anderson Soares 24 de setembro de 2021

Não vi qualquer problema com a lei. Ela permite que comprem os carros usados, mas não obriga ninguém a comprar. Se é tão ruim quanto diz, nem deveria se importar muito, pois ninguém vai importar os “cacarecos”. O medo é dar certo né? Cada um é livre pra escolher o que quiser pra si. E se for uma furada (como vários automóveis novos brasileiros que só dão dor de cabeça) que arque quem escolheu comprar. Não é necessário gente que nem você pra dizer o que devemos ou não fazer.

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Willian 24 de setembro de 2021

Em outros países sérios, a importação de usados não é problema. Temos clientes no Brasil para todas as modalidades. O que não dá pra acontecer é essa farra de preços de veículos novos e usados. Carro “popular” a 60 mil reais, enquanto isso, em outro país, vc compra BMW, Audi, Mercedes que nem se comparam. O problema não é o usado importado, é a lei e o brasileiro comprar sucata, coloca pra funcionar, burla o que puder e sai mais um otário satisfeito com o negócio.

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RICARDO COSTA MILLEI 24 de setembro de 2021

Maravilha. Tomara q passe logo. To louco p comprar um GM V8 de verdade da decada de 80 sem esses trecos chatos da eletronica. Que tenha um belo quadrijet morando no capo..com cambio manual. Tracao traseira..quer dizer um carro mesmo ne.. Esses moderninhos sao umas tranqueiras

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Joel Rodrigues Junior 24 de setembro de 2021

E precisava de uma foto com carro batido??? Brasil um país de hipócritas. A imprensa gosta de manipular as coisas. Coloca uma foto verdadeira de um carro 2019 e pronto. Tem carro usado nós EUA que dá de 1000 a zero em carro novo no Brasil . Principalmente em segurança. Tem que importar mesmo ninguém aguenta gol pelado e com preço de importado. Ou estou errado??

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RICARDO COSTA MILLEI 24 de setembro de 2021

Isso ai. Porque nao aparece a foto de uma SUV v8 gigaenorme linda? Tem toda razao. E o medo das montadoras de vender lixo 0km a preco de ouro aqui..e acabar a mamata ne

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Guimaraes 24 de setembro de 2021

Não sei , se dou minha opinião ou choro.
Mas vamos comprei um Murano 2003 nós EUA com 92000 milhas, provavelmente o carro que no futuro poderia ser importado pelo Brasileiros.
Paguei $5000 a dinheiro de R$25.000,00, só gastei mais $9000 dólares com transmissão , peças, manutenção e mecânico Aki no EUA.

Depois de 5 anos o carro não andou
Parava no meio da rua todos os dias.
Resumo da história pago $500,00 para o desmanche ou doarei ao mecânico.
Claro doei ao Mecânico

Então: carro usado
R$25.000,00 valor do carro
R$45.000,00 valor da transmissão e mecânico
Total: R$70.000,00 poderia ter comprado um carro novo no Brasil mesmo que fosse popular.
Este é um dos mais absurdo que já vi, o deputado não sabe fazer conta……

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Willian 24 de setembro de 2021

Não cabe comparação quando se fala em conversão de moedas. Um carro de 30 mil no Brasil, custa 2 a 3 mil dólares.
Ou seja, 2 salários lá fora, quanto aqui, 30…
O valor do usado precisa abaixar. Se fosse prejuízo para a indústria, países sérios não permitiriam a importação de usados.

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Josézinho 24 de setembro de 2021

Você fez uma burrada GIGANTESCA, aí agora eu não posso comprar um civic uruguaio pela metade do preço Brasileiro, pq sua burrada é argumento?!

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Rodrigo Miranda Santos Sabino 24 de setembro de 2021

Como vc teve experiência ruim, há outros que deram certo no negócio.

Não existe regra, existe é liberdade de cada um em comprar ou não.

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Christiano Nacional 23 de setembro de 2021

Está lei poderia existir para atender os PCD. Pois a nossas indústrias junto com governantes, vetaram toda e qualquer possibilidade do verdadeiro PCD comprar veículos no Brasil. Primeiro por aumentarem os valores dos veículos. Todos os bons, ficaram acima de 80 mil. E sem isenção de IPI ou de ICMS.

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Ney Verdandi 22 de setembro de 2021

Devemos pensar na preservação de empregos e receitas internas; para resolver o problema da importação de veículos usados, o fisco utilizaria a tabela FIPE atualizada com centenas de modelos como parâmetro, ao invés do preço de aquisição no exterior; aplicaria os impostos de importação, inclusive sobre o valor do frete. Enquanto tínhamos no Brasil apenas 3 fábricas de automóveis (VW, GM e Ford) , e partir de 1976 quatro com a entrada da Fiat no mercado, os preços sempre foram absurdos. Abriu-se o mercado e tudo continua na mesma; atualmente estamos com 29 marcas em nosso país; até mesmo os Xing Lings possuem preços absurdos e são totalmente inseguros. Enquanto o brasileiro pensar apenas em ostentar, as fábricas continuarão com margens de lucro acima de 25%, enquanto no exterior não passam de 6%. Se cada consumidor que pensasse em trocar de carro, postergasse por mais um ano com certeza as vendas despencariam, assim como os preços. O Brasil continua sendo um paraíso para as fabricantes de automóveis.

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FELIPE 22 de setembro de 2021

Aleluia ! Depois de ler mais de 50 opiniões só falando besteira, achei um coerente, pelo menos no seu primeiro parágrafo. Qualquer carro usado que seja importado, sofrerá a carga de impostos já habitual e será vendido por um preço no mínimo similar, senão até maior, ao de um usado nacional de mesmo porte. Como tem inocentes iludidos nesta seção.

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Salomon 24 de setembro de 2021

Tudo isso porque o problema não e o preço do carro em si, mais o nosso salário que e um dos mais baixos do mundo.

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Ettore 22 de setembro de 2021

Eu tenho uma BMW E46 320ci de 2002 com cambio manual. NÃO EXISTE no Brasil o modelo.
Um dos impedimentos de morar no Brasil, é viver com as SUCATAS ATUAIS. Meu carro de 2002 tem muito mais acessórios que teu KWID 2021 que custa 60K.
Volkswagen Gol vendido a 80 mil Reais. Isso sim é bom negócio e fortalecer a industria, né?

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Guilherme 20 de setembro de 2021

Muito Bom , ideal se der certo , vamos escolher carros de nosso gosto e outra compra um Carro novo hoje no Brasil está complicado

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ikaro88 20 de setembro de 2021

Claro, por que nossos carros nacionais são exemplo mundial de qualidade e segurança. Boris fala isso como se o brasileiro médio pensasse “Nossa como o gol ta caro, vou comprar um lada usadinho na rússia por cincão”. Ou se fosse importar um isuzu de 500k km rodados da Tailândia com o volante do lado direito (o que uma lei não permite mais nem para os colecionáveis).

Fico impressionado como alguem que se diz um entusiasta de carros, achar essa proposta de lei um absurdo. Ainda mais vindo de alguem que viveu a era de extrema qualidade e segurança da nossa incrível indústria automobilística pré anos 90.

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Polvo 20 de setembro de 2021

Com o movimento de fechamento da maioria dos fabricantes e, visto que o Brasil é um país com um mercado automobilístico enorme, porém de baixa renda, acredito que faz todo sentido liberar a compra de carros usados de outros países. O protecionismo para a nossa indústria tem que existir, mas apenas para carros novos.

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Epinha 20 de setembro de 2021

Dificil acreditar que o mesmo Boris que criticava a industria por empurrar esse monte de “SUV” no mercado, agora escreve um texto parecendo que foi patrocinado pela ANFAVEA.

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Marco Leotti 20 de setembro de 2021

Basta ter um controle sobre o veículo importado, não vejo como absurdo ou como poderia transformar o país num depósito, aliás, iria melhorar o mercado até com mais opções de peças usadas. A formação dessa página está horrível, cada vez mais as propagandas tomando conta. Lixo!

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Rodrigo 20 de setembro de 2021

Respeito o Boris mas o texto parece um manifesto lobista em defesa de uma indústria fechada e ultrapassada.

Porque não questiona no texto a lei Ferrari? Ou os carros “brasileirados” terem menos itens de fabrica que carros que não exportamos?

A indústria automobilística demite de qualquer forma, a exemplo da Ford e outras que retiram modelos do mercado e enxugam suas plantas.

Seria ótimo importar carros americanos com 5, 7 anos, mais fortes, robustos e seguros, ou mesmo um esportivo do Paraguai (que já é feito por alguns).

O texto me remete a revolta dos taxistas com a chegada do Uber, reclamar que vai gerar desemprego aos taxistas em nome de nãos ter uma evolução de atendimento, transparência e preço ao consumidor final.

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Fabio 20 de setembro de 2021

Já nem vou comprar um zero, vou esperar pra comprar um importado com maior qualidade e menor preço

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Leo 20 de setembro de 2021

Infelizmente vemos cada vez mais que este senhor se encontra fora da realidade, usando jargões para chamar atenção as suas infames matérias muitas vezes compradas pelas grandes indústrias e no mesmo âmbito vemos que já fazem 20 anos que o senhor deveria ter deixado esse ramo, pois sua “opinião” só corrabora com o pensamento atrasado que o Brasil vive. Ao ler poucos parágrafos desta matéria vaga e sem conteúdo relevante vemos que a capacidade de análise e discernimento do senhor já deixou está realidade faz tempo, então caro ex-jornalista deixa dessas picaretagens na internet e vá aproveitar oque lhe resta da vida.

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Leo 20 de setembro de 2021

E os argumentos para rebater? Ofender a pessoa em vez de discutir as ideias é golpe baixo.

O Boris tem sido polêmico mesmo e eu discordo de algumas coisas que ele publicou recentemente, mas nesse caso ele está certíssimo. As regras para importação beneficiariam apenas carros de alto valor e inviabilizariam os carros que todo mundo acha que vai chegar, que são carros de valor médio para uso diário.

Sem contar que nenhum carro importado extra-oficialmente (ou seja, sem adequação do fabricante) tem mapa de gerenciamento do motor preparado para o nosso E27/E25.

Se não tiver regra, vamos virar a lata de lixo do mundo automobilístico. É muita fantasia de liberal da faria lima, esse papo.

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Rafael 19 de setembro de 2021

Se quer comprar uma carro importado compra um Peugeot 206 e baratinho porque ninguém da valor aí vão ver o que é pepino. Não sei quem é mais burro o deputado com essa ideia ou o leitor que aprova uma loucura dessa, precisamos de indústrias para empregar e girar nossa economia, se não posso comprar um carro, compro uma moto, se ainda assim não tenho condições de comprar uma moto compro uma bike e assim por diante, vamos pensar a frente; o que esse projeto vai agregar de valor para nossa economia?

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Carlos 23 de setembro de 2021

Meu deus, eu teria VERGONHA de falar isso.

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Denis 19 de setembro de 2021

Um pais que tem fusca, kombi, chevette, opala, vemaguete, fabricados até ontem e com peças paea fazer um novo e o Boris preocupado, com Camaro, Porche, Mustang, Ferrari usada que a 10 anis atrás ja tinham tudo em segurança que ficou obrigatório em 2018 no Brasil. Boris. Ninguem vai comprar Lada usado. Muda seus conceitos. Porque você não ajuda com outras ideias do tipo baixar o imposto de importação.

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Rodolfo 19 de setembro de 2021

Boris Feldman tem razão em se preocupar com a saúde da indústria automobistica e com a poluição do meio ambiente, pois ela gera empregos para o país, porém é valida a preocupação do deputado federal Kim Kataguiri, pois assim pessoas que não tem condições de ter um carro bom europeu 0 km vai poder té-lo a custos inferiores que um igual e de mesmo ano.
Torço que cheguemos em um menor denominador comum, ou seja, uma forma de satisfazer ambas as partes.

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Rafael Fiamoncini Ferreira 19 de setembro de 2021

“insano” é a insensatez do seu protecionismo da nossa indústria falida…

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Rodolfo 19 de setembro de 2021

Isso é igual operação tapa buraco! Se deve dar é incentivo na comprar de um 0-km assim como é feito na Europa, onde o carro usado é dado na comprar de um novo e se ganha um incentivo para isso.

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Marcos Alberto 19 de setembro de 2021

Realmente terrível. Esse projeto iria tirar dinheiro do bolso do empresário e do governo,pois todos só teriam interesse em comprar esses carros importados que com certeza chegariam ao país com uma condição bem melhor que nossos usados favorecendo ao consumidor brasileiro e dessa forma forçando a diminuição de preço que o trouxa do brasileiro paga. Realmente isso deixa os empresários do ramo furiosos e ter
que pagar algus jornalistas famosos pra falar contra o projeto.

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Felipe 19 de setembro de 2021

Quanto custa uma “reportagem” dessas?

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Denis 19 de setembro de 2021

Também quero saber. O Boris tá levando uma…

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SERGIO ANDRADE 23 de outubro de 2021

Boa! podiamos fazer uma vaquinha e comprar um materia aqui tambem a favor do interesse do povo, que basta ler os comentarios 99% a favor da aprovacao do Projeto de Lei 237/2020!!!!

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Jose Soares 19 de setembro de 2021

O deputado não é insano. Deveria sim ser possível importar carro usado. Os nacionais são caros e depenados. O problema é que no Brasil alguém que não o povo, vai se beneficiar, fraudar e fazer uso irregular da lei. Já deve ter gente pronta pra começar a operar. Como fizeram com pneus usados, com tecidos usados (veio lixo hospitalar), etc. Deve ter alguém preparado para desfigurar uma ideia boa em benefício próprio.

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Ronaldo bastos 19 de setembro de 2021

você deve estar recebendo “algum ” para escreveressa matéria, ninguém é bobo

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LUCAS LOCH MOREIRA 24 de setembro de 2021

O discurso ultraliberal é que é obsoleto, não o Boris. Respeitem o velhinho. A única relação entre Van Hatten e o automobilismo é que ele é um péssimo motorista, pois MATOU um pai de família e não deu nenhuma atenção aos familiares.

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Brasileiro 19 de setembro de 2021

Este Sr se esqueceu que para comercializar veículo usado aqui temos que passar por vistoria cautelar… situação que elimina quase todas questões levantadas. O restante é protecionismo de mercado que todos sabemos aonde dá, é só liberar que o mercado aumenta e se ajusta

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Silvio 19 de setembro de 2021

A maioria dos carros usados nós USA por exemplo dá de 10×0 nós carros populares fabricados aqui no Brasil,em termos de conforto e outros itens de série.
Pois enquanto lá fora se incentiva a compra de carro com baixa taxa de imposto e uso de carros novos. Aqui os carros ditos populares são um absurdo de caros devido as taxas tão altas cobradas pelo próprio governo que são uns verdadeiro urubus.
Que está PL force o governo e os fabricantes a baixar os preços e termos mais competitividade. Precisamos ter mais opções no mercado automotivo.

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Fabiano 19 de setembro de 2021

Soa extremamente tendenciosa essa coluna. Um experiente engenheiro a serviço da indústria automobilística, escolhendo um lado, e certamente nao o lado do consumidor.

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Alan 19 de setembro de 2021

Sim, os carros usados vendidos aqui são todos maravilhosos, totalmente seguros e não poluem o meio ambiente. Os lá de fora que são inseguros e poluidores, vejam os carros produzidos nos EUA ou na UE nos últimos 5 anos por exemplo, só lixo!

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Fernando B 19 de setembro de 2021

Mas qual é, de fato, o projeto? Pela imagem que ilustra a reportagem é uma sucata, o que eu tbm seria contrário. Agora se for carro apenas usado, mas em condições de rodar, não vejo problema. Aliás, esses veículos provavelmente seriam melhores e mais seguros do que muitos novos que ainda são vendidos a nós, por exemplo Kwid e Mobi.

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José 19 de setembro de 2021

O brazil está, e sempre estará na contr mão do brasileiro
Devido aos altos salários do poder publico só pasam medidas a favor de grandes empresas. Enquanto a proibição de veiculos de passeio a diesel vigoa aqui desde a decada de 70, e importados e taxação em importados para defender a fabricação interna e defender os emtregos, a europa se regalou com os veículos a diesel e hoje, dando uma de boazinha e pro natura proibe a circulação dos tais. A ford deu o exemplo de como explorar os otarios Aproveitou os subsídios, destruiu uma fabrica nacional de jipes da qual é detentora e ainda proibiu a continuidade de fabricação por outra empresa negando-se a vede-la. Toma na cara brasil. Refem de fabricas estranhwiras que fazem o que bem entendem em território nacional. Destruir o pobre acima de tudo, prosperidade abaixo de qualquer maneira. Vamos manter o povo na linha da desgraça e comer os frutos que por acaso colherem. E vamos impor garganta abaixo do povo qualquer medida que super potências econômicas inventarem em seus caprichos. Avante brazil, não poupe ninguém, passe por cima de todos ate virarem pó.

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Otávio Augusto 19 de setembro de 2021

Fico pensando o pq defender a indústria de novos e semi-novos do país. Os valores cobrados pelos fabricantes são absurdos. Tal medida seria ótimo para o consumidor, não haveria mais reserva de mercado. Isso iria força a diminuição dos preços e a melhora na segurança e tecnologia dos veículos. Isso seria maravilhoso para o consumidor final. Torço para que tal medida realmente seja aprovada, e que possamos ter acesso a mais carros, forçando assim a diminuição dos valores. No mais, o jornalista está errado e ver tal situação como ruim, matéria é tendênciosa e parcial. Será que recebe alguma “ajuda de custo” das grandes empresas? É só uma pergunta…

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Archimedes Neto 19 de setembro de 2021

Vejo que o loby das montadoras está forte bem Sr jornalista?
Aliás o que tem de errado com carros asiáticos? Já dirigiu um Mazda?
No Paraguai tive um, sugiro reveja seus conceitos!

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Sir.Alves 19 de setembro de 2021

Nosso mercado precisa SIM desta pressão para baixar os preços de novos no nosso pais! Ou iremos PAGAR 100 Mil em Gol e HB20 daqui para frente? Isso NAO SIGNIFICA IMPORTAR LIXO nem carroças como sugere a reportagem! Nosso mercado precisa de OPÇÕES e AUMENTAR a oferta e diminuir a procura já!

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Gabriel Marcolino 19 de setembro de 2021

Fico muito triste em ver um jornalista com tantos anos de carreira escrever uma materia tão ofensiva e imparcial, ainda quando o proposta de Lei em si visa dar liberdades para pessoas comuns (principalmente que não faz parte da elite cult Brasileira) a adquirir um automovel, que tal voce citar o Chile que importa carros usados e que não é uma sucata a céu aberto? É muito obvio que vossa senhoria irá escrachar essa Lei pois parece visivelmente afetar o seu trabalho. Se voce possui condiçoes de comprar veiculos novos, mil parabens pra você, mas não queira atrapalhar outras centenas de pessoas.

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Adilson Xavier 18 de setembro de 2021

Qual o problema de importar carros usados? Na Europa não existe o Mercado Comum Europeu? Os carros de diversos entram e saem livremente, de um país para outro? Quer dizer que se eu quiser importar um carro antigo ou usado de determinados países como Estados Unidos, México e até de países mais próximos como Argentina e Uruguai, com taxas e preços mais justos, eu não posso? Guarde sua opinião para você. Sua opinião não reflete o desejo e a realidade dos brasileiros.

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Djalma gomes 18 de setembro de 2021

Boa noite, deputado não queira fazer do Brasil depósito de lixo de outros países, tem coisas mais interessante pra se discutir interessante para o país.

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Sir.Alves 19 de setembro de 2021

Importar usados, nao significa importar lixo,…significaria importar veículos excelentes ate mais seguros e modernos do que as banheiras populares nacionais a preços iguais ou menores com poucos anos de uso… O problema eh que o mercado de novos iria cair o preço rapidamente pela muita oferta de seminovos… e isso eh tudo que os grandes fabricantes e a anfavea NAO querem…. Captou amigo? Ou preferes continuar comprar um gol por 70mil?. abraço.

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Douglas 18 de setembro de 2021

Legal, mas a ideia do projeto é dar liberdade ao comprador. Peças, manutenção e etc é responsabilidade do comprador. O estado não deve se meter nisso

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Alex Neves 18 de setembro de 2021

Tem mais é que permitir a importação, trazer da Europa carros a diesel com câmbio mecânico. Essa generalização de automático. Coisa ridícula, que venham os carros europeus,de longe, melhor que estadunidense, e viva o câmbio mecânico. Abaixo carros automático.

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JUSTMAN 18 de setembro de 2021

Boris, essas leis estapafúrdias sempre são elaboradas por deputados que pertencem ao lado contrário do braço em que você usa o relógio.
Já percebeu?
Seus apoiadores também!

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Sir.Alves 19 de setembro de 2021

Um projeto de lei que melhoraria nosso mercado automotivo e baixaria CONSIDERAVELMENTE os preços dos veículos novos é ruim do seu ponto de vista? Importar usados nao significa importar lixo… A nao ser que sejas representante de uma fabricante de novos… realmente iria perder dinheiro tendo que vender mais barato pelo aumento da oferta e diminuição da procura por novos… isso também forçaria nosso portfólio interno a se modernizar ainda mais rápido, vai que o gosto do brasileiro pelos excelentes carros europeus pega de vez e deixam de compras carroças 0km pelo mesmo preço ou menos… realmente isso seria terrível… abominável! (para os grandes fabricantes).

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Alexandre Campos 18 de setembro de 2021

Concordo com os dois projetos dos dois deputados, carros importados com critérios de segurança. Vai ajudar muito o consumidor que paga o carro mais caro do mundo.

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Rodolfo 18 de setembro de 2021

Esse PL é igual operação tapa buraco… o que resolve é recapeamento! Se deve acabar com a tributação de importação de carros 0-km. Isso sim iria ajudar o povo brasileiro.

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Rodrigo 18 de setembro de 2021

Primeiramente que importar algum tipo de bem seja ele um carro, videogame, celular já é algo mais complicado do que comprar na loja, assim acredito que essa importação de carros seria algo mais restrito para pessoas que gostam de automóveis. Ahh mas o projeto permite que empresas importem, sim, mas as pessoas não são tão burras assim para não saberem os riscos de um carro que não tem manutenção especializada aqui e que nunca foi vendido. Também não entendi porque só viriam sucatas. O que impede algo como o que ocorre quando são feitas compras pela Shipito em que uma pessoa contratada por essa empresa e que mora nos EUA(exemplo) realize as compras desejadas pelo cliente, mande para o armazém da empresa no próprio eua e depois a shipito envia para o cliente no brasil.

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max 18 de setembro de 2021

pra ele é facil reclamar de ”carro velho” , tem dinheiro pra comprar novo

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Gabriel Marcolino 19 de setembro de 2021

Fato! ele não pensa nas milhares de pessoas que ganham um salario minimo e jamais terão acesso a um carro novo. Pessoas que pensam assim vivem em uma bolha.

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Paulo Roberto Capelari 18 de setembro de 2021

Matéria extremamente tendenciosa e parcial. Existe o outro lado da moeda e ela é bastante vantajosa ao consumidor brasileiro, que sempre teve que suportar a baixa qualidade dos veículos produzidos aqui, a carga excessiva tributária excessiva, etc.

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Matheus 18 de setembro de 2021

Esse jornalista não sabe de nada!!!!
Isso é medo de governantes corruptos e o cartel formado pelas montadoras de carro no Brasil, montadora, nem fabricantes são…

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Vicente Carvalho 18 de setembro de 2021

Com todo respeito ao brilhante jornalista, venho discordar de sua opinião no tocante ao assunto sobre a importação de usados. Seria muito interessante para o consumidor brasileiro ter acesso a veículos que as montadoras jamais traram ao Brasil e por preços honestos. Infelizmente compramos modelos inferiores por preços estratosféricos. Combustível por combustível, o diesel mais poluente ? Discordo, cabe uma análise de todo o processo. Forte abraço.

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THIAGO FERREIRA DA SILVA 18 de setembro de 2021

Isso tudo é medo de quebrarem o quartel de montadoras que temos atualmente no Brasil que resulta em um dos carros mais caros do mundo.

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Rodrigo 18 de setembro de 2021

Eu não acredito em cartel, mas sim em custos, o que tornam os carros caros no Brasil é o risco em se investir aqui, as montadoras não tem garantias, o mercado é extremamente volátil, com isso, elas são “obrigadas” a aumentarem os lucros em detrimento do preço final para compensar o arriscadíssimo investimento inserto aqui, o imposto que se paga ao governo não é barato também. O imposto federal de um carro nos EUA é em torno de 6 a 6,5%, já no Brasil, de 30 a 48%, soma-se ao lucro das montadoras , mais ICMS, e outros impostos, impraticável, mas como tem gente que disposta a pagar por isso, não resta muito o que fazer. A culpa não é so das montadoras, eu digo que o maior culpado é a economia brasileira que não é atrativa para capital externo. Nossa logistica é deplorável, malha viária impraticavel, nem vou comentar a ferroviária e nem a fluvial, portos não favorecem exportação, são subdimencionados. Tudo isso eleva o custo de produção e a disconfiança do investidor, sem contar os encargos trabalhistas, ou seja, o Brasil está estagnado

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Rodolfo 18 de setembro de 2021

Se não está feliz com o Brasil vai morar lá na Índia que é onde tem o que você quer… mão de obra barata e sem direitos trabalhistas…

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Rodrigo Coelho 18 de setembro de 2021

Concordo em cada palavra que você disse, mas só aproveitando o gancho, não acredito que os carros trazidos, por exemplo dos eua, vão ficar mais baratos pro consumidor final do que o mesmo modelo produzido aqui. Por exemplo um corolla, 0 km nos eua, custa em torno de $20.000, o que é aproximadamente 105.000 reais, se colocarmos aí imposto, transporte, e outras taxas fica muito próximo do preço de um corolla gli zero km no brasil. Só um adendo esse corolla de 20.000 dólares é bem mais básico do que o corolla gli.

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JUSTMAN 18 de setembro de 2021

Não seria cartel?
(-: (-: (-:

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Rodolfo 18 de setembro de 2021

No exterior tem os carros tem incentivo a serem descartados com 9 anos de uso, então deveria ser obrigatório esses carros serem reciclados no país de origem, exceto importado 0 km. Agora imagine quando for tudo carro elétrico o mar de carros que irão virar sucata após o termino da garantia e da vida útil das baterias, será quem vão reciclar mesmo ou vão mandar a bucha pra outro país. Sejamos bem vindos a era dos carros descartáveis, mas recicláveis já é outra história.

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horacio r 18 de setembro de 2021

A ideia de causar prejuizo a populaçao inteira que tem que arcar com bens mais caros para proteger a alguns poucos, industiras ineficientes, etc. e ao meu modo de ver errada. Seria muito bom poder comprar carros usados (nao sucatas) da Alemania, por exemplo. Eu ja tenho minha eleiçao. Uma Sharan Diesel!

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Felipe 5 de outubro de 2021

Claro que o projeto precisa de ajustes. Mas Se a indústria Nacional não pensa no consumidor. Pq o consumidor deveria se preocupar com a industria nacional kkkkk. Além de que no Brasil a grande maioria já compra carro usado.

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Barateiro 18 de setembro de 2021

o jornalista, com seus 50 anos de rodagem, ficou obsoleto. e brabinho.

***e quanto ao Diesel é melhor do que álcool/ etanol, com seu cartel, suas queimadas super poluentes, desmatamento para cultivo, além do trabalho semi-escravo nas fazendas não automatizadas.

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